Pólen de Pinheiro: 30 Benefícios de Saúde Incríveis

O pólen de pinheiro (pinho), como o próprio nome indica, refere-se ao pólen produzido e extraído das árvores do gênero pinus (pinheiros), que geralmente apresenta uma cor dourada. Trata-se de um super alimento com muitos benefícios para a saúde.

Pólen De Pinheiro

O pólen comestível, maioritariamente usado como suplemento alimentar é o extraído do pinheiro escocês (Pinus sylvestris). Isto devido a alguns estudos que detetaram níveis de testosterona extremamente benéficos na substância desta espécie de pinheiro.

Embora existam mais de 170 diferentes espécies de pinheiros espalhadas pelo mundo, todos eles produzem pólen, mas não na pinha, como a maioria das pessoas presume.

Em vez disso, existem brotos de pinheiro menores que liberam esse pó amarelo, buscando polinizar os cones femininos, que geralmente ocorrem na mesma árvore.

Este pólen também pode ser colhido ou coletado em áreas não perturbadas com altas concentrações de pinheiros e, muitas vezes, este pó de cor amarelada, cobre todo o chão!

Apesar de causar reações alérgicas em algumas pessoas, o pólen de pinho contém incontáveis compostos químicos, hormônios, elementos androgênicos e antioxidantes que fornecem muitos benefícios para a saúde daqueles que regularmente o consomem.

Os extratos, as tinturas, e o pólen em forma de pó (desidratado) são as formas mais comuns encontradas.

Propriedades

Benefícios Do Pólen De Pinheiro

– Androgênico (estimula a atividade endócrina anabólica).

– Nutritivo / Tônico (trata-se de um produto adaptogênio, o que significa que não tem toxicidade sobre o uso a longo prazo).
– Afrodisíaco (mantém a libido saudável).

– Tônico pulmonar (impulsiona o sistema imunológico e embeleza a pele, ambos controlados pelo sistema e órgãos pulmonares).

– Tônico para o rim (extremamente rejuvenescente para o cérebro, cabelo, ossos e sistema endócrino, todos eles controlados pelo sistema e órgãos renais).

– Tônico para o fígado (estimula a regeneração do fígado e regula a secreção da bile, ambos controlados pelo sistema e órgãos do fígado).

– Tônico para o coração (aumenta a resistência cardiovascular, aumenta os níveis sanguíneos da enzima Superóxido Dismutase e reduz o colesterol).

–  Tônico do baço (Nutre os músculos e aumenta o metabolismo, ambos controlados pelo sistema e órgãos do baço).

Benefícios para a saúde: Para que Serve?

Pólen De Pinheiro

É bom para? Existem muitos benefícios notáveis do pólen de pinheiro para a saúde humana, incluindo os seus efeitos positivos sobre o envelhecimento prematuro, a melhora do desejo e desempenho sexual (é afrodisíaco) o crescimento muscular, a imunidade e a inflamação, entre outros, devido ao seu notório valor nutricional.

Atrasa o envelhecimento da pele

O pólen de pinheiro é conhecido por possuir alguns antioxidantes, que perseguem os radicais livres e retardam o processo de envelhecimento, prevenindo a aparência de rugas e manchas da idade (manchas senis).

Os andrógenos são promotores da juventude. O colágeno e a elastina (que compõem a matriz subjacente da pele) são estabilizados e impedidos de se degradar, reduzindo assim a causa das rugas.

Gripes e resfriados

Sistema imunológico enfraquecido? Aumento da frequência de infecções, como resfriados e gripes? Beber um copo desta variedade de pólen misturado com água, todos os dias, ajuda a prevenir alguns desses eventos.

Melhora o desempenho sexual

Com uma quantidade impressionante de aminoácidos, minerais, vitaminas, antioxidantes e hormônios, o pólen de pinheiro garante assim um bom estímulo ao desejo sexual e à libido, ao mesmo tempo que intensifica a fertilidade.

Equilibra os níveis de testosterona

Talvez seja esta a propriedade e o benefício mais importante e único do pólen de pinheiro, a sua capacidade de harmonizar e rejuvenescer poderosamente o sistema endócrino, uma habilidade rara no mundo das plantas.

O pólen do pinho é o andrógeno mais poderoso da natureza, que se traduz essencialmente numa substância que estimula a produção de testosterona.

