POUSADA D. JOÃO IV – VILA VIÇOSA

Revisado por Equipe Editorial a 13 janeiro 2018

VILA VIÇOSA – POUSADA D. JOÃO IV

Vila Viçosa, a aristocrática vila alentejana que atraíu o interesse dos Duques de Bragança para ali fundarem a sede do seu paço, é em si mesma o espelho da vida e da natureza alentejanas.

A Pousada D. João IV, inaugurada em Maio de 1997, veio ocupar e valorizar sobremaneira um edifício histórico, o Real Convento das Chagas de Cristo, cuja construção fôra empreendida por D. Jaime, IV Duque de Bragança, nos idos de 1514. Integrado no conjunto do terreiro do Paço de Vila Viçosa, este complexo monumental incluí a Igreja, que hoje só abre as portas ao público para a celebração da Missa dominical (12.00 H), o Convento propriamente dito, o Claustro, de notável equilíbrio arquitectónico, e os jardins.

A transformação do convento em pousada, projecto dos arquitectos João de Almeida e Pedro Ferreira Pinto, resultou feliz na medida em que conseguiu criar espaços modernos tanto para as numerosas salas e serviços como para os 36 quartos de que dispõe esta unidade hoteleira, sem prejuízo da traça e do espírito de antanho. O projecto foi complementado com êxito pelo acerto da decoração, que esteve a cargo do gabinete Argamassa, da decoradora Pilar Schadea. Todos os elementos de decoração ajudaram a recriar um ambiente a um tempo de esplendor e de suavidade, de majestade e de conforto.

Acrescente-se a este ambiente a autêntica “festa culinária” oferecida em permanência pela Pousada e para a qual contribui de forma decisiva o Chefe António Almeida, conhecedor e cultor da riquíssima cozinha alentejana, autêntica “arte na mistura de velhos sabores”. Esta vocação prolonga-se na iniciativa do Bar Típico “Sabores da Terra”, um espaço criado na antiga cozinha do Convento, e que permite encontrar petiscos tradicionais em doses comedidas, saborear, picar uma especialidade, beber um copo dos inigualáveis néctares alentejanos, proporcionando momentos agradáveis de descontracção e de convívio.

A Pousada D. João IV está preparada para receber grupos de trabalho nas suas diversas salas, com um máximo de participação de 60 pessoas, dispondo de todo o equipamento audio-visual inerente a este tipo de reuniões. A pousada dispõe ainda duma piscina exterior e dum pequeno ginásio bem equipado. Esmeralda Costa, uma experiente profissional de hotelaria e actual directora desta unidade, considera um privilégio ter a seu cargo uma pousada, pelas oportunidades impares que estas oferecem para contactos pessoais. Pensa que a D. João IV, com lotações permanentemente esgotadas aos fins-de-semana e com ocupações médias da ordem dos 50 % nos dias laborais, vai no bom caminho dum crescimento saudável.

Acessos: Pela IP7, auto-estrada Lisboa/Elvas, saída para Borba | Nº de Quartos: 39 | Localização: Está situada junto ao Paço Ducal de Vila Viçosa. Nº Suites: 5 | E-mail: patricia.sousa@pousadas.pt | Endereço: Convento das Chagas – Terreiro do Paço – 7160-251 Vila Viçosa