Qual a melhor hora para tomar vitaminas e como devo tomar os suplementos?

Revisão Clínica: Drª Adriely Silva (Nutricionista - CRN-6 Nº 25902). Atualizado: 09/09/24

Qual é a melhor hora para tomar as vitaminas? Existe um melhor momento do dia para tiraremos o máximo proveito delas?

Continua depois da Publicidade

O corpo humano funciona em ciclos de 24 horas.

As nossas células não adormecem como nós, nem podem sobreviver sem uma manutenção contínua de oxigénio e nutrientes.

Portanto, para a obtenção de melhores resultados, convém intervalar os suplementos de forma equilibrada ao longo do dia.

Qual A Melhor Hora Para Tomar Vitaminas

A melhor hora para tomar vitaminas

Não tome as vitaminas depois do pequeno almoço, deverá tomá-las após o jantar.

A melhor hora para tomar as vitaminas é após as refeições.

As vitaminas são substâncias orgânicas e devem ser ingeridas com outros alimentos e com com minerais para facilitar a absorção.

Dado que as vitaminas hidrossolúveis, especialmente as do complexo B e a vitamina C são excretadas com bastante rapidez pela urina, a sua ingestão depois do pequeno-almoço, do almoço e do jantar, fornecerá ao organismo níveis mais elevados.

Se não for possível fazê-lo depois de cada refeição, metade da dose deverá ser tomada depois do pequeno-almoço e a outra metade após o jantar.

Se tiver que tomar todas as suas vitaminas de uma só vez, faça-o depois da refeição mais abundante.

Por outras palavras, para obter melhores resultados, é preferível ingeri-las depois do jantar e não do pequeno almoço.

Lembre-se ainda que os minerais são necessários para a absorção adequada das vitaminas, pelo que deve tomar as suas vitaminas e minerais conjuntamente.

Qual a melhor forma de vitaminas?

Se não está seguro daquilo que é mais conveniente para si, por exemplo, se deve tomar vitaminas sob a forma líquida, em pó ou em comprimidos, vitamina E normal ou na forma seca, ingeri-las três vezes por dia ou optar pelas vitaminas de acção retardada, sugiro que experimente.

Se não se der bem com o modo como toma os suplementos, tente de outra forma: por exemplo, o pó de vitamina C misturado com líquidos pode ser mais fácil de ingerir do que vários comprimidos de grandes dimensões, quando está a ficar constipado e, se lhe aparecerem borbulhas no rosto com a vitamina E, escolha a forma seca.

Continua depois da Publicidade

Você precisa de tomar vitaminas?

Para algumas pessoas, tomar um suplemento dietético pode ser benéfico. Mas se você estiver com boa saúde geral, há poucas evidências de pesquisas que sugiram que tomar suplementos vitamínicos e minerais fará com que você fique mais saudável.

Na verdade, algumas pesquisas sugerem que alguns suplementos podem até ser prejudiciais.

Mais nem sempre é melhor

  • Alguns estudos associaram suplementos de ferro a um risco maior de morte.
  • Os Suplementos de vitamina E podem aumentar o risco de insuficiência cardíaca.
  • Demasiada vitamina A pode ser ruim para os seus ossos.

Os Suplementos não são mágicos

É importante lembrar que os suplementos alimentares não podem substituir uma dieta bem equilibrada.

Algumas pessoas acreditam que tomar um comprimido multivitamínico pode compensar os maus hábitos alimentares.

Na realidade, suplementos vitamínicos e minerais não oferecem uma solução mágica.

Se suspeitar que não está recebendo os nutrientes de que precisa, pense em mudar o seu foco de suplementos para comer melhor.

Segundo a Clínica Mayo, os alimentos integrais ricos em nutrientes – como frutas, verduras e grãos integrais – proporcionam muitos benefícios em relação aos suplementos alimentares:

Alimentos integrais contêm vários micronutrientes que podem funcionar juntos para fornecer mais vantagens do que sozinhos.

Muitos alimentos integrais são fontes ricas de fibra alimentar. Uma dieta rica em fibras pode ajudar a reduzir o risco de muitas condições de saúde, incluindo constipação e doenças cardíacas.

Muitos alimentos integrais também contêm fitoquímicos. Essas substâncias podem ajudar a protegê-lo contra doenças cardíacas, diabetes, câncer e outras condições de saúde.

Finalizando

Fale sempre com o seu médico antes de adicionar um suplemento vitamínico ou mineral à sua rotina.

Se toma suplementos em vez de comer frutas, verduras e outros alimentos ricos em nutrientes, é hora de repensar a sua estratégia.

Lembre-se, não há substituto para uma dieta saudável.

Nota: Este conteúdo, desenvolvido com a colaboração de profissionais médicos licenciados e colaboradores externos, é de natureza geral e apenas para fins informativos e não constitui aconselhamento médico. Este Conteúdo não pretende substituir o aconselhamento médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Consulte sempre o seu médico ou outro profissional de saúde qualificado sobre a sua condição, procedimento ou tratamento, seja um medicamento prescrito, de venda livre, vitamina, suplemento ou alternativa à base de ervas.
Autores
Drª Adriely Silva (Nutricionista - CRN-6 Nº 25902)

Nutricionista - CRN-6 Nº 25902

A Drª Adriely da Silva Vicente é Graduada em Nutrição pela Faculdade Estácio do Rio Grande do Norte no ano de 2018. Com registro no Conselho Regional de Nutricionistas CRN-6 Nº 25902.

Atualmente trabalha com Home Care e atende em clínica particular no Brasil.

Contato para marcação de consultas: (84) 99175-5907

Também pode encontrar a Drª Adriely no Linkedin.

A informação foi útil? Sim / Não

Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.

Encontrou um erro? Está faltando a informação que está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


    Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a questões sobre a sua saúde ou aconselhá-lo/a nesse sentido.
    Última atualização da página em 09/09/24