-->Poejo - Conheça os Benefícios e Propriedades do Chá de Poejo - Educar Saúde

Poejo – Conheça os Benefícios e Propriedades do Chá de Poejo

Publicado em 28/03/2010. Revisado por Drª Adriely Silva (Nutricionista - CRN-6 Nº 25902) a 15 novembro 2018

Poejo (Satureia brownei / Mentha polegium). As suas virtudes são parecidas com as da hortelã-pimenta.

É carminativo e digestivo; usa-se para dores de estômago; toma-se em forma de tisana e, mais forte, dá-se às crianças contra as lombrigas.

A infusão das folhas do poejo aumenta a secreção de sucos gástricos e ajuda a expulsar os gases intestinais; acalma a tosse. Não se deve tomar poejo durante a gravidez.

Aos hipoclorídricos, para excitar a secreção gástrica, recomenda-se que às refeições, em vez de água ou vinho, bebam uma infusão de poejo com sumo de rodelas de limão.

Laguna disse que o nome polegium vem do facto de o seu sumo matar as pulgas. Usa-se também contra taquicardia e vertigens. Em casos de paralisia devem banhar-se os pés em cozimento de poejo.

FOTO DA PLANTA

Chá de poejo

Partes do poejo usadas no chá: Talos e folhas

Indicaçções do Chá de Poejo: Expectorante, gripes, resfriados, tosse crônica, asma, diarréia, enjôo, acidez e ardor no estômago.

Como fazer: Coloque 2 colheres de sopa de erva para um litro de água, quando a água alcançar fervura, desligue. Tape e deixe a solução abafada por cerca de 10 minutos. Em seguida, é só coar e beber.

Como beber: Tomar de 2 a 3 xícaras ao dia. Ou use 5g de poejo em 100ml de água fervente por 10 minutos e Tome após as refeições.

Contra-indicações: em grandes quantidades ou em forma de óleo, o poejo pode ser toxico. Grávidas não devem consumir.

Modo de preparo: coloque, em uma panela vazia, 2 colheres (sopa) de folhas frescas de poejo. Despeje 1 litro de água fervente por cima, tape e deixe descansar por 15 minutos. Espere amornar, coe e beba 1 xícara (chá) a cada 6 horas.

Dica: Para constipações, Faça o chá de poejos e depois adoce com rebuçados de mentol.

» Conheça os Principais Benefícios da Triphala: A Mistura de 3 Frutas Maravilhosas

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Drª Adriely Silva (Nutricionista - CRN-6 Nº 25902)

Nutricionista - CRN-6 Nº 25902

A Drª Adriely da Silva Vicente é Graduada em Nutrição pela Faculdade Estácio do Rio Grande do Norte no ano de 2018. Com registro no Conselho Regional de Nutricionistas CRN-6 Nº 25902.

Atualmente trabalha com Home Care e atende em clínica particular no Brasil.

Contato para marcação de consultas: (84) 99175-5907

Também pode encontrar a Drª Adriely no Linkedin.