10 Benefícios da Raiz de Dente-de-leão

Conheça 10 razões pelas quais a raiz de Dente-de-leão faz tão bem ao organismo.

Continua depois da Publicidade

Tem um relvado, jardim, repleto de dente de leão? Sim? Então considere-se um afortunado. Esta erva perene de floração amarela, com folhas longas, e profundamente dentadas, é maravilhosa para a sua saúde.

raiz-de-dente-de-leao

Na verdade, o dente de leão foi usado durante séculos como um tratamento herbal para muitas doenças, incluindo problemas nos rins e fígado, problemas de estômago e diabetes.

As raízes, folhas e flores do Dente-de-leão são comestíveis e altamente nutritivas. Esta erva é uma fonte rica de vitaminas A, vitamina C, vitamina D e complexo B. É ainda rica em sais minerais, tais como zinco, ferro, cálcio, magnésio e potássio.

É uma erva bastante versátil e pode ser facilmente incorporada na sua alimentação diária. O sabor suave, e amargo das folhas de dente de leão combinam muito bem com saladas, sopas ou pratos salteados. Também pode preparar as raízes de dente de leão assadas, um substituto saudável ao chá ou café.

Para fazer o chá de dente-de-leão:

  • Coloque 1 a 2 colheres de chá de raiz de dente de leão secas (picadas) em uma panela.
  • Acrescente 2 xícaras de água.
  • Deixe ferver durante 5 a 10 minutos.
  • Coe.
  • Beba este chá 2 ou 3 vezes por dia.

Também pode comprar o chá de dente de leão em saquinhos e preparar.

Seja qual for o uso alimentar que dê ao dente de leão na sua dieta, certamente irá receber os benefícios nutricionais da planta.

Nota: Não use o dente de leão durante a gravidez.

De seguida estão listadas 10 razões pelas quais a raiz do dente de leão é uma planta essencial para o seu corpo.

Perda de Peso

cha-de-raiz-do-dente-de-leao-para-perder-peso

A raiz do Dente-de-leão é altamente benéfica para pessoas que desejam livrar-se de alguns kg.

Os fitoquímicos presentes no dente-de-leão fornecem benefícios diuréticos e laxantes que ajudam a aumentar o volume e a frequência da micção. Este, por sua vez ajuda a livrar-se do peso da água causado pela retenção de líquidos.

Um estudo realizado em 2009, publicado no Jornal de Medicina Alternativa e Complementar, relata que o extrato de dente-de-leão aumenta a produção de urina, durante cinco horas após o seu consumo. Ajudando desta forma a reduzir a retenção de líquidos, mas não a gordura.

Continua depois da Publicidade

Além disso, a raiz de dente de leão é conhecida por ajudar a suprimir o apetite, promover a quebra das gordura e colesterol. A planta, tem também muito poucas calorias.

Beber o chá de dente de leão, 2 ou 3 vezes por dia.

Também pode adicionar o dente de leão fresco em saladas ou sopas.

Nota: Não tome a erva durante longos períodos. Além disso, e uma vez que a planta pode interagir com determinados medicamentos, aconselhamos consultar o seu médico antes de usá-la.

Promove a saúde do fígado

figado

O dente de leão é uma erva que funciona como um poderoso tónico para o fígado e, portanto, é considerada muito eficaz para a saúde do nosso fígado, ajudando a metabolizar a gordura acumulada no fígado e promover uma boa função hepática.

Além disso, ajuda a aumentar o fluxo da bílis e desintoxicar o fígado.

Um estudo publicado no Journal of Ethnopharmacology em 2010 destaca o efeito terapêutico de raiz do dente de leão no tratamento de distúrbios hepáticos.

Um outro estudo publicado no mesmo ano em Food and Chemical Toxicology demonstra os efeitos hepatoprotetores do extrato aquoso da raiz do dente-de-leão contra o estresse oxidativo induzido pelo álcool.

Um estudo realizado em 2012 publicado no Journal of Medicinal Food destaca também o efeito hepatoprotetor do dente-de-leão contra a toxicidade induzida pelo acetaminofeno (paracetamol), fármaco responsável por vários casos de hepatite, cirrose e transplante hepático.

Além disso, um estudo publicado em 2013 na Food and Chemical Toxicology descobriu que o extrato da folha do dente-de-leão ajuda na prevenção e tratamento da doença hepática gordurosa não alcoólica relacionada com a obesidade.

Propriedades anticancerígenas

celulas-cancerigenas

Nos últimos anos, a raiz do dente-de-leão tem sido estudada pelo seu grande potencial no combate ao câncer. A sua propriedade antioxidante ajuda o corpo a evitar os danos celulares provocados pelos radicais livres. Na verdade, a planta mostrou ser bastante eficaz na exterminação de diferentes tipos de câncer, como resultado das suas habilidades de combate extraordinárias.

