-->Pós-operatório da abdominoplastia - Educar Saúde

Pós-operatório da abdominoplastia

Publicado em 15/12/2014. Revisado por Reinaldo Rodrigues (Enfermeiro - Coren nº 491692) a 14 dezembro 2018

A abdominoplastia é um procedimento cirúrgico no qual se retira gordura localizada e excesso de pele, promovendo assim a recuperação da firmeza e elasticidade dos músculos do abdômen.

fotos da abdominoplastia 6

Esta cirurgia plástica é assim indicada para quem quer ficar com uma barriga mais tonificada e lisa. Sendo um procedimento cirúrgico, existe um período pós-operatório no qual terá de ter alguns cuidados de modo a que a recuperação se faça o mais depressa possível e de uma forma tranquila. Confira de seguida em que consiste o pós-operatório da abdominoplastia.

Pós-operatório da abdominoplastia

Nos primeiros dias após a realização da abdominoplastia é necessário muito repouso, sendo altamente recomendando que o paciente siga os seguintes cuidados: não fazer esforços, ter uma alimentação saudável, com ingestão de muita água, e ainda, a utilização de uma cinta modeladora durante o dia e a noite.

fotos da abdominoplastia 5

A cinta modeladora terá como função pressionar a zona abdominal, de modo a facilitar os movimentos e conferir maior conforto no dia-a-dia, mas também, para prevenir o acúmulo do seroma. A cinta deve assim ser utilizada logo desde o dia da cirurgia, aproximadamente durante 45 dias. Ela deve ser usada durante todo o dia, incluindo à noite, sendo apenas retirada para tomar banho e para a limpeza da cicatriz.

Durante o pós-operatório da abdominoplastia é natural sentir dores, podendo por isso recorrer a medicamentos analgésicos como o Paracetamol. Já se surgirem situações como saída de líquido, febre, inchaço geral ou dores intensas que não passem com a toma de um analgésico, deverá consultar logo o seu médico pois poderá ser algo mais grave e necessitar de intervenção imediata.

fotos da abdominoplastia 4

Nesta fase, é também normal ter alguma dificuldade em ir ao banheiro. Como tal, pode tomar suplementos ricos em fibras, que ajudarão a regularizar o seu trânsito intestinal. Desde que não sinta dores ou incômodo, pode ir retomando as suas atividades do dia-a-dia.

Durante os primeiros meses após a realização da operação, pode ser necessário complementar com tratamentos estéticos como a lipocavitação. Por vezes, a abdominoplastia pode não ser suficiente para alcançar o efeito desejado, sendo por isso necessário recorrer a outros métodos para aperfeiçoar os resultados iniciais.

fotos da abdominoplastia 3

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Reinaldo Rodrigues (Enfermeiro - Coren nº 491692)

Enfermeiro - Coren nº 491692

O Reinaldo Rodrigues formou-se em agosto de 2016, pela Universidade Padre Anchieta, em Jundiai. Fez curso de especialização em APH (Atendimento Pré-Hospitalar), pela escola 22Brasil Treinamentos, em Barueri, curso de 200 horas práticas, com foco em acidentes de trânsito.

Trabalha como Cuidador de Idosos há 5 anos, e possui experiência em aspiração de vias aéreas, banho de aspersão, curativos, tratamento e prevenção de Lesão por Pressão, gerenciamento de Equipe de cuidadores com elaboração de escalas. Treinamento e acompanhamento de cuidadores nas casas dos pacientes.

Também pode encontrar o Reinaldo no Linkedin.