POLUIÇÃO AMBIENTAL – TOMAR ANTIOXIDANTES

Atualizado e Revisado por Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653) a 07/08/2019

VIVO EM UMA CIDADE GRANDE , E TENHO OUVIDO FALAR MUITO SOBRE A POLUIÇÃO AMBIENTAL .TENHO TAMBÉM OUVIDO FALAR MUITO ACERCA DA NECESSIDADE DE TOMAR ANTIOXIDANTES

Podem-me dizer o que são os antioxidantes e se de facto eu necessito de os tomar ?

Sim é claro que necessita de tomar antioxidantes . Deixe-me dizer-lhe que quem vive em grandes cidades , respira muito ar poluido . Todos os anos são descarregados para a atmosfera 200 milhões de toneladas de poluentes perigosos .

Cada vez que respiramos,o nosso organismo e os pulmões são estão sugeitos a uma grande quantidade de agentes poluentes e nenhuma parte do corpo é imune a eles.Os antioxidantes betacaroteno , as vitaminas C , E e o Selénio são nutrientes capazes de proteger outras substancias da oxidação . Por outras palavras , os radicais livres ( oxidações descontroladas que danificam as células ) que se formam quando inalamos poluentes , são controlados pelos antioxidantes .

O Betacaroteno afinal protege-nos de quê ?
O Betacaroteno protege as mucosas da boca,nariz,garganta e pulmões .Ele tambem ajuda a proteger a vitamina C da oxidação ,o que permite a esta vitamina exercer melhor a sua acção .

O QUE COMBATE A vitamina C ?
Esta vitamina combate as infecções bacterianas e reduz os efeitos das substancias causadoras de alergias .Protege tambem da oxidação as Vitaminas A ,E e algumas do complexo B .

A vitamina E protege as vitaminas B e C da oxidação . Tem a capacidade de se poder misturar com o oxigénio ,evitandoque este forme peróxidos tóxicos . Actua como um antipoluente para os pulmões .Demonstrou ser um elemento importante na rotecção – juntamente com outros antioxidantes – , contra a doença cardíaca isquémica .

O Selénio e a vitamina E devem estar presentes em conjunto para corrigir as deficiencias um do outro .Os niveis de selénio e de Vitamina E existentes no sangue de pessoas de diversas cidades evidenciaram uma relação directa com a mortalidade por cancro de selénio no sangue ,menor a taxa de mortalidade — e vice-versa .

O Picnogenol é um potente antioxidante recentemente descoberto cuja eficácia como destruidor dos radicais livres é bastante superior á das vitaminas E e C .Contribui para minimizar os danos causados por aquelassubstancias nocivas, que podem dar origem adoenças omo o cancro,doenças cardiacas,artrite e envelhecimento precoce, entre outras.

A informação foi útil? Sim / Não

Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.