Praia do Forte

Revisado por Equipe Editorial a 13 janeiro 2018

Praia do Forte. Foi aqui, a pouco mais de 70 quilómetros de Salvador da Bahia, que José Mourinho descansou após ter conquistado o título de campeão europeu de clubes e de ter assinado o contrato milionário com o Chelsea. Na tranquilidade do Praia do Forte Eco-Resort, uma ilha de sossego, luxo e discrição a dois passos do principal centro de desova de tartarugas do Brasil, o projecto Tamar. Um resort tornado acessível pelos pacotes turísticos dos operadores nacionais, que baixaram substancialmente os preços.

O “resort” é, definitivamente, um dos melhores hotéis da Bahia. Apetrechado com tudo, situado numa praia lindíssima, com hectares e hectares de relvados, coqueiros, sombra e empregados atentos e corteses. Cercado por uma reserva ambiental, o “resort” planeia passeios ecológicos para avistamento de baleias e desova de tartarugas e tem um spa que usa o ambiente marinho nos tratamentos. Para além de uma bela cozinha, de sabor baiano, temperada e generosa.

Mas o grande trunfo do “Eco resort” é mesmo a proximidade do projecto Tamar. Criado em 1980 para estudar e proteger as tartarugas marinhas, o projecto fez um excelente trabalho de educação ambiental das populações. Ali, ao lado dos tanques de tartarugas e tubarões, nasceu um vilarejo tranquilo, arrumado, limpo. Com bons restaurantes, casas de massagens terapêuticas e medicinais, esplanadas com vista para o mar, lojinhas e boa música. Ingredientes ideais para umas férias sossegadas. E Salvador ali tão perto.

Praia do Forte Eco-Resort, Avenida do Farol (ecoresort.com.br)

Fotos da Praia do Forte:

A praça principal com a igreja e a praia.

Projeto Tamar.

Preparação de Farinha de Mandioca no centro de Praia do Forte.