Recentemente foi criado um novo protocolo que tem como objectivo aumentar o sucesso da cirurgia de implante dentário, através da redução das dores e do tempo de recuperação.
Estas novas medidas foram introduzidas na sequência de pesquisas conduzidas pela Universidade Federal de São Paulo, que através de uma série de testes conseguiu desenvolver novas técnicas que ajudarão a tornar todo este procedimento muito mais fácil de ser realizado.
Estes novos procedimentos, não só aumentarão as taxas de sucesso destas cirurgias, como também contribuirão para torná-las menos invasivas, o que resultará num processo muito menos desconfortável para o paciente.
Segundo o principal responsável por este estudo, o cirurgião-dentista Giovanni de Almeida prado, a compatibilidade entre o posicionamento dos implantes dentários e a posição ideal das coroas representa um dos principais problemas enfrentados pelos protesistas, o que por vezes proporciona resultados desfavoráveis para o paciente, quer a nível mecânico, quer a nível estético.
Felizmente, com os estudos recentemente conduzidos será agora possível contornar esse problema, conferindo assim um nível de conforto muito superior ao paciente.
Como método de resolução destes problemas, é agora adoptada a obtenção de imagens através de tomografias computorizadas, que são posteriormente utilizadas no planejamento protético da inserção dos implantes, onde o especialista terá a oportunidade de visualizar imagens da futura prótese.
Através da associação entre os dados da tomografia e as tecnologias de projecto assistido por computador é agora possível proceder à realização da simulação da cirurgia em ambiente tridimensional, o que contribuirá para preparar da melhor forma o especialista para o momento da cirurgia.
As imagens do projecto protético e do tecido ósseo são disponibilizadas num único software que processará todos os dados e transferirá o planeamento cirúrgico para o campo operatório por meio de guias cirúrgicas.
Estas guias são feitas com tecnologia de prototipagem rápida, o que faz com que a produção de modelos físicos seja produzida a partir de modelos virtuais.
Dessa forma, as guias permitem que a perfuração seja realizada na melhor posição previamente estudada, evitando assim a necessidade de se efectuar uma cirurgia de retalho das gengivas, que normalmente é utilizada para permitir a visualização do tecido ósseo.
Através desta técnica muito menos invasiva, é possível reduzir drasticamente o tempo total da cirurgia, tornando-a assim num procedimento muito mais rápido, e também menos doloroso após a sua finalização.
Da mesma forma, dada a ausência de retalho na gengiva, o tempo de recuperação será muito menor.
Esta técnica também permite que os implantes e as próteses sejam colocadas no mesmo dia, evitando assim a necessidade de submeter o paciente a diversas sessões.
Para este estudo foram instaladas 12 próteses imediatas definitivas em 12 pacientes, com uma idade média de 60 anos, sendo que a taxa de sucesso para este estudo rondou os 98% para implantes e 91% para as próteses, o que representa percentuais extremamente promissores, que com o tempo poderão ainda vir a ser bastante melhorados.
Dentista, Cirurgiã Dentista - CRO MG nº 45914
A Drª Raquel Borges Camelo Surette é formada em odontologia pelo centro universitário Newton Paiva em 2015. Finalizando a especialização em cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial pela universidade federal de Minas Gerais em dez 2018 hospital metropolitano Odilon Berehns.
Frequentou o estágio não remunerado no hospital da baleia com equipe dr belini freire Maia de 2014 a 2016 em cirurgia Ortognatica.
Frequentou o Estágio não remunerado no hospital de pronto socorro João XXIII de 2014 a 2016 em cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial equipe dr Bernardo greco.
Efetiva no Institute for Advanced dental Studies clínica dr. Marcelo camelo desde 2015.
Possuí o registro no conselho Federal de Odontologia nº CRO/MG/45914
Contatos: Tel. 31 33359300 - 31 995059300
Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.
Encontrou um erro? Está faltando a informação que está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.