-->Qual é prevalência de fumadores na União Europeia? - Educar Saúde

Qual é prevalência de fumadores na União Europeia?

Publicado em 11/06/2010. Revisado por Reinaldo Rodrigues (Enfermeiro - Coren nº 491692) a 12 dezembro 2018

Qual é prevalência de fumadores na União Europeia?
Nos últimos Eurobarómetros, podemos analisar os dados dos vários países relativos à prevalência, e também a opinião dos europeus face ao tabaco. Dados obtidos a partir do Eurobarómetro publicado em 2008, revelam que 3 em cada 10 cidadãos europeus com mais de 15 anos fumam, 26% diariamente e 5% ocasionalmente.

Fumam diariamente mais homens (32%) do que mulheres (21%), e uma proporção semelhante de homens e mulheres só fuma ocasionalmente. O país com a percentagem mais elevada de fumadores é a Grécia (42%), seguindo-se a Bulgária (39%), Letónia (37%), Roménia, Hungria, Lituânia, República Checa e Eslováquia (36%). Os países com a percentagem mais baixa de fumadores são a Suécia (18%) e a Finlândia (17%). Portugal é apresentado com uma prevalência de 22% de fumadores regulares e 4% de fumadores ocasionais.

50% dos europeus nunca fumaram e 22% pararam de fumar. Tinham deixado de fumar 26% de homens, em comparação com 19% mulheres.

Entre os indivíduos com mais de 55 anos verificou-se existirem 30% de ex-fumadores, em comparação com o grupo etário dos 15-24 anos, onde existiam apenas 8%.

A maioria (82%) não procurou ajuda de profissionais de saúde na última tentativa para parar de fumar. Os fumadores do sexo feminino e os grupos etários dos 40 aos 54 anos e com mais de 55 anos tendem mais a procurar ajuda, do que os fumadores do sexo masculino e de grupos etários mais jovens.

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Reinaldo Rodrigues (Enfermeiro - Coren nº 491692)

Enfermeiro - Coren nº 491692

O Reinaldo Rodrigues formou-se em agosto de 2016, pela Universidade Padre Anchieta, em Jundiai. Fez curso de especialização em APH (Atendimento Pré-Hospitalar), pela escola 22Brasil Treinamentos, em Barueri, curso de 200 horas práticas, com foco em acidentes de trânsito.

Trabalha como Cuidador de Idosos há 5 anos, e possui experiência em aspiração de vias aéreas, banho de aspersão, curativos, tratamento e prevenção de Lesão por Pressão, gerenciamento de Equipe de cuidadores com elaboração de escalas. Treinamento e acompanhamento de cuidadores nas casas dos pacientes.

Também pode encontrar o Reinaldo no Linkedin.