Protetor de pele

Revisado por Dr Pedro Secchin (Dermatologista CRM-SP 195965) a 16 dezembro 2018

A pele é o maior órgão do corpo humano, tendo como função servir de barreira natural e proteger o restante organismo das ameaças do meio ambiente. Além disso, tem ainda um papel regulador da temperatura do corpo, servindo também como local de excreção de substâncias tóxicas.

Publicidade

protetor de pele

É por isso fundamental preservar a saúde da pele, para que ela continue a realizar devidamente a sua função, mas também, para a manter bonita, uniforme e brilhante. De seguida pode conferir os vários tipos de protetor de pele que pode utilizar para garantir a saúde e beleza da sua pele.

Tipos de protetor de pele

Existem diversos tipos de protetor de pele, cada qual adequado a situações específicas. Apesar de existirem inúmeros produtos no mercado, é importante acima de tudo que o protetor de pelem utilizado seja apropriado para o seu problema. Confira de seguida os vários tipos de protetor de pele.

Filtros solares

Este tipo de protetor de pele é utilizado para defender a pele dos raios ultravioleta do sol, que podem causar alterações na estrutura da pele, provocando câncer. Este protetor solar irá criar uma barreira, impedindo que a luz ultravioleta atinja a pele, devendo ser usado durante todo o ano, independentemente de ser verão ou inverno, ou estar um dia de sol ou nublado.

Publicidade

Pomadas e óleos

As pomadas e óleos são produtos que têm como função ajudar a proteger peles feridas ou irritadas. Ao formar uma barreira oleosa em cima da pele, vai impedir a perda de humidade na pele, preservando-a. Dessa forma, a pele mantém-se hidratada, fundamental para ajudar a tratar as feridas e irritações da pele.

Há ainda outros produtos, mais adequados e específicos para feridas como úlceras de pele, que são especialmente indicados para as feridas que se formam pela imobilidade da pessoa, normais em pessoas acamadas de forma prolongada. Estes produtos, à base de hidrocolóide sintético, irão tratar as feridas em carne viva e prevenir a formação destas úlceras.

 

Publicidade