Ponta Delgada

Revisado por Equipe Editorial a 13 janeiro 2018

Das várias maravilhas naturais existentes no concelho de Ponta Delgada, não deixe de conhecer as nascentes de água, as crateras de vulcões e as lagoas, com destaque para a Lagoa das Sete Cidades e para as Piscinas Naturais de Mosteiros.

De facto, na Ilha de São Miguel, repleta de atracções, torna-se difícil enumerá-las, como todo o resto dos Açores: desde a sua fauna diversa e flora exuberante, passando pelas casas típicas e os moinhos de origem flamenga, até aos produtos regionais, como os ananases de São Miguel, o vinho de cheiro e o licor de ananás e de maracujá.

Foto da Lagoa das Sete Cidades – (Lagoa Verde e lagoa Azul)

O artesanato de Ponta Delgada é conhecido pela originalidade dos seus materiais: dentes e ossos de baleia, escamas de peixe, pedra basáltica, folhas de milho e miolo de figueira. Relativamente à gastronomia, destaque para as caldeiradas de peixe, o arroz de lapas, os torresmos de molho de fígado, o caldo azedo, a massa sovada e os bolos lêvedos. Se for passear para fora do concelho, não deixe de provar os famosos cozidos das Furnas, confeccionados aproveitando o calor da terra, no concelho da Povoação.

Completando a oferta turística da ilha, existem empresas que organizam e promovem os mais variados desportos e/ou ocupação de tempos livres: golfe, vela, windsurf, canoagem, paintball, rapell, escalada, mergulho, passeios a cavalo, pesca desportiva e ainda observação de golfinhos e outros cetáceos.

A Não Perder:

Mercado do Peixe
Lagoa de Santiago
Marina de Pêro de Teive

Outras Sugestões:

Onde ir

– Farol da Ferraria
– Forte de São Brás
– Igreja de Todos os Santos
– Palácio de Sant’Ana
– Portas da Cidade de Ponta Delgada

Onde Comer

– Resrtaurante A Colmeia
– Restaurante Alcides

Onde Dormir

– Estalagem Senhora da Rosa
– Hotel Marina Atlântico
– Hotel Royal Garden

O que Fazer

– Lagoa Azul / Lagoa das Sete Cidades
– Lagoa do Canário
– Lagoas Empadadas
– Lagoa Verde / Lagoa das Sete Cidades
– Piscinas Naturais de Mosteiros
– Poços de São Vicente Ferreira
– Ponta da Ferraria