Quebra-pedra (phyllanthus niruri)

Quebra-pedra é uma planta tropical cientificamente conhecida como Phyllanthus niruri e Phyllanthus urinaria. Pode ser encontrada em crescimento na Bacia Amazônica da América do Sul, bem como em muitas áreas costeiras e tropicais.

Cresce até 60 cm, e tem folhas pequenas e alternadas, como as plantas Mimosa. As folhas são grandes na ponta e menores em direção ao pecíolo, fechadas à noite e abertas durante o dia.

Durante milhares de anos, a planta foi usada por povos indígenas como parte da sua medicina tradicional, e toda ela pode ser usada em diferentes preparações.

Existe uma variedade enorme de compostos fenólicos presentes na planta que podem oferecer vários efeitos benéficos ao organismo.

Quando tomada em doses adequadas, é completamente segura.

É utilizada para o controlo da formação de pedras nos rins, cólicas renais, infecções na boca e garganta, úlceras, infecções respiratórias, catarro, ácido úrico, amenorreia, disenteria, inchaços, gota, gangrena, problemas na próstata, hepatite B e falta de apetite.

Benefícios, Propriedades Medicinais e Indicações Terapêuticas

A quebra-pedra tem propriedades analgésicas, anti-inflamatórias, adstringentes, anti-blenorreicas, antidiarreicas, relaxantes, desobstruentes, anticancerígenas, anti-infecciosas, antibacterianas, anti-inflamatórias, anti-maláricas, anti-mutagênicas, antiespasmódicas, e antivirais.

Muito embora tenha todas estas indicações terapêuticas, não deve ser ministrada a crianças nem a mulheres grávidas. Talvez por ser a utilização mais conhecida quem mais uso faz desta planta são as pessoas que sofrem de pedras nos rins.

Como funciona a quebra-pedra?

A erva funciona estimulando o fígado e os rins de várias formas. Em primeiro lugar, o suplemento é capaz de aumentar a secreção de bílis pelo fígado, o que pode ajudar nos efeitos digestivos. Alguns dos ingredientes ativos presentes são capazes de:

  • Reduzir a febre e a inflamação
  • Estimular o sistema imunológico
  • Aumentar a frequência de micção

Todos estes benefícios podem atuar como um tônico para o corpo, eliminando toxinas e estimulando a reparação e recuperação.

Chá de Quebra Pedra

A infusão e a toma do chá facilita o relaxar do sistema urinário facilitando assim a expulsão do organismo das pedras instaladas nos rins.

Aconselha-se, no entanto, a sua ingestão em conjunto com algum tipo de analgésico uma vez que o acto da eliminação das pedras poderá ser bastante doloroso.

Devido à alantoína presente na sua composição é a melhor cicatrizante entre as plantas medicinais conhecidas. A alantoína atua sobre a capa dos tecidos que rodeia os ossos e que a partir do qual se forma o calo ósseo.

28 Benefícios fantásticos

A Planta Medicinal Quebra Pedra Tem 28 Benefícios Impressionantes Para A Saúde

Os muitos benefícios da quebra-pedra incluem a sua capacidade de aliviar problemas digestivos, prevenir cálculos biliares, melhorar a saúde do fígado e fortalecer o sistema imunológico contra infecções bacterianas e virais.

Existem também muitas outras alegações medicinais sobre essa pequena e humilde planta, apoiadas por evidências anedóticas, que incluem:

  • Impede a formação de pedras nos rins
  • Trata a hepatite B
  • Regula os sintomas da diabetes
  • Pressão arterial baixa
  • Alivia a dor de garganta e tosse
  • Revitaliza o sistema imunológico
  • Aumenta o apetite
  • Diminui o estresse oxidativo e a inflamação
  • Encolhe e prevene cálculos biliares
  • Aumenta a saúde do fígado
  • Aliviar os sintomas da asma
  • Elimina os sintomas da constipação (prisão de ventre)
  • Protege contra a malária
  • Acelera a recuperação da bronquite
  • Alivia tonturas
  • Previne a anemia
  • Reduz a febre
  • Trata a gonorreia
  • Reduzir o inchaço e a retenção de água
  • Acalma a inflamação nas vias respiratórias
  • Trata infecções do trato urinário (ITU)
  • Trata a herpes
  • Previne o HIV
  • Trata a febre tifóide
  • Reduz o risco de tuberculose
  • Reduz a dor
  • Previne a sífilis
  • Reduz o risco de tremores

É um tônico maravilhoso para o fígado. A decocção das folhas serve para casos de icterícia e vômito, e toda a planta pode ser usada para a diabetes, infecções do rim e bexiga.

