Quando Começar a Alimentação do Bebê

Publicado em 28/08/2014. Revisado por Drª Gizele Cunha (Pediatra, Alergologista e Pneumologista Infantil - CRM/SP: 116541) a 16 dezembro 2018

Quando começar a alimentação do bebê? Esta é uma questão que muitos pais fazem.

Publicidade

Esta questão, além de poder geralmente levantar algumas duvidas, é uma questão que é bastante importante para o correcto desenvolvimento futuro da criança.

Por exemplo, quando os bebês começam a ingerir comidas sólidas demasiado cedo do que aquilo que deviam poderá acontecer que surjam alguns distúrbios ao nível alimentar. Entre estes distúrbios encontram-se a intolerância digestiva, maior risco de sensibilização alérgica e diminuição da absorção dos nutrientes do leite materno.

Podemos dizer que não existe uma idade específica para a alimentação do bebê se iniciar, sendo que isso deverá ser baseado em diversos factores.

Um desses factores é, por exemplo, a vontade que o bebê demonstra em comer, ao mesmo tempo que as suas necessidades nutricionais são também um factor muito relevante.

No entanto, a capacidade de o bebê se manter sentado é um dos factores mais importantes de todos. Isto porque esta capacidade é o que facilita a deglutição e digestão dos alimentos, evitando engasgamentos e problemas de digestão.

Publicidade

Quando a alimentação é introduzida muito precocemente o refluxo, risco de sobrealimentação e outros problemas são também algo a ter em conta.

Mas por outro lado, a introdução tardia da alimentação poderá causar problemas ao nível do crescimento e reduzir a resistência imunológica.

Antes dos 6 meses de idade, a necessidade de alimentos sólidos nos bebês não é de todo relevante, devendo a sua alimentação basear-se apenas na amamentação de leite materno. Aos 4 meses de idade, contudo, pode introduzir-se uma alimentação semi-sólida (alimentos macios e passados).

Saiba mais sobre:
Revisado por Drª Gizele Cunha (Pediatra, Alergologista e Pneumologista Infantil - CRM/SP: 116541)

Pediatra, Alergologista e Pneumologista Infantil - CRM/SP: 116541

A Dra Gizele Ferreira Cunha é Graduada em Medicina pela Universidade de Ribeirão Preto - SP - 2004. Além disso possui:

- Especialização em Alergia e Imunologia Infantil pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HCRP - FMRP - USP) – 2009.

- Especialização em Pneumologia Infantil pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HCRP - FMRP - USP) – 2007.

- Especialização em Pediatria pela Universidade de Ribeirão Preto - 2006 .

Endereço: Avenida Senador César Vergueiro, 571 - Ribeirão Preto - SP - Email: cviver@bol.com.br - Telefone: (16) 33291337

Também pode encontrar a Drª Gizele no Linkedin e Facebook

Publicidade

Quando Começar a Alimentação do Bebê