-->Pomada para Assaduras   - Educar Saúde

Pomada para Assaduras  

Publicado em 26/07/2014. Revisado por Drª Gizele Cunha (Pediatra, Alergologista e Pneumologista Infantil - CRM/SP: 116541) a 16 dezembro 2018

Nos primeiros meses da vida do bebê, as assaduras são uma constante, provocando grande desconforto na criança.

As assaduras surgem especialmente com a desidratação, diarreia ou fezes mais moles e frequentes, ou contacto prolongado com fezes e urina, mas também, aquando da utilização de antibióticos, entre outros.

Nestes casos é importante usar pomada para assadura, que irá ajudar a tratar a assadura e a aliviar o desconforto. Saiba mais sobre como usar a pomada para assadura, uma lista de pomadas mais vendidas, e ainda, alguns cuidados sobre como prevenir o seu aparecimento.

Abaixo você tem um índice com todos os pontos que discutiremos neste Guia

Pomada para assadura – como utilizar

A pomada para assadura apenas deve ser utilizada quando ela aparece na zona da fralda.

Ou seja, esta pomada não deve ser usada como prevenção, mas apenas quando a assadura existe. Se o bebê tem uma assadura, a aplicação destas pomadas é simples: basta colocar uma quantidade equivalente a um grão de ervilha no seu dedo, e de seguida, passar na região afetada.

Isto irá formar uma camada branca sobre a área avermelhada. Enquanto o bebê estiver com assadura, e sempre que mudar de fralda, deve voltar a aplicar a pomada, limpando a aplicada anteriormente.

Lista de pomadas para assadura

Existem diversas soluções no mercado para assadura de bebês. Confira de seguida uma lista de pomadas para assaduras mais utilizadas.

– Dermodex;

– Hipoderme;

– Hipoglós;

– Bepantol (mais apropriada para assaduras mais fortes);

– Calêndula babycreme (Weleda);

– Nistatina + Óxido de zinco (laboratório Medley);

– Desitin, Malmex e A+D Zinc Oxide Creados (pomadas para assadura importadas dos EUA)

Como prevenir assaduras

Tendo em conta os fatores responsáveis pelo aparecimento de assaduras, a melhor forma de as prevenir é evitar ao máximo que elas ocorram. As duas causas mais frequentes é o contato prolongado com urina e fezes na fralda.

Assim, o ideal é logo que o bebê defecar e urinar, a fralda seja imediatamente mudada. Existem também pomada para assaduras, específicas para a sua prevenção, que devem ser usadas diariamente sempre que se troca de fralda.

Entre as várias pomadas preventivas para assaduras destacamos os seguintes: o Creme Preventivo para Assadura da Turma da Mônica, o Creme Preventivo de Assaduras da Turma da Xuxinha e o Creme para Assadura Vitaminada da Mustela.

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Drª Gizele Cunha (Pediatra, Alergologista e Pneumologista Infantil - CRM/SP: 116541)

Pediatra, Alergologista e Pneumologista Infantil - CRM/SP: 116541

A Dra Gizele Ferreira Cunha é Graduada em Medicina pela Universidade de Ribeirão Preto - SP - 2004. Além disso possui:

- Especialização em Alergia e Imunologia Infantil pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HCRP - FMRP - USP) – 2009.

- Especialização em Pneumologia Infantil pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HCRP - FMRP - USP) – 2007.

- Especialização em Pediatria pela Universidade de Ribeirão Preto - 2006 .

Endereço: Avenida Senador César Vergueiro, 571 - Ribeirão Preto - SP - Email: cviver@bol.com.br - Telefone: (16) 33291337

Também pode encontrar a Drª Gizele no Linkedin e Facebook