Pneumotórax Espontâneo

Revisão Clínica: Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653). Atualizado: 08/09/24

O pneumotórax espontâneo primário ocorre na ausência de doença pulmonar subjacente; o pneumotórax secundário complica uma doença preexistente (p. ex., asma, DPOC).

Continua depois da Publicidade

O pneumotórax espontâneo primário ocorre em meninos altos e magros e em homens jovens fumantes

Início abrupto de dor torácica ipsolateral (às vezes, referida para o ombro ou braço) e dispneia

Redução do murmúrio respiratório no hemitórax afetado, que pode ser brônquico, porém distante em 100% dos casos de pneumotórax; timpanismo, taquicardia, hipotensão e desvio mediastinal para o lado contralateral, se for hipertensivo.

Radiografia de tórax diagnóstica com retração do pulmão da pleura parietal, frequentemente mais bem observada em radiografia ao fim da expiração.

DIAGNOSTICO DIFERENCIAL

. Infarto do miocárdio
. Embolia pulmonar
. Derrame pleural
. Pericardite

PNEUMOTÓRAX ESPONTANEO TRATAMENTO

. Avaliação da causa, como por exemplo, pneumonia por Pneumocystis, câncer de Pulmão, DPOC
. Descompressão imediata por toracostomia com agulha, se houver suspeita de pneumotórax hipertensivo
. Pneumotórax espontâneo de menos de 15% acompanhado por radiografias seriadas e observação no hospital; se maior que 15%, tratado por aspiração de ar através de cateter pequeno ou toracostomia com dreno
. O pneumotórax secundário (p. ex., devido a DPOC, fibrose cística) geralmente exige o uso de dreno torácico
. O risco de recorrência é elevado (até 50%) no pneumotórax espontâneo Primário
. O tratamento do pneumotórax recorrente consiste em pleurodese cirúrgica ou grampeamento das bolhas que sofreram ruptura.

Dicas
O pneumotórax durante a menstruação (pneumotórax catamenial) torna a endometriose o principal diagnóstico.

Referências
Cunnington J: Spontaneous pneumothorax. Clin Evid

Nota: Este conteúdo, desenvolvido com a colaboração de profissionais médicos licenciados e colaboradores externos, é de natureza geral e apenas para fins informativos e não constitui aconselhamento médico. Este Conteúdo não pretende substituir o aconselhamento médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Consulte sempre o seu médico ou outro profissional de saúde qualificado sobre a sua condição, procedimento ou tratamento, seja um medicamento prescrito, de venda livre, vitamina, suplemento ou alternativa à base de ervas.
Autores
Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653)

Nutricionista Clínica - CRN-6 nº 23653

A Drª Raquel Pires é Nutricionista, Health Coach e Personal Diet, com grande experiência em atendimento em consultório e Idealizadora do Projeto ESD (Emagrecimento sem Dor).

Formação Acadêmica

- Graduada pela Universidade Santa Úrsula. - Pós Graduada em Nutrição Clínica. - Pós Graduada em Prescrição de Fitoterápicos e suplementação Nutricional Clínica e Esportiva. - Pós Graduada em Nutrição Aplicada ao Emagrecimento e Estética.

Também pode encontrar a Drª Raquel no Linkedin, Facebook e Youtube

Marcação de consultas 85-99992-2120

A informação foi útil? Sim / Não

Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.

Encontrou um erro? Está faltando a informação que está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


    Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a questões sobre a sua saúde ou aconselhá-lo/a nesse sentido.
    Última atualização da página em 08/09/24