A razão pela qual o pólen de pinho é um androgênio tão poderoso, é em grande parte porque é a única fonte natural do “hormônio maravilhoso” DHEA, precursor não apenas da testosterona, como também do estrogênio e da progesterona. 

Estes 3 hormônios são importantes tanto para homens como para mulheres (apenas em proporções diferentes). Dai ser uma mais valia este pólen ser considerado adaptógenico (restaura o equilíbrio do corpo adaptando os seus efeitos a qualquer condição presente).

Por esta razão, é seguro tanto para homens como para mulheres, salvo raras exceções.

A manutenção de um perfil hormonal equilibrado é essencial para a saúde humana em geral. Os compostos androgênicos e hormonais encontrados nesta variedade de pólen podem ser uma excelente forma de equilibrar os níveis de testosterona e estrogênio do corpo.

É também uma forma de suplementação extremamente popular entre as pessoas de meia-idade, já que nesta idade os níveis hormonais começam a mudar (baixar).

Aumenta os níveis de DHEA (desidroepiandrosterona)

DHEA é o hormônio precursor mais abundante e importante no corpo humano, o que significa que é a maior matéria-prima que o corpo usa para produzir outros hormônios vitais.

Os desequilíbrios nos níveis de DHEA levam a mudanças na produção hormonal colocando o corpo fora de equilíbrio.

Além disso, a produção de DHEA tende a diminuir à medida que começamos a envelhecer. Algumas pesquisas sugerem que muitos dos sinais de envelhecimento são simplesmente o reflexo de níveis mais baixos de produção de DHEA no corpo. Dai o produto ser amplamente considerado como a suplementação da longevidade.

A produção de DHEA ocorre nas glândulas adrenais, pelo que o estresse crônico – juntamente com uma dieta fraca – tende a afetar a sua produção de forma significativa, até mesmo em idades mais jovens.

Baixos níveis de DHEA estão associados a condições imunológicas, baixa libido, depressão, declínio cognitivo e acumulação de gordura no corpo, entre outros.

Consequentemente, os níveis ideais de DHEA estão associados a melhores estados de humor, desenvolvimento muscular, perda de gordura, aumento do desejo sexual e imunidade, bem como uma série de outros benefícios significativos que refletem de perto os efeitos positivos do superalimento.

Otimiza o crescimento muscular

Uma pesquisa associou o consumo do pólen de pinho com o aumento do crescimento muscular, principalmente devido à incrível quantidade e diversidade de aminoácidos, minerais, vitaminas e ingredientes ativos presentes neste pólen.

Diabetes

Os oligoelementos presentes no pólen são os principais elementos que oferecem efeitos positivos em pacientes diabéticos. O estudo clínico realizado descobriu que o cromo, o zinco, o manganês, o ferro e os principais elementos presentes no magnésio, cálcio, e fósforo, têm uma afinidade especial na diabetes. 

O cromo ajuda a ativar a insulina, melhora a tolerância à glicose, a secreção de cálcio e a liberação de insulina.

O zinco ajuda a manter a estrutura e a função da insulina e do magnésio envolvidos na regulação da célula pancreática, melhorando o seu metabolismo.

Melhora a Anemia

Muitos tipos de anemia podem ser corrigidos e alguns deles até mesmo prevenidos, de acordo com as causas, tais como a anemia nutritiva e a anemia ferropriva.

O pólen de pinheiro ajuda a aumentar os materiais hematogênicos, fornecendo uma substância hematogênica equilibrada, como ferro, cobre, magnésio, potássio, vitamina B, ácido fólico e regulando a absorção de ferro através do cobre.

A anemia causada devido a deficiência de nutrientes pode ser melhorada através da suplementação de nutrientes presentes nesta variedade de pólen.

É ótimo para a próstata

O suplemento beneficia a próstata, fornecendo-lhe Giberelina (hormônio vegetal que regula o crescimento e influencia vários processos no desenvolvimento), que ajuda a regular o tamanho da próstata.

Além disso, o polén de pinheiro pode ajudar a reduzir os níveis de estradiol, que se acredita causar prostatite, próstata aumentada (inflamada) e contribuir para o desenvolvimento de câncer de próstata.

