A raiz de hortênsia é o rizoma de uma planta com um número surpreendente de benefícios para a saúde.
Os compostos presentes na sua raiz, são usados para tratar doenças auto-imunes e matar parasitas.
É também usada como diurético e purificador do sangue, bem como para remover a calcificação para o tratamento de pedras na bexiga e nos rins, reduzir os sintomas da artrite, lúpus, esclerose múltipla, Síndrome do cólon irritável (SCI), psoríase, diabetes tipo 1, eczema, esclerodermia, gota, edema, zumbido nos ouvidos….
O Que É a Raiz De Hortênsia?
A raiz de hortênsia é uma pequena raiz acinzentada derivada da planta hortênsia, conhecida cientificamente como Hydrangea arborescens L.
A planta é também conhecida como hortênsia selvagem e sete cascas. Este segundo nome surge devido às várias camadas de casca coloridas presentes na parte externa da raiz.
Nativa da América do Norte e algumas regiões da Ásia, a raiz de hortênsia está presente culturalmente à milhares de anos, tendo sido usada na medicina tradicional americana nativa.
A flor e as partes acima do solo são de natureza ornamental, no entanto, o rizoma subterrâneo contém muitos ingredientes ativos que a tornam uma erva medicinal extremamente popular.
Alguns desses compostos ativos incluem alcalóides e outros compostos antioxidantes potentes, como as saponinas, a quercetina e o kaempferol.
Embora existam mais de 75 espécies diferentes de hortênsias em todo o mundo, as espécies Hydrangea arborescens são normalmente as mais usadas para fins medicinais, principalmente pelas suas propriedades de reforço imunológico.
Na medicina tradicional chinesa, a “Chang Shan” é a espécie de hortênsia usada para esse fim.
Propriedades Medicinais
Tal como muitas outras plantas, a hortênsia é muito mais do que apenas uma flor ornamental. Embora as folhas sejam tóxicas e não devam ser consumidas, as suas raízes e os seus rizomas contêm uma grande variedade de fitoquímicos.
Para além disso contêm também vários nutrientes importantes como selênio, cálcio, magnésio e zinco .
Contêm também vários compostos que podem beneficiar a saúde de várias formas. Uma dessas substâncias é conhecida como umbeliferona (hidrangina), uma substância fitoquímica que tem sido objeto de pesquisa científica.
Acredita-se que a hidrangina é o composto responsável pela capacidade da planta em tratar as pedras nos rins.
As raizes da planta contêm também vários compostos terapêuticos, incluindo flavonóides de ocorrência natural, com excelentes benefícios antioxidantes.
Os antioxidantes compostos extremamente valiosos para a nossa saúde, uma vez que nos protegem do estresse oxidativo que sustenta muitas doenças.
Os vários constituintes encontrados na raiz da hortênsia conferem-lhe muitas propriedades terapêuticas, que passamos a destacar:
Propriedades Diuréticas
De acordo com algumas pesquisas, a raiz de hortênsia possui propriedades diuréticas naturais. O diurético é uma substância que ajuda a aumentar a produção de urina e promove uma micção mais frequente.
Normalmente são prescritos para tratar várias doenças, sendo que a raiz de hortênsia pode ser uma alternativa natural bem interessante.
Propriedades anti-inflamatórias
A raiz de hortênsia contém alguns compostos alcalóides com um efeito no corpo semelhante aos medicamentos de prescrição como os anti-inflamatórios não-esteroides (AINEs). Devido a estes compostos, a raiz da planta pode ajudar a aliviar a inflamação no corpo (tanto interna como externa).
Propriedades antilíticas
Estas propriedades significam que a raiz de hortênsia pode ajudar a dissolver cálculos renais e pedras da vesícula biliar. Também tornam a planta potencialmente eficaz contra a calcificação muscular e esporões ósseos.
Propriedades antioxidantes
A raiz de hortênsia contém vários antioxidantes naturais. Os antioxidantes desempenham um papel vital na saúde humana.
Eles podem ajudar a proteger o organismo contra os danos causados pelos radicais livres e podem até mesmo ajudar a reverter os danos nas células.
Para além disso, também desempenham um papel importante em retardar o processo de envelhecimento, ajudando a prevenir muitos sinais de envelhecimento, como rugas e manchas na pele.
Benefícios Da Raiz De Hortênsia
Existem muitos benefícios na saúde vindos do uso da raiz de hortênsia. A raiz da planta tem a capacidade de minimizar infecções da bexiga, reduzir inflamações, prevenir doenças autoimunes, entre outras:
- Reduz o tamanho de uma próstata aumentada
- Previne infecções da bexiga, agindo como diurético
- Limita o desenvolvimento de infecções uretrais
- Dissolve cálculos renais e da vesícula biliar
- Luta contra infecções parasitárias
- Reduz a inflamação em todo o corpo
- Reduz o risco de doenças crônicas devido às suas propriedades antioxidantes
- Acalma a dor da artrite reumatóide e gota
- Alivia a dor em tecidos inflamados ou irritados
- Fortalece o sistema imunológico e previne doenças autoimunes
- Previne a cistite em mulheres
- Reduz o risco de febre do feno
- Trata calcificações
- Atua como anti-séptico e antilítico
- Trata a malária
Para que serve / Usos Da Raiz De Hortênsia
Existe uma série de maneiras de usar a raiz de hortênsia para fins medicinais, mas a mais comum inclui o uso da raiz seca na forma de chá ou misturada a um xarope de açúcar.
A raiz da planta está disponível na forma de extratos líquidos, tinturas, além de fórmulas em pó e cápsulas.
Certifique-se de falar com um médico ou ervanário (fitoterapeuta) certificado antes de começar a consumi-la, seja em que forma for.
Efeitos Colaterais
Apesar dos “muitos benefícios” da planta, existem alguns efeitos colaterais que deve conhecer. Os mais comuns incluem:
- Náuseas
- Vômitos
- Diarreia
- Aperto no peito
Não é recomendada a ingestão da raiz de hortênsia durante longos períodos, especialmente na fase de amamentação ou em mulheres grávidas.
Se paneia usar este remédio herbal durante mais de 2 a 3 dias seguidos, fale com o médico primeiro. Além disso, cuidado com as dosagens em excesso, que não devem exceder as 2 gramas da raiz seca por dia.
Como sempre, use este remédio caseiro com moderação para evitar possíveis efeitos colaterais.
Referências
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/
https://www.jstor.org/
https://www.sciencedirect.com/
https://www.liebertpub.com/
https://www.hindawi.com/
https://link.springer.com/
Nutricionista Clínica e Estética - CRN-3 nº 37006
A Drª Caroline Vallinhos é graduada em ciências da nutrição pela Universidade de Guarulhos/SP. Possui 7 anos de experiência em Nutrição clínica e estética. Forte atuação em coaching de emagrecimento e qualidade de vida para pessoas em busca de melhoria alimentar e enfermos com necessidade de melhoria de quadro clínico.
Vasta experiência com consultoria para empresas do ramo alimentício, tais como grandes indústrias de alimentos, cozinhas experimentais e mercado de food service.
Com registro no Conselho Regional de Nutricionistas CRN-3 (Brasil) nº 37006
Também pode encontrar a Drª Caroline Vallinhos no Linkedin, Facebook: e Instagram.
Telefone: (11) 97670-1909 Atendimento em Guarulhos - SP (Região Jardim Maia)
Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.
Encontrou um erro? Está faltando a informação que está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.