-->Posição correta para a Amamentação - Educar Saúde

Posição correta para a Amamentação

Publicado em 28/09/2014. Revisado por Drª Gizele Cunha (Pediatra, Alergologista e Pneumologista Infantil - CRM/SP: 116541) a 16 dezembro 2018

Uma posição correta para a amamentação é algo bastante importante para que todo o processo de amamentação possa ser feito de forma correcta, e possa trazer benefícios tanto para o bebê como para a própria mãe.

Ainda mais, além de trazer benefícios, uma amamentação numa posição correcta elimina ainda a possibilidade da ocorrência de alguns problemas que estão directamente ligados com uma amamentação numa posição errada.

Para que a amamentação tenha sucesso, a mãe deverá encontrar-se numa posição correcta e o bebê deverá também abocanhar a mama de uma forma adequada, para evitar a já referida possibilidade de alguns problemas surgirem.

É importante que o bebê consiga abrir bem a sua boca para depois abocanhar a mama da mãe. Durante a amamentação, o bebê deverá pegar na parte mais inferior da auréola da mama da mãe e não tanto a parte superior.

As bochechas do bebê deverão ainda encontrar-se cheias e o seu queixo encostado à mama da mãe. É importante que o bebê não engula ar durante a amamentação, pois isso poderá provocar cólicas e refluxo gástrico.

Caso o bebê tenha a sua boca mais fechada do que aquilo que deveria, deverá procurar reposicioná-lo no sentido de continuar a amamentação de forma adequada.

Posições para amamentar

Para evitar alguns dos referidos problemas e conseguir dar ao seu bebê uma amamentação adequada, seguem-se algumas posições que deverá considerar adoptar que são positivas tanto para o bebê como para a própria mãe:

  • A mãe deverá encontrar-se sentada e o bebê deverá estar deitado em posição horizontal, sendo agarrado pelos braços da mãe;
  • A mãe deverá encontrar-se sentada e o bebê igualmente colocado sentado, com as pernas abertas numa das pernas da mãe;
  • A mãe deverá estar sentada e o bebê deverá ser colocado por baixo do seu braço;
  • A mãe deverá estar deitada em posição lateral, e o bebê deitado igualmente em posição lateral mas de frente para a mãe;
  • A mãe deverá estar de pé e segurar o bebê pelas suas pernas.

O bebê deverá mamar durante cerca de 20 minutos a cada amamentação, embora isso dependa do bebê e do seu ritmo de amamentação.

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Drª Gizele Cunha (Pediatra, Alergologista e Pneumologista Infantil - CRM/SP: 116541)

Pediatra, Alergologista e Pneumologista Infantil - CRM/SP: 116541

A Dra Gizele Ferreira Cunha é Graduada em Medicina pela Universidade de Ribeirão Preto - SP - 2004. Além disso possui:

- Especialização em Alergia e Imunologia Infantil pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HCRP - FMRP - USP) – 2009.

- Especialização em Pneumologia Infantil pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HCRP - FMRP - USP) – 2007.

- Especialização em Pediatria pela Universidade de Ribeirão Preto - 2006 .

Endereço: Avenida Senador César Vergueiro, 571 - Ribeirão Preto - SP - Email: cviver@bol.com.br - Telefone: (16) 33291337

Também pode encontrar a Drª Gizele no Linkedin e Facebook