Prestações Compensatórias

Atualizado e Revisado por Equipe Editorial a 09/08/2019

O que são então as prestações compensatórias perguntam vocês. Estas prestações são uma compensação ao subsídio de doença, e podem ser pedidas na segurança social por aqueles que não recebam subsídio de natal ou ferias devido ao facto de nesse tempo terem recebido subsídio de doença. Para serem pedidas estas prestações devem fazer-se algumas coisas. Deve ser apresentado um requerimento junto da segurança social no prazo de seis meses a partir do dia um de Janeiro do ano a seguir aquele em que o subsidio de ferias ou natal é devido; a segurança social deverá assinar e comprovar o requerimento; levar o requerimento a assinar e comprovar não tem qualquer custo para a pessoa que está com o subsídio em atraso.

Ou seja o beneficiário; deve explicitar a forma como quer que o pagamento seja efectuado e caso seja por multibanco deve deixar o seu NIB. A prestação que é paga equivale a 60% do valor do subsídio de férias ou de natal que a pessoa teria recebido caso não tivesse ficado incapacitado e não tivesse recebido o subsídio de doença.

Para saber mais sobre o subsídio de doença e as prestações compensatórias deste basta aceder ao site http://www.portaldocidadao.pt, onde explicam tudo o que deverá saber, e o que deverá saber para ter o que lhe compete.

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
     

Prestações Compensatórias