Quando o Bebê deve Dormir Sozinho

Muitos pais não sabem quando o bebê deve dormir sozinho.

Por uma questão de tranquilidade, muitos pais adiam esta decisão durante o máximo de tempo possível, preferindo manter o bebê a dormir no seu quarto.

Normalmente, considera-se que o bebê pode começar a dormir sozinho quando dorme uma noite inteira. Outro indicador que pode ser levado em consideração é a necessidade de alimentação do bebê, assim quando ele já só precisa de mamar em intervalos de quatro horas, já pode ficar no seu quarto.

Nesta altura, a mãe apenas tem que que se levantar uma vez por noite, para alimentar o bebê.

Para garantir a segurança do bebê, ele deve ficar no quarto dos pais no mínimo até aos 4 meses de idade. Em algumas situações e principalmente para facilitar a amamentação, alguns pais resolvem deixar o bebê no seu quarto até mais tarde.

Contudo, é recomendável que o bebê não durma no quarto dos pais até depois dos 10 meses de idade.

Após desta altura, será mais difícil para o bebê conseguir adaptar-se à nova realidade de ficar sozinho no seu próprio quarto.

Desta forma, é importante não permitir que o bebê durma até demasiado tarde no quarto dos seus progenitores.

Outras Notas Relevantes Sobre o Sono dos Bebês

Além desta questão, existem outras considerações importantes sobre o sono dos bebês, que os pais devem conhecer. Por exemplo, antes dos três meses de idades, os bebês nunca devem dormir de barriga para baixo, uma vez que esta posição implica riscos elevados de asfixia.

Isto significa que o bebê deve ser colocado de lado ou de barriga para cima.

Os pais que pretendem ficar mais tranquilos podem colocar um intercomunicador no quarto do bebê, por forma a manterem uma vigilância mais atenta.

Alguns modelos mais modernos de intercomunicadores permitem não só ouvir, mas também visualizar o bebê.