Impulsiona o sistema imunológico

Os antioxidantes encontrados no pólen de pinheiro são capazes de aliviar a tensão no sistema imunitário. Eles atuam em busca de toxinas perigosas e possíveis agentes patogênicos, neutralizando-os antes que estes possam causar danos ou consumir energia do seu sistema.

Capacidade anti-inflamatória

O pólen de pinheiro (pinho) é também apreciado pelos seus efeitos anti-inflamatórios, e pode ser aplicado de forma tópica ou consumido internamente. O produto ajuda ainda no alivio de qualquer tipo de dor de estômago, dores de cabeça e até artrite e dores crônicas.

Efeitos secundários / Contra Indicações

Existem alguns efeitos colaterais que devem ser considerados antes de adicionar este remédio tradicional à sua alimentação diária, especialmente as reações alérgicas.

Embora, a árvore do pinheiro não seja propensa a desencadear alergias, as suas nozes, folhas, pólen e casca, podem causar alergias em algumas pessoas.

Como mencionado anteriormente, comece usando uma pequena quantidade de pólen de pinheiro e observe cuidadosamente à reação do corpo antes de aumentar a ingestão do produto. Como qualquer remédio, a moderação é essencial.

Embora o pólen de pinheiro seja seguro e benéfico para a maioria das mulheres, devido às suas fortes propriedades androgênicas, ele pode influenciar o sexo de um feto para o sexo masculino se for ingerido em quantidades significativas durante a gravidez.

Como tal, é aconselhável consultar um médico naturopático experiente, parteira ou herbalista, se estiver planejando engravidar.

Não se trata de um produto venenoso ou que cause qualquer tipo de toxicidade. Devendo ser evitado apenas por pessoas alérgicas ao pólen …

Onde comprar

Olén De Pinheiro Em Pó

O produto pode ser encontrado em várias formas e preços e a oferta de lojas é bem extensa. Destacamos algumas para 2 países: » Portugal » Brasil

Qual é a dose diária recomendada

Existem alguns aspetos a serem considerados ao determinar dose diária ideal a consumir:

1: Esta dosagem varia para homens e mulheres.

Uma vez que o polén de pinheiro contém fito-testosterona natural e outros hormônios androgênicos, a dosagem ideal varia para cada sexo.

É verdade que tanto os homens e como as mulheres necessitam de testosterona para viver, regenerar células e tecido muscular; no entanto, os homens exigem quantidades muito maiores desses hormônios que as mulheres.

Nos homens, o suplemento pode ser consumido diariamente, enquanto que no caso das mulheres, recomenda-se o consumo apenas três a quatro dias por semana.

2: A dosagem diária depende dos objetivos de cada um.

Para as pessoas que apenas procuram beneficiar do imenso poder deste suplemento como superalimento, uma colher de chá de pó de polén orgânico ou duas a três cápsulas por dia, é mais que suficiente para adicionar uma “tonelada” de nutrientes à sua dieta.

Para aqueles que procuram aumentar os níveis de testosterona, melhorar o desempenho esportivo, ou melhorar o desejo sexual e a libido, a dosagem terá de ser muito maior.

Muitas vezes referida como “mega dosagem”, e não destinada a todos, varia de 1 colher (aproximadamente 3 gramas) a 10 gramas (cerca de 3 colheres de sopa).

Quando/ Como tomar / Consumir: Neste caso, o ideal será dividir a ingestão das 3 colheres de sopa ao longo do dia: uma colher ao acordar, uma antes do treino (uma vez que é um excelente suplemento pré-treino) e uma antes de dormir.

Pólen De Pinheiro Em Cápsulas

3: A dose diária recomendada depende da forma usada.

Cápsulas, extrato em pó, ou tintura? As cápsulas são de longe a forma mais fácil de consumir o pólen.

Os extratos na forma de pó também são fáceis de ingerir, mas requerem a mistura com água, chá, café, suco ou um smoothie para consumo.

O importante a perceber é que alguns dos seus efeitos androgênicos podem ser perdidos ao consumir cápsulas ou pós. Isto devido às enzimas digestivas e aos ácidos presentes no estômago.

No entanto, para complementar a sua alimentação, essas são, de longe, as melhores escolhas, e também as mais econômicas (as cápsulas e o pó são a forma mais barata, pois exigem menos processamento).

