-->Quando Ensinar o Bebê - Educar Saúde

Quando Ensinar o Bebê

Publicado em 28/07/2014. Revisado por Drª Gizele Cunha (Pediatra, Alergologista e Pneumologista Infantil - CRM/SP: 116541) a 16 dezembro 2018

Os bebés quando nascem são seres ainda bastante pouco preparados para viver neste mundo, sendo que os hábitos mais básicos que para nós são triviais não lhes são familiares.

Após o seu nascimento, um bebé não faz ideia, não tem consciência nem consegue controlar a forma como faz as suas fezes, como deverá sentar-se, andar, utilizar um penico, comer sozinho, entre outras tarefas muito importantes e que nos parecem triviais quando já somos adultos.

Assim sendo, o bebé tem que ser ensinado pelos pais (ou pelos responsáveis pela sua educação) a realizar todas estas actividades.

Mas, quando e como? Bom, na verdade todas as actividades referidas possuem uma idade mais apropriada para serem ensinadas ao bebé, e é precisamente sobre isso que incide o presente artigo.

Veremos, para um conjunto de tarefas, quando devemos ensinar os bebés a efectuá-las e de que formas o poderemos fazer.

Nomeadamente, veremos quando e como podemos ensinar o bebé a sentar-se, a utilizar o penico, a dormir (sozinho) e a comer (sozinho).

Quando ensinar o bebé a sentar-se

Estima-se que um bom período para começar a ensinar-se o bebé seja cerca dos 4 meses de idade, sendo que se espera que no máximo até aos 8 meses o bebé já tenha a capacidade de se sentar sozinho e sem apoio ou ajudar.

Existem várias formas através das quais podemos estimular um bebé a aprender a sentar-se. Umas das mais práticas e funcionais é colocar o bebé sentado, cercando-o com almofadas à volta, de forma a que este se habitue a manter-se nesta posição sem o apoio de alguém e comece a ganhar o hábito de estar nesta posição.

Alternativamente, a colocação de brinquedos num cesto de brinquedos mais para o fundo do mesmo, poderá obrigar o bebé a sentar-se para os conseguir alcançar com sucesso.

Quando ensinar o bebé a utilizar o penico

Relativamente à utilização do penico ou bacio, aponta-se para os 2 anos de idade como uma boa altura para que o bebé possa conseguir começar a controlar as suas secreções.

Publicidade

Quanto à forma como se deve transmitir este ensinamento, primeiro que tudo o penico deve ser colocado junto dos brinquedos do bebé ou perto do seu alcance, para que ele se aperceba da sua presença.

Publicidade

Mais tarde, as fezes depositadas na fralda do bebé devem ser depois colocadas no penico à frente do bebé, para que ele comece a perceber qual a finalidade do penico.

Depois, deverá sentar várias vezes o bebé no penico, e eventualmente ele irá conseguir perceber que aquele é o local onde deve libertar as suas secreções.

Quando ensinar o bebé a dormir sozinho

A partir dos 4 meses já será possível que o bebé consiga dormir e adormecer sozinho. Isto porque ao fim de 4 meses de vida o bebé já terá alguma rotina instaurada que lhe permitirá estar cerca de 8 horas a dormir e privado de comida nesse período.

Assim que o bebé começar a mostrar sintomas de sono (e em horários apropriados), o mesmo deverá ser colocado no berço. Depois, este deverá estar num ambiente em que exista uma luz muito fraca e sem incidência directa ou mesmo sem qualquer luz.

Adicionalmente, cantar algumas musicas ou colocar a tocar melodias suaves poderá ser estimulante para o bebé dormir.

Durante o período de sono deveremos evitar ao máximo ruídos externos.

Quando ensinar o bebé a comer sozinho

A partir dos 8 meses de idade, o bebé já deverá ter uma coordenação motora suficiente que lhe permita alimentar-se sozinho.

Inicialmente deve deixar-se o bebé mexer e brincar com a comida, ingerindo-a com as mãos numa fase mais inicial.

Depois, com o tempo, pode-se e deve-se iniciar a introdução dos talheres.

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Drª Gizele Cunha (Pediatra, Alergologista e Pneumologista Infantil - CRM/SP: 116541)

Pediatra, Alergologista e Pneumologista Infantil - CRM/SP: 116541

A Dra Gizele Ferreira Cunha é Graduada em Medicina pela Universidade de Ribeirão Preto - SP - 2004. Além disso possui:

- Especialização em Alergia e Imunologia Infantil pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HCRP - FMRP - USP) – 2009.

- Especialização em Pneumologia Infantil pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HCRP - FMRP - USP) – 2007.

- Especialização em Pediatria pela Universidade de Ribeirão Preto - 2006 .

Endereço: Avenida Senador César Vergueiro, 571 - Ribeirão Preto - SP - Email: cviver@bol.com.br - Telefone: (16) 33291337

Também pode encontrar a Drª Gizele no Linkedin e Facebook

Publicidade