-->Quando fazer a transição do berço para a cama - Educar Saúde

Quando fazer a transição do berço para a cama

Publicado em 13/08/2014. Revisado por Drª Gizele Cunha (Pediatra, Alergologista e Pneumologista Infantil - CRM/SP: 116541) a 16 dezembro 2018

Para muitos pais, o momento de retirar o bebê e colocá-lo a dormir na sua caminha é um processo que lhes deixa algumas dúvidas. Quando o fazer? E se for cedo e ele cair da cama? E se ele se levantar e sair do quarto durante a noite?

Quando Fazer A Transição Do Berço Para A Cama

De seguida deixamos algumas orientações sobre a melhor altura para realizar a transição do berço para a cama.

Geralmente, a melhor altura para tirar o bebê do berço anda entre os 3 e os 4 anos de idade. Nesta altura, ele deve deixar o berço, mais apropriado para bebês mais pequenos, e passar a dormir da sua cama.

Contudo, é importante perceber que nem todas as crianças são iguais, e como tal, deve ter em conta a maturidade da criança.

Algumas podem até ser mais tarde, e outras, mais avançadas no seu desenvolvimento físico e cognitivo, mais cedo.

É importante também considerar as próprias especificações do berço, já que alguns bebês são mais pesados, e antes de ter 3 anos, têm já um peso acima do indicado para a utilização do berço.

Outro ponto que deve ter em conta é se o berço continua ou não a ser um garante da segurança do bebê. A dada altura, alguns bebês começam a trepar as grades do berço, podendo colocar a sua integridade física em risco. Esse momento é também uma boa altura para ele deixar o berço e começar a dormir na cama.

O bebê, quando mudando para a cama, pode ainda sofrer um processo de transição de adaptação ao novo espaço de dormir.

Como tal, cabe aos pais criar segurança necessária para esse período de adaptação, colocando uma grade na porta do quarto, de modo a impedir que ele saia do quarto sem os eles saberem, e algumas almofadas ou edredons no chão, ao lado da cama, para aparar a queda caso o bebê caia durante o sono.

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Drª Gizele Cunha (Pediatra, Alergologista e Pneumologista Infantil - CRM/SP: 116541)

Pediatra, Alergologista e Pneumologista Infantil - CRM/SP: 116541

A Dra Gizele Ferreira Cunha é Graduada em Medicina pela Universidade de Ribeirão Preto - SP - 2004. Além disso possui:

- Especialização em Alergia e Imunologia Infantil pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HCRP - FMRP - USP) – 2009.

- Especialização em Pneumologia Infantil pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HCRP - FMRP - USP) – 2007.

- Especialização em Pediatria pela Universidade de Ribeirão Preto - 2006 .

Endereço: Avenida Senador César Vergueiro, 571 - Ribeirão Preto - SP - Email: cviver@bol.com.br - Telefone: (16) 33291337

Também pode encontrar a Drª Gizele no Linkedin e Facebook