-->Rapel - Educar Saúde

Rapel

Publicado em 29/03/2012. Revisado por Equipe Editorial a 13 janeiro 2018

O rapel ou em Francês (rappel), é um desporto de laser que permite o contacto direto com a Natureza ao mesmo tempo que descarrega litros de adrenalina no sangue. Mas antes de ser visto apenas como uma diversão, o rapel foi (é) uma técnica de montanhismo que surgiu nos Alpes e que permitia descer as montanhas mais escarpadas, o que de outra forma não seria possível.

Se quiser experimentar o rappel, fique a saber que este se pode praticar em diferentes locais (montanhas, pontes e até prédios) e alturas. Mas não pense que é só chegar e descer… há que ter um mínimo de formação.

Se for um local baixo basta uma pequena explicação de como funcionam os equipamentos, mas não ouse fazer isso sozinho. O controlo de um monitor é indispensável para manter a segurança e ajuda-lo no caso de haver algum problema.

Quando for experiente, a indicação de estar sempre com mais alguém continua a valer. É imprudente praticar qualquer desporto radical sem companhia. Nunca se sabe o que pode acontecer.

Se seguir todas as indicações vai ver que o rapel pode ser muito divertido. Lembre-se apenas de levar roupa confortável, se possível justa para não prender e atrapalhar na descida. Convém ter também uns ténis ou botas com sola aderente.

Equipamento de Rappel

OK, já está a preparar a mochila. Decidiu juntar um grupo de amigos e vai finalmente experimentar a sensação de fazer rapel. Não se esqueça de juntar ao resto da sua (leve) bagagem uma roupa confortável, se possível justa para não prender e atrapalhar na descida. Convém ter também uns ténis ou botas com sola aderente.

Se seguir todas as indicações dos monitores (até saber bem, claro), irá ver que o rappel pode ser muito divertido. E até aprender a mexer no equipamento poderá ser muito útil no futuro (basta ver um mitico filme do Stallone, Van Damme ou qualquer outro “super-herói” para se chegar a essa conclusão).

Esse equipamento é composto por:

corda – como é óbvio!

arnês – a “cadeirinha” – são tiras de nylon (confortável na medida do possível) que seguram o rappeleiro e se prendem ao mosquetão

mosquetão – anel de metal que prende a cadeirinha à corda

capacete

luvas

Depois vêm algumas técnicas específicas e questões de segurança, mas não vêm escritas aqui. Não queremos correr o risco de te ver a descer de um prédio ou de um penhasco agarrado a uma corda sem teres tido explicações de um instrutor credenciado.

Vai e diverte-te!

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Equipe Editorial

A essência da medicina não se restringe apenas ao diagnóstico e prescrição. A verdadeira missão está em informar, acolher, participar, apoiar e confortar as pessoas em suas dores e sofrimentos. Em ser uma referência técnica e humana em momentos de intensa insegurança e medo.

Todos os artigos desenvolvidos pela nossa equipe editorial são revisados por médicos da sua especialidade, esforçando-nos sempre para ser objetivos e apresentar os dois lados do argumento. Pode consultar a nossa equipe de especialistas Aqui

A nossa equipe concentra-se assim em garantir que o conteúdo, os produtos e os serviços fornecidos pela plataforma mantenham os mais elevados padrões de integridade médica, ajudando a garantir que todas as informações que o usuário recebe, sejam precisas, e baseadas em evidências, atuais e confiáveis.

Para além disso, todo o conteúdo é revisado e atualizado continuamente para garantir a sua precisão.

O processo de atualizações é simples.

Sabemos que os padrões de tratamento para algumas condições, como o câncer e a diabetes (por exemplo) mudam e estão em constante evolução, de modo que, existem conteúdos que devem ser revisados com maior frequência, de forma a garantirmos que a informação existente e recém-publicada reflita sempre as informações mais precisas e atuais. Saiba mais sobre nós Aqui

Se encontrou alguma imprecisão ou erro nos nossos conteúdos, informe-nos através da nossa página de Contato.