Em 1990, a Escola Paulista de Medicina, em São Paulo, Brasil, realizou estudos na P.urinaria. Os pacientes receberam um chá simples de quebra-pedra durante um a três meses, e foi relatado que o chá de quebra-perda promoveu a eliminação e a dor provocada pelas pedras nos rins.

No mesmo ano, o Dr. Wolfram Wiemann de Nuremburg, Alemanha, tratou mais de 100 pacientes com cálculos renais com quebra-pedra obtida no Peru, obtendo 94% de sucesso na eliminação dos cálculos renais em uma a duas semanas.

Efeitos Colaterais

Correndo o risco de ser prejudicial para o organismo já que na sua composição estão presentes também os alcalóides que têm potencial tóxico, infusões feitas a partir da planta Quebra-pedra não deverão ser ingeridas por mais de 21 dias seguidos.

Alguns desses efeitos colaterais (quando tomada em excesso) são:

  • Agravamento de distúrbios hemorrágicos
  • Maior risco de diabetes

Se planeja submeter-se a uma cirurgia, evite usar o suplemento. Além disso, se  estiver grávida ou amamentando, não é recomendável que use a erva.

Como fazer o chá de quebra-pedra

Aprenda Como Fazer Chá De Quebra Pedra

Para preparar o chá de quebra-pedra deve ferver durante 10 minutos 1 litro de água, e, posteriormente, juntar aproximadamente 10g de folhas secas. É aconselhado ingerir 2 a 3 chávenas do chá por dia.

Curioso é o facto de esta planta crescer um pouco por toda a parte, isto é, em todo o tipo de solo: fendas de calçadas, baldios, jardins.

A discussão académica sobre esta planta e a descoberta concreta de qual dos seus muitos princípios activos que possui na sua composição é que, de facto, o que contribui para a sua acção e eficácia ainda não é conclusivo.

A quebra-pedra é produzida em massa e com um elevado controlo de qualidade acompanhados pelo uso de procedimentos bastante rigorosos uma vez que é vastamente utilizada pela indústria farmacêutica na produção de medicamentos, nomeadamente os de controlo da Hepatite B.

Plante-a no jardim e verá como ela se propaga, tornando-se uma residente permanente da sua farmácia verde

Quebra Pedra

Esta planta resistente e selvagem requer solo médio e não tem grande problema com pragas. Tenha em mente que a quebra-pedra não é uma bala mágica, mas serve como ajuda em alguns tratamentos.

Pedras nos rins e na vesícula indicam um desequilíbrio na dieta, a principal causa. Abaixo estão algumas dicas para ajudá-lo/a a prevenir ou eliminá-las naturalmente.

O fator de risco número um para os cálculos renais é não beber quantidades de água suficientes. Se não estiver bebendo o suficiente, a urina fica com concentrações mais altas de substâncias que podem precipitar e formar pedras.

Um ponto importante: Enquanto a água e a água mineral são protetores, o consumo de refrigerante está associado ao desenvolvimento de cálculos renais.

A falta de exercício e a alimentação em excesso são também importantes causas de pedras nos rins. Faça um compromisso consigo e realize um dieta saudável em proporções moderadas juntamente com algum exercício físico.

Tenha a certeza de consumir quantidades suficientes de magnésio. A deficiência do mineral está associada a cálculos renais.

Os Vegetais de folhas verdes são excelentes fontes de magnésio. Uma das formas mais simples de se certificar que consume as quantidades suficientes e bebendo um suco de vegetais. Os sucos vegetais são uma excelente fonte de magnésio, bem como o abacate; algumas espécies de feijões; e nozes e sementes, como a amêndoa, abóbora, girassol e sementes de gergelim.

Evite o consumo de alimentos à base de soja, que podem promover a pedras nos rins. Quantidades excessivas de sal e açúcar também aumentam o risco de problemas renais.

Perguntas e Respostas

O chá de quebra pedra aborta? Sim, a planta provoca o aborto quando consumida em doses excessivas.

Conheça as Plantas e Remédios Caseiros mais Eficazes para o Aborto.

A Quebra pedra emagrece? Sim, o chá é diurético.

Referências do artigo

http://docsdrive.com/
https://pdfs.semanticscholar.org/
http://biolmedonline.com/
http://file.scirp.org/
http://jprsolutions.info/
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/
http://nopr.niscair.res.in/