Além disso, e apesar de serem destruídas durante a digestão pequenas quantidade de hormônios presentes no produto, são as opções (cápsulas e pó) que ainda assim fornecem uma dose benéfica bem sólida de fito-andrógenos.

Quando o objetivo é aumentar a testosterona, melhorar o sexo ou a libido, usar o pólen de pinheiro em forma de tintura é a melhor opção.

Este efeito diferente ocorre porque os fito-hormônios androgênicos são suspensos em álcool, mantidos sob a língua e absorvidos diretamente na corrente sanguínea.

Tintura De Pólen De Pinheiro Em Extrato

Diretrizes básicas de dosagem:

Cápsulas: 2 a 3 por dia (Homens); 1 por dia ou 2 por dia (mulheres)

Extrato em Pó: 1 a 2 colheres de chá por dia (homens); 1 colher de chá por dia ou por dia (Mulheres)

Tintura: 2 a 4 gotas debaixo da língua diariamente (Homens); 1 a 2 gotas debaixo da língua todos os dias.

Nota: As recomendações indicadas acima são conservadoras (moderadas). Para quem procura aproveitar os benefícios máximos antienvelhecimento ou simplesmente otimizar a sua nutrição, o ideal será variar as doses e ajustá-las com base em como se sente.

Consulte o médico antes de iniciar qualquer regime de suplementação para determinar se o produto está adequado às suas necessidades.

É importante referir também que o pólen de pinheiro não é destinado a pessoas menores de 18 anos.

Composição Nutricional

1 colher de chá (5ml) tem apenas 3 calorias.

Por 100 gramas:

Valor Energético 323 Kcal
1351 Kj
Calorias da Gordura 60.3 Kcal
%DDR*
Proteína 13.5 g 27 %
Hidratos de carbono 31.5 g 11 %
Açucares 8.3 g
Fibra 41.3 g 165 %
Lípidos 6.7 g 10 %
Saturados 1.8 g
Sódio 28 mg 1 %

Aminoácidos

Mais de 20 tipos aminoácidos foram identificados no produto. Esta variedade de pólen contém todos os 9 aminoácidos essenciais, que são: histidina, isoleucina, leucina, lisina, metionina, fenilalanina, treonina, triptofano e valina.

Além disso, existem seis aminoácidos condicionalmente essenciais (aqueles que o corpo tem alguma dificuldade em sintetizar) e, portanto, podem tornar-se essenciais, incluindo a arginina, cisteína, glutamina, glicina, prolina e tirosina.

O perfil de aminoácidos presente no pólen de pinheiro é superior ao encontrado nos pólenes de abelha e em muitos outros alimentos, incluindo ovos e carne bovina.

A tabela a seguir lista os níveis dos 19 principais aminoácidos encontrados em 65 gramas de pólen de pinho.

Conteúdo de Aminoácidos

Aminoácido Conteúdo (mg / 65g) Aminoácido Conteúdo (mg / 65g)
Alanina 366.6 Lisina 521.3
Arginina 648.7 Metionina 109.2
Ácido aspártico 713.7 Fenilalanina 371.8
Cistina 72.8 Proline 572
Ácido glutâmico 1026.35 Serine 339.3
Glicina 453.7 Threonine 319.8
Histidina 122.85 Triptofano 96.85
Isoleucina 350.35 Tirosina 237.25
Leucina 549.9 Valine 419.9

Vitaminas

A maioria das vitaminas não pode ser sintetizada pelo corpo, sendo assim essenciais, assim como alguns aminoácidos.

No entanto, ao contrário dos aminoácidos que o corpo não armazena, muitas vitaminas são armazenadas no corpo.

As vitaminas ajudam a orquestar a sinfonia do corpo humano e, quando em níveis deficientes, o corpo começa a desligar algumas funções, dependendo da vitamina em falta.

Por exemplo, é bem sabido que a falta de vitamina D resulta em raquitismo, a falta de vitamina B12 resulta em anemia perniciosa e a falta de vitamina C resulta em escorbuto.

As vitaminas não são componentes de tecido no corpo nem fornecem energia. Em vez disso, elas tornam possível ao corpo produzir e manter os tecidos, permitindo ao organismo metabolizar compostos que produzem energia (como glicose ou gordura).

São mais de 15 os tipos diferentes de vitaminas identificados nesta variedade de pólen.

