Prednisolona oftálmica

Revisado por Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653) a 19 novembro 2018

O colírio de prednisolona consiste num anti-inflamatório esteróide que favorece o combate aos mais diversos tipos de inflamações, sendo, por isso, um produto de grande utilidade para o tratamento de um elevado número de problemas de saúde.

Também é conhecido como Pred mild e Pred fort, e pode ser facilmente encontrado em qualquer farmácia. A prednisolona é, também, um dos principais componentes do colírio polipred.

Indicações

Diversas são as inflamações que poderá tratar através da utilização deste produto, entre elas a inflamação córnea, inflamação conjuntiva bulbar e inflamação palpebral.

Efeitos colaterais

Sugere-se alguns cuidados na utilização destes produtos, na medida em que diversos são os efeitos colaterais que lhe podem estar associados, entre eles o ardor, coceira (Leia: Coceira Vaginal e Coceira na Virilha), inchaço na pálpebra, atraso da cicatrização da córnea e vermelhidão nos olhos. Estes são os principais efeitos colaterais, mas por vezes, outros poderão também ser observados.

Contra-indicações

Existem alguns grupos de risco que não deverão nunca submeter-se à utilização de prednisolona, como é o caso de pessoas com gravidez de risco C, herpes, doenças fúngicas do olho, hipersensibilidade a qualquer componente da formula, tuberculose, varicela, e diversas outras doenças causadas por vírus, e que possam atacar a córne e conjuntiva.

Modo de uso

Para a utilização deste produto, deverá sempre seguir as seguintes indicações: Adultos e crianças, de 1 a 2 gotas, 2 a 4 vezes ao dia.