-->Porque a Unha Encrava - Educar Saúde

Porque a Unha Encrava

Publicado em 29/10/2014. Revisado por Reinaldo Rodrigues (Enfermeiro - Coren nº 491692) a 14 dezembro 2018

As unhas encravadas são um problema bastante desagradável e doloroso, e que surge muitas vezes devido a maus hábitos do dia-a-dia.

unha encravada

Uma unha encrava quando a lâmina ungueal cresce de uma forma inadequada debaixo da pele, ou quando a pele que rodeia a unha cresce muito depressa, acabando por envolver parte da unha.

Mesmo que inicialmente não sinta qualquer sintoma, ao fim de algum tempo essa zona ficará inflamada e haverá lugar à produção de pus, o que causa dor, e se nada for feito, pode resultar na deformação da raiz.

É importante por isso saber a razão que origina o encravamento da unha, para que dessa forma possa prevenir o aparecimento da unha encravada.

Porque a unha encrava?

As unhas podem encravar por diversas razões. Desde cortes de unhas com os cantos curtos ou em curva, em vez de cortes em linha reta, até à utilização frequente de sapatos inadequados ou com um tamanho pequeno, as razões podem ser várias.

Nestes casos, a solução é simples: basta cortar as unhas de forma correta, impedindo que a pele cresça sobre a unha, e usar um calçado apropriado aos seus pés.

Há ainda pessoas que têm uma propensão maior para a ocorrência de unhas encravadas, sendo por isso necessário nestes casos cuidados regulares e ajuda médica para prevenir e tratar o problema.

 

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Reinaldo Rodrigues (Enfermeiro - Coren nº 491692)

Enfermeiro - Coren nº 491692

O Reinaldo Rodrigues formou-se em agosto de 2016, pela Universidade Padre Anchieta, em Jundiai. Fez curso de especialização em APH (Atendimento Pré-Hospitalar), pela escola 22Brasil Treinamentos, em Barueri, curso de 200 horas práticas, com foco em acidentes de trânsito.

Trabalha como Cuidador de Idosos há 5 anos, e possui experiência em aspiração de vias aéreas, banho de aspersão, curativos, tratamento e prevenção de Lesão por Pressão, gerenciamento de Equipe de cuidadores com elaboração de escalas. Treinamento e acompanhamento de cuidadores nas casas dos pacientes.

Também pode encontrar o Reinaldo no Linkedin.