Cada vitamina é natural e é facilmente digerível. Ao contrário dos produtos isolados e sintetizados / sintéticos, as vitaminas encontradas neste super alimento são presentes no seu estado natural e existem ao lado das suas co-vitaminas e suas co-enzimas, ambas necessárias.

A tabela a seguir lista 10 das vitaminas presentes em 65 gramas do suplemento, os seus níveis, e uma visão geral muito breve do papel de cada uma dessas vitamina no organismo.

Conteúdo e análise das vitaminas

Vitamina e / 65gm Papel destacado da vitamina no corpo
Betacaroteno 16.9 Um precursor da vitamina A, como tal, auxilia na visão; saúde da córnea, células epiteliais, células mucosas / membranas, pele; crescimento dos ossos e dentes; regulação da expressão gênica; reprodução; imunidade. O betacaroteno é um antioxidante. *
Ácido fólico 607.1 Componente de uma coenzima necessária para a nova síntese celular. *
Vitamin A 28.08 Visão; saúde da córnea, células epiteliais, células mucosas / membranas, pele; crescimento dos ossos e dentes; regulação da expressão gênica; reprodução; imunidade.*
Vitamina B1 / Tiamina 3945.5 Parte do complexo B, ajuda a construir açúcares e aminoácidos no corpo. Promove a síntese dos neurotransmissores acetilcolina (necessária para a sinalização adequada de neurônio / célula cerebral e GABA (que promove o relaxamento). *
Vitamina B2 / Riboflavina 315.9 Essencial para a síntese de flavina mononucleotídica (FMN) e flavina adenina dinucleótida (FAD), dois cofatores responsáveis ​​por muitas funções no corpo, incluindo o metabolismo / produção de energia e a conversão de vitaminas em seus estados ativos. *
Vitamina B5 / Ácido pantotênico 9249.5 Essencial para a síntese de coenzima A (CoA), necessária para o metabolismo energético adequado através do ciclo do ácido cítrico e para a síntese de muitos compostos, incluindo ácidos graxos, colesterol e acetilcolina. *
Vitamina B6 / Tiamina 845 Componente de uma co-enzima necessária para o metabolismo energético. Suporta o apetite normal e a função do sistema nervoso. *
Vitamina C 36530 Síntese de colágeno (fortalece as paredes vasculares, formação de tecido cicatricial, formação de matriz óssea); antioxidante (também auxilia na absorção de ferro), restaura a vitamina E de volta à forma ativa, a síntese hormonal, apoiando a função das células imunes. *
Vitamina D3 14.82 Mineralização dos ossos. A vitamina D aumenta os níveis sanguíneos de cálcio e fósforo através da absorção no trato digestivo e retirando o cálcio dos ossos e estimulando a retenção de cálcio no rim. *
Vitamin E 2106 Antioxidante, estabilização das membranas celulares, suporte à função imune, proteção de ácidos graxos poliinsaturados, desenvolvimento nervoso normal. *

Minerais

As técnicas agrícolas modernas drenam a camada superficial de minerais importantes, o que se traduz diretamente em menores níveis de minerais nos alimentos.

Esta situação é verdade tanto na agricultura convencional quanto na agricultura orgânica, e os gráficos que comparam a composição mineral dos vegetais comuns ao longo dos últimos 60 anos mostram bem isso.

A tabela a seguir fornece uma lista de 12 dos minerais mais importantes (mas não todos os minerais) identificados no pólen de pinheiro ( em 65 gramas), bem como o papel de cada mineral no nosso organismo.

Conteúdo mineral presente no pólen de pinho e no papel fisiológico selecionado

Macroelementos: Mineral Mg / 65gm Papel Fisiológico
Cálcio 52.39 Principais minerais de ossos e dentes, interesses particulares para mulheres grávidas e crianças em desenvolvimento. *
Magnésio 71.7 Principais minerais de ossos e dentes, interesses particulares para mulheres grávidas e crianças em desenvolvimento. Um co-fator para as enzimas. *
Fósforo 141.9 O principal mineral de ossos e cérebro, a espinha dorsal do DNA e das membranas celulares, ajuda a equilibrar os ácidos no corpo e auxilia no metabolismo de açúcares, gorduras e proteínas. *
Potássio 83.4 Ajuda a regular o tecido muscular esquelético e cardíaco. *
Silício 130.7 Auxilia a formação de osso, cartilagem, tecido conjuntivo e pele. *
Sódio 6.8 Mais importante ainda, equilibra fluidos no corpo e desempenha um papel essencial na transmissão do nervo (potencial de ação). *
Microelementos