Um estudo realizado em 2008, publicado no Jornal Internacional de Oncologia relata que os extratos das raízes do dente-de-leão ou alguns componentes individuais presentes nesses extractos, podem ser uma mais valia como agentes anticancerígenos.

Um estudo publicado no Journal of Ethnopharmacology em 2011 sugere que o extrato aquoso da raiz do dente-de-leão contém componentes que agem na indução na apoptose seletiva (morte celular programada) das células de leucémicas. Este estudo enfatiza a importância da medicina natural para o tratamento da leucemia.

Continua depois da Publicidade

Outro estudo publicado no mesmo ano, na revista Evidence-based Complementary and Alternative Medicine, destaca também a eficácia do extrato da raiz do dente-de-leão como um quimioterápico natural no combate aos câncers resistentes à quimioterapia.

Para finalizar, um outro estudo publicado em 2012 no “Pancreas”, relata que o extrato da raiz de dente-de-leão raiz tem o potencial de induzir a apoptose e a autofagia (autofagocitose) em células humanas do câncer pancreático, sem efeito significativo sobre as células não cancerosas.

Regula a pressão arterial alta

pressao-arterial-alta

Sendo um diurético por natureza, o dente de leão aumenta a frequência urinária, tanto em quantidade como em frequência. Auxiliando na eliminação do excesso de sódio, sem a perda de potássio (como ocorre em alguns diuréticos disponíveis sem receita médica).

O dente de leão é uma erva rica em fibras e potássio, que ajudam na regulação da pressão arterial.

A fibra presente no dente de leão é bastante útil na redução do colesterol, que por sua vez, reduz a pressão arterial, uma vez que o colesterol é um dos principais fatores que faz aumentar a pressão arterial. Ajudando assim a baixar a pressão arterial elevada.

Um estudo realizado em 2010, publicado no International Journal of Molecular Science relatou que o tratamento com a raiz do dente de leão e a folha da planta mudou positivamente a atividade das enzimas antioxidantes no plasma e perfil lipídico de coelhos alimentados com colesterol e, portanto, pode ter um grande potencial como hipolipemiante e antioxidante.

Hipolipemiantes são sustâncias ativas com a capacidade de diminuir os níveis de lípidos no sangue.

Quando os níveis de pressão arterial e colesterol estão sob controle, existe uma redução do risco de sofrer de doenças cardíacas.

Evita problemas e doenças urinárias

problemas-e-doencas-urinarias

Sendo uma planta altamente diurética por natureza, a raiz de dente de leão também ajuda a eliminar as substâncias tóxicas depositadas nos rins e do trato urinário.

De acordo com um estudo publicado em 2009 no Journal of Alternative and Complementary Medicine, o dente-de-leão funciona como um diurético e aumenta a produção de urina, ajudando desta forma a limpar os rins.

Além disso, as propriedades desinfectantes desta erva maravilhosa inibem o crescimento de micróbios e bactérias no trato urinário. Por sua vez, auxilia na redução e prevenção do risco de infecções do trato urinário.

É também eficaz na redução de distúrbios da bexiga, como a cistite por exemplo.

Ajuda a controlar a Diabetes

insulina-em-organismo-saudavel

O dente-de-leão é uma planta que também pode ajudar os pacientes diabéticos, uma vez que estimula a produção de insulina no pâncreas, que por sua vez mantém os níveis de açúcar no sangue sob controle.

Além disso, as propriedades diuréticas do dente-de-leão ajudam a aumentar a frequência urinária, o que ajuda a eliminar o excesso de açúcar no corpo.

Um estudo publicado em 2001 no Journal of Ethnopharmacology relata que o tratamento à base de extrato de dente-de-leão auxilia na redução de açúcar no sangue em ratos diabéticos. No entanto, são necessárias mais evidências científicas para apoiar esta reivindicação.

É sabido que as pessoas diabéticas são mais propensas a desenvolver problemas nos rins e fígado. Como já referido anteriormente, a raiz do dente-de-leão ajuda a manter saudáveis estes dois orgãos tão vitais para a nossa saúde.

Acalma o sistema digestivo

cha-de-dente-de-leao-para-digestao

Continua depois da Publicidade

As raízes, folhas e flores do dente-de-leão são comestíveis e podem ser utilizadas para melhorar a saúde do sistema digestivo.

A planta também atua como um suave laxante natural que ajuda a melhorar a digestão, estimula o apetite, e equilibra as bactérias naturais e benéficas do nosso intestino. Aumenta a liberação de suco gástrico e bile para ajudar na digestão, especialmente na digestão de gorduras.

Além disso, aumenta a pressão no interior do estômago e relaxa o esfíncter muscular entre o estômago e o intestino delgado. Facilitando desta forma a digestão dos alimentos.

