-->Proteínas - Educar Saúde

Proteínas

Publicado em 10/02/2011. Revisado por Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653) a 8 dezembro 2018

O que são proteínas?

As proteínas são uma das três classes de alimentos chamados macronutrientes ( os outros dois são as gorduras e os hidratos de carbono) e são compostas por aminoácidos (as quais nós chamamos os blocos integrantes da proteína). O seu corpo decompõe os alimentos consumidos e transforma-os em aminoácidos. Depois reestrutura estes aminoácidos em estruturas como músculos e ossos e outras proteínas que circulam pelo nosso corpo como enzimas e hormonas.

Porque necessitamos de proteínas?

As proteínas são a matéria prima para a formação dos músculos, órgãos, cabelo, neurotransmissores, enzimas e tudo o resto que o seu corpo necessita para trabalhar bem. As proteínas têm também um papel importante na perda e manutenção de peso.

Quando comparadas com os Hidratos de Carbono as Proteínas:
– Têm um impacto menor nos níveis de insulina (que leva à armazenagem de gordura)
– Têm um grande impacto no Glucagón (que leva à perda de gordura)
– Acelera a taxa metabólica (taxa que mede a velocidade que você queima calorias)
– E, cria uma maior sensação de saciedade depois de comer.

 

Qual é a quantidade de proteína que necessito?

Convencionalmente estabeleceu-se que o nosso corpo deve consumir por dia um mínimo de 1,5 gr de proteína por kg do nosso corpo. No entanto, a necessidade de proteína varia com inúmeros factores como idade, o stress, género e composição do corpo (quanta gordura tem versus músculo). Por exemplo os atletas necessitam claramente mais proteínas que pessoas que não são atletas. Também as pessoas que estão a tentar perder peso terão mais sucesso se têm um consumo maior de proteínas. A melhor resposta é que o consumo de proteínas varia. Uma boa medida é que estejam entre 25 e 30 por cento do seu consumo diário de calorias.

Como posso adicionar proteína à minha dieta?

Poderá obter proteínas de diversas fontes: aves, peixe, carne, ovos, no leite. Estas são as melhores escolhas para obter proteínas. Em algumas listas (mas não em todas), a soja também é uma boa opção.

Publicidade

Publicidade

Outro exemplo: Os produtos da dieta atkins usam uma grande diversidade de fontes de proteínas: soro de leite, soja e caseinate (proteína do leite).

As proteínas são como uma central eléctrica produzindo energia para o seu corpo, criando e reparando músculos e ossos enquanto melhoram o seu metabolismo.

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653)

Nutricionista Clínica - CRN-6 nº 23653

A Drª Raquel Pires é Nutricionista, Health Coach e Personal Diet, com grande experiência em atendimento em consultório e Idealizadora do Projeto ESD (Emagrecimento sem Dor).

Formação Acadêmica

- Graduada pela Universidade Santa Úrsula. - Pós Graduada em Nutrição Clínica. - Pós Graduada em Prescrição de Fitoterápicos e suplementação Nutricional Clínica e Esportiva. - Pós Graduada em Nutrição Aplicada ao Emagrecimento e Estética.

Também pode encontrar a Drª Raquel no Linkedin, Facebook e Youtube

Marcação de consultas 88-99685-0858

Publicidade