-->Preservativo - Educar Saúde

Preservativo

Publicado em 09/03/2011. Revisado por Equipe Editorial a 13 janeiro 2018

O preservativo também conhecido como camisinha, etc… é um metodo contraceptivo utilizado pelos homens quando têm relações sexuais. Os preservativos podem ajudar a evitar infecções de transmissão sexual (herpes, SIDA, etc…) mas são principalmente usados para evitar que a mulher engravide.

É um objecto oco em forma de tubo, geralmente de látex (borracha) fino, fechado na extremidade superior. Destina-se a cobrir a totalidade do pénis em erecção não deixando o sémen sair e impedindo o contacto directo entre os genitais de ambos os parceiros sexuais.

O que deve e não deve fazer

Utilize um preservativo novo, dentro da validade, sempre que tiver relações sexuais. Não desenrole o preservativo antes de o colocar no pênis em erecção. Os preservativos de látex são melhores que os preservativos de pele de cordeiro para evitar infecções. Compre preservativos que tenham um químico espermicida chamado nonoxynol-9 (veja na embalagem).

Publicidade

Este químico pode ajudar a evitar infecções e é espermicida evitando portanto a gravidez (além do próprio efeito de barreira do látex). Pode comprar preservativos nas farmácias, ou nas máquinas de venda livre que existem espalhadas pelas localidades e solicitá-los nas clínicas de planeamento familiar (Centros de Saúde e Hospitais). Traga sempre um preservativo consigo, especialmente se não tem parceiro sexual estável. Atenção alguns cremes lubrificantes (à base de gordura) podem furar o preservativo, informe-se com o seu médico. O preservativo se bem utilizado é um eficaz e seguro método de contracepção e o único que também o protege de doenças de transmissão sexual.

Preservativo Feminino

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Equipe Editorial

Todos os artigos desenvolvidos pela nossa equipe editorial baseiam-se em evidências científicas, sendo todos eles revisados por médicos da sua especialidade, esforçando-nos sempre para ser objetivos e apresentar os dois lados do argumento. Pode consultar a nossa equipe de especialistas Aqui

A nossa equipe concentra-se assim em garantir que o conteúdo, os produtos e os serviços fornecidos pela plataforma mantenham os mais elevados padrões de integridade médica, ajudando a garantir que todas as informações que o usuário recebe, sejam precisas, e baseadas em evidências, atuais e confiáveis.

Para além disso, todo o conteúdo é revisado e atualizado continuamente para garantir a sua precisão.

O processo de atualizações é simples.

Sabemos que os padrões de tratamento para algumas condições, como o câncer e a diabetes (por exemplo) mudam e estão em constante evolução, de modo que, existem conteúdos que devem ser revisados com maior frequência, de forma a garantirmos que a informação existente e recém-publicada reflita sempre as informações mais precisas e atuais. Saiba mais sobre nós Aqui

Se encontrou alguma imprecisão ou erro nos nossos conteúdos, informe-nos através da nossa página de Contato.

Publicidade