Num estudo animal realizado em 2011, publicado no Neurogastroenterology and Motility, os pesquisadores descobriram que o dente-de-leão aumenta da motilidade gástrica até 37 por cento em comparação com um grupo controlado em que não foi administrada a planta.

Além disso, o seu elevado teor em fibras, reduz e previne a constipação intestinal (prisão de ventre).

Combate o inchaço e a inflamação

inchaco-edema-nos-pes

As propriedades diuréticas do dente-de-leão ajudam a metabolizar os líquidos extra, tornando-se um excelente remédio caseiro para o inchaço e inflamação no corpo. Na realidade, é uma planta extraordinária no tratamento da retenção de líquidos nas regiões inferiores do corpo, tais como as pernas.

Tem também bastante potássio, mineral que ajuda a equilibrar o sódio (sal) no nosso corpo. Por sua vez, ajuda a reduzir o inchaço e a inflamação causadas devido ao edema ou retenção de líquidos.

Para combater o inchaço, beba o chá de dente-de-leão 2 a 3 vezes ao dia até que o inchaço desapareça.

Nota: Evite o dente-de-leão, se você tiver problemas na vesícula biliar.

Melhora a saúde da pele

pele irritada

Os nutrientes benéficos para nossa pele existentes no dente-de-leão ajudam a manter a nossa pele saudável e prevenir problemas de pele futuros.

A substância branca leitosa que sai depois de quebrar o pé de dente-de-leão é altamente benéfica para a saúde da pele. A seiva do pé de dente-de-leão é altamente alcalina. Além disso, contém propriedades germicidas, insecticidas e fungicidas.

Esta seiva pode ser aplicada diretamente sobre a pele para o tratamento do prurido, micose, eczema e outras condições da pele.

Um estudo publicado em 2012 no Peptides Journal relata três novos peptídeos encontrados nas flores do dente-de-leão que exibem alta atividade antimicrobiana contra fungos e bactérias patogênicas em condições de laboratório.

Além disso, sendo um excelente desintoxicante, diurético e antioxidante, é ainda eficaz no tratamento da acne.

Nota: É necessário ter algum cuidado ao usar a seiva da planta, e evitar qualquer contato com os olhos.

Melhora a saúde óssea

ossos-fracos

O dente-de-leão é rico em antioxidantes que ajudam a proteger os ossos de danos relacionadas com a idade, o que inclui, fragilidade óssea, fraqueza e diminuição da densidade óssea.

Também contém cálcio, mineral bastante importante para o crescimento e fortalecimento dos ossos. Como muitos sabem, a deficiência de cálcio está ligada ao enfraquecimento dos ossos.

Através do consumo do chá de dente-de-leão ou da planta fresca, podemos evitar o desenvolvimento de ossos fracos, bem como da cárie dentária.

Além disso, a vitamina K (vitamina anti-hemorrágica) presente no dente-de-leão desempenha um papel importantíssimo na saúde dos nossos ossos. A vitamina K está envolvida na mineralização dos ossos, o que por sua vez reduz o risco de fraturas ósseas, especialmente em mulheres pós-menopausa que estão em risco de desenvolver osteoporose.

Recursos:

http://umm.edu/health/medical/altmed/herb/dandelion
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/19678785
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3018636/
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/22647733

Nota: Este conteúdo, desenvolvido com a colaboração de profissionais médicos licenciados e colaboradores externos, é de natureza geral e apenas para fins informativos e não constitui aconselhamento médico. Este Conteúdo não pretende substituir o aconselhamento médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Consulte sempre o seu médico ou outro profissional de saúde qualificado sobre a sua condição, procedimento ou tratamento, seja um medicamento prescrito, de venda livre, vitamina, suplemento ou alternativa à base de ervas.
Autores
Drª Caroline Vallinhos (Nutricionista Clínica e Estética - CRN-3 nº 37006)

Nutricionista Clínica e Estética - CRN-3 nº 37006

A Drª Caroline Vallinhos é graduada em ciências da nutrição pela Universidade de Guarulhos/SP. Possui 7 anos de experiência em Nutrição clínica e estética. Forte atuação em coaching de emagrecimento e qualidade de vida para pessoas em busca de melhoria alimentar e enfermos com necessidade de melhoria de quadro clínico.

Vasta experiência com consultoria para empresas do ramo alimentício, tais como grandes indústrias de alimentos, cozinhas experimentais e mercado de food service.

Com registro no Conselho Regional de Nutricionistas CRN-3 (Brasil) nº 37006

Também pode encontrar a Drª Caroline Vallinhos no Linkedin, Facebook: e Instagram.

Telefone: (11) 97670-1909 Atendimento em Guarulhos - SP (Região Jardim Maia)

A informação foi útil? Sim / Não

Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.

Encontrou um erro? Está faltando a informação que está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


    Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a questões sobre a sua saúde ou aconselhá-lo/a nesse sentido.
    Última atualização da página em 08/09/24