 

 

 

 

 

Cobre 0.26 Promove a saúde cardiovascular, tem propriedades anticancerígenas, pode promover a resistência à radiação, importante é a saúde reprodutiva nos homens (particularmente nas erecções). *
Ferro 15.73 Essencial para transporte e armazenamento de oxigênio. *
Manganês 5.7 Metabolismo, absorção de proteínas, promoção de reparo ósseo. *
Molibdênio <0.01 Promove o crescimento saudável, a função cardíaca e pode ajudar a prevenir certos tipos de câncer. *
Selénio 0.002 Documentado para promover a prevenção do câncer. *
Zinco 2.15 Um co-elemento para mais de 200 enzimas diferentes, importante para a absorção e utilização adequadas de alimentos, promove a saúde do esperma, promove a saúde do sistema imunológico, pode ter propriedades anti-câncer e anti envelhecimento. *

 Flavonóides

Os flavonóides “ainda” são considerados da mesma classe de nutrientes que as vitaminas e os minerais.

No entanto, muitos nutricionistas acreditam que, em um futuro não muito distante, os flavonóides serão considerados essenciais para a saúde humana, assim como a vitamina C ou a proteína.

Os flavonóides são encontrados principalmente nas frutas e nos vegetais; O principal “sinal evidente” de que os flavonóides estão presentes em determinado alimento são a sua cor brilhante.

Estes nutrientes demonstram ter uma série de benefícios na saúde humana, incluindo propriedades antivirais, promovendo ações anti-inflamatórias, antioxidantes, ajudando até o corpo a combater tumores.

O conteúdo de flavonóides presentes neste tipo de pólen varia de acordo com a espécie de árvores que o pólen é colhido, a data da colheita, localização geográfica. Variando até mesmo de árvore para árvore.

Em 65 gramas de pólen de pinheiro estão presentes entre 19 a 292,5 miligramas de flavonóides.

23 Razões para Comprar e Usar este Superalimento

Melhora dramaticamente a vitalidade e resistência.

Aumenta a energia, ao contrário de qualquer outro alimento ou suplemento.

Melhora o tônus ​​muscular.

Aumenta os níveis de testosterona nos homens.

Aumenta a fertilidade masculina ao aumenta a contagem de esperma.

Combate e reverte os efeitos da Andropausa (menopausa masculina).

Elimina a disfunção sexual devido aos baixos níveis de andrógeno.

Equilibra a relação estrogênio-testosterona tanto em mulheres como em homens.

Para que sofre de problemas articulares, o uso do produto alivia dores nas articulações e na parte inferior das costas).

Diurético e adstringente.

Reduz a inflamação no corpo. 

Pode reduzir a inflamação na próstata.

Ajuda a emagrecer (o super alimento é conhecido por acelerar o metabolismo, o que ajuda a eliminar o excesso de gordura a uma taxa mais rápida do que sem o seu uso).

Trata infecções do trato urinário.

Previne doenças da próstata.

Promove a atividade das células do fígado, ajudando na desintoxicação e reabilitação do orção.

Acelera a atividade das células do fígado e regula a secreção da bile.

Melhora a função metabólica da pele e nutre o cabelo desde a raiz.

Regula o metabolismo.

Ajuda a controlar e promover a perda de peso.

Abre o Apetite.

Melhora a saúde em geral, promovendo grandemente a função imunológica.

Desintoxicação celular diária.

Queima a névoa do cérebro e aumenta a capacidade de atenção e a função do cérebro.

Melhora a elasticidade da pele (anti envelhecimento).

Trata a acne.

Nutre o cérebro.

Dissolve e remove as manchas da idade na pele e no corpo.

Protege o sistema cardiovascular melhorando o coração, o sangue e os vasos sanguíneos. (Rutina, um dos componentes presentes, aumenta a força dos vasos capilares e ajuda a proteger o sistema cardiovascular).

É digestível a 99%, muito mais digerível do que o pólen de abelha.

Conheça também os benefícios maravilhosos do Extrato de Própolis.