-->Policitemia - Educar Saúde

Policitemia

Publicado em 05/08/2014. Revisado por Drª Gizele Cunha (Pediatra, Alergologista e Pneumologista Infantil - CRM/SP: 116541) a 16 dezembro 2018

A policitemia, também conhecida comoeritrocitose é uma patologia em que o paciente tem um número de células vermelhas no sangue muito elevado, o que faz com que o seu sangue seja mais viscoso e que dessa forma circule mais lentamente. O principal risco associado à policitemia é a possibilidade de formação de coágulos sanguíneos.

Fatores de risco que influenciam o aparecimento da Policitemia

Este é um problema que está associado aos bebês recém-nascidos e as suas causas podem ser variadas, nomeadamente:

  • Após o parto o cordão umbilical tem de ser pinçado. Se este procedimento for muito demorado, o bebé pode receber sangue em excesso da placenta e assim ficar com um número de células vermelhas muito elevado, o que leva à Policitemia;
  • Se a mãe for hipertensa;
  • Se a mãe for diabética;
  • Se a mãe residir em zonas de altitude elevada;
  • Se a mãe tiver fumado durante a gravidez;

Sintomas da Policitemia

O quadro sintomático da policitemia pode incluir:

  • A pele da criança pode ter um tom avermelhado, ou um matiz azulada;
  • A criança pode revelar lentidão e comer pouco;
  • Respiração rápida e ritmo cardíaco acelerado.

Como tratar a Policitemia

O tratamento para a policitemia em recém-nascidos passa por fazer uma transfusão de sangue especial, que retira uma parte do sangue do bebé e repõe o mesmo volume de sangue retirado por sangue novo, com a contagem de plasma indicado.

A este procedimento médico chama-se exsanguineotransfusão.

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Drª Gizele Cunha (Pediatra, Alergologista e Pneumologista Infantil - CRM/SP: 116541)

Pediatra, Alergologista e Pneumologista Infantil - CRM/SP: 116541

A Dra Gizele Ferreira Cunha é Graduada em Medicina pela Universidade de Ribeirão Preto - SP - 2004. Além disso possui:

- Especialização em Alergia e Imunologia Infantil pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HCRP - FMRP - USP) – 2009.

- Especialização em Pneumologia Infantil pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HCRP - FMRP - USP) – 2007.

- Especialização em Pediatria pela Universidade de Ribeirão Preto - 2006 .

Endereço: Avenida Senador César Vergueiro, 571 - Ribeirão Preto - SP - Email: cviver@bol.com.br - Telefone: (16) 33291337

Também pode encontrar a Drª Gizele no Linkedin e Facebook