Portalegre

Revisado por Equipe Editorial a 13 janeiro 2018

Portalegre é uma das cidades portuguesas com mais casas apalaçadas do século XVI, quase todas ocupadas por serviços oficiais. A zona mais velha da cidade situa-se numa encosta a crescer para o castelo, mas da praça do Rossio volta a subir, através de uma alameda, para a parte moderna.

Percursos para a descoberta da cidade

Retenha, entre outros edifícios, a Casa-Museu José Régio, o edifício de Caixa Geral dos Depósitos (desenho de Pardal Monteiro) e o Café Alentejano, bom exemplar de arquitectura modernista. A Sé é o mais grandioso monumento da cidade, com apreciáveis retábulos maneiristas, e aí encontra também, no edifício que foi do Episcopado, o Museu Municipal com relevantes peças de arte sacra. Na Rua Guilherme Gomes Fernandes, a famosa Fábrica de Tapeçarias.

Em Portalegre está às portas do Parque Natural de São Mamede. Não perca a subida ao Pico de São Mamede (1025 m), ponto mais alto do Alentejo, as gravuras rupestres de Esperança e a típica aldeia de Alegrete, com o seu bem conservado castelo.

Apesar de ter nascido e morrido em Vila do Conde, José Régio fez em Portalegre a sua vida. Daí não ser difícil encontrar nesta região referências ao escritor, como é a Casa Museu José Régio. A habitação onde morou o poeta, enquanto leccionou durante mais de trinta anos, é hoje um museu onde estão colecções suas, assim como objectos pessoais.

Foto Panorâmica da cidade de Portalegre vista da Capela do Calvário.

Ali perto pode-se desfrutar do Parque Natural da Serra de São Mamede. Para além dos seus miradouros, com vistas deslumbrantes, o local convida a passeios pedestres inesquecíveis. É nesta serra que se encontra a maior colónia de morcegos da Europa. Outros miradouros locais proporcionam vistas magníficas como os de Santa Luzia e da Senhora da Penha.

Foto – Sé Catedral de Portalegre.

Na capital do Alto Alentejo, as tapeçarias são os produtos artesanais mais conhecidos, existindo até um Museu de Tapeçarias de Portalegre. Para saber mais sobre o concelho existe o Centro Interpretativo, dentro do Castelo, e o Museu Municipal.

Foto – Capela do Calvário.

A gastronomia de Portalegre dá a provar os típicos sabores alentejanos. Nas ementas dos restaurantes locais é fácil encontrar-se a sopa de tomate, as migas de pão e o ensopado de borrego.

No centro da cidade de Portalegre, descobrem-se as muralhas, as casas solarengas e edifícios religiosos. A Porta do Alegrete é uma das principais entradas da antiga muralha medieval e os vestígios do antigo convento de Santa Clara são dos monumentos mais conhecidos, a par do Castelo, da Sé e do Mosteiro São Bernardo. Na Praça da República vive-se a agitação citadina, por acolher algum comércio tradicional. Já desde o século XIX acolhia o mercado da cidade e era ponto importante de trocas comerciais.

Foto – Museu da Cortiça de Portalegre.

Para descansar, o Jardim da Alameda da Liberdade é uma boa opção. Tem pequenos lagos e esplanadas com sombra de altas árvores, incluindo a de um plátano gigante, com mais de 20 metros de altura, situado em pleno Rossio.

Fotografia do Escritor José Régio.

A Não Perder:

Castelo de Portalegre
Parque Natural da Serra de São Mamede
Sé de Portalegre

Outras Sugestões:

Onde ir

– Castelo de Alegrete
– Convento das Trinas de Mocambo
– Convento do Beato António
– Mosteiro de São Bernardo
– Muralhas e Torres de Portalegre
– Palácio Amarelo
– Porta da Devesa
– Santuário de Nossa Senhora da Penha

O Que Ver

– Casa Museu José Régio
– Museu da Tapeçaria de Portalegre Guy Fino
– Museu Municipal de Portalegre

Onde Comer

– Restaurante Escondidinho
– Restaurante O Abrigo
– Restaurante O Tarro

Alojamento em Portalegre – Hoteis, Residenciais e Pousadas Onde Dormir

– Solar das Avencas
– Convento Da Provença
– Hotel El Rei Dom Manuel
– Hotel Castelo de Vide
– Monte dos Apóstolos
– Sol E Serra Golfe Hotel
– Quinta Do Vaqueirinho
– Quinta Do Marvão
– A Flor Da Rosa
– Varanda Do Alentejo
– Pousada de Marvão – Santa Maria
– Pousada do Crato – Flor da Rosa
– Casa De Assumar
– Casa D. Dinis
– Boutique Hotel O Poejo
– Monte De São Sebastião Do Vale Do Alcaide
– Casa Amarela Turismo De Habitação
– Pousada de Juventude de Portalegre

O que Fazer

– Conhecer a Serra de São Mamede