-->Real Picadeiro - Pêra, Algarve

Real Picadeiro

Publicado em 09/01/2011. Revisado por Equipe Editorial a 13 janeiro 2018

Dedicado ao nobre cavalo Lusitano, o Real Picadeiro abriu as portas no verão passado.

Nobre e corajoso, o cavalo Lusitano é muito apreciado não só em Portugal, mas também a nível internacional, onde participa em inúmeras provas equestres. Conhecido como o cavalo de sela mais antigo do mundo, este belo animal é agora o ponto central do Real Picadeiro, inaugurado em Julho deste ano, em Pêra.

Com um hectare de área, um picadeiro coberto, estábulos, um bar e um picadeiro ao ar livre com bancadas, o Real Picadeiro é um projecto do casal José Felício e Sónia Calixto, que quiseram criar um espaço multifacetado propício à realização de várias actividades equestres, desde aulas de equitação, desbaste e ensino, hipoterapia e a recepção de cavalos a penso. Contudo, o principal objectivo do Real Picadeiro, para além da promoção do cavalo Lusitano – o casal trabalha exclusivamente com Lusitanos e tem 14 exemplares da raça no seu espaço -, é a realização de galas equestres onde são realizados exercícios de Alta Escola. “A equitação que temos aqui é uma equitação mais clássica que apenas trata de aflorar o que os cavalos já sabem fazer em liberdade. Trabalhamos esses movimentos numa base académica, cumprindo vários passos e ginasticando o cavalo,᾿ explicou José, que cresceu rodeado por cavalos e desenvolveu uma paixão particular pelos Lusitanos.

Não dispondo ainda de uma quadra de cavalos suficiente para apresentar um espectáculo de uma hora, o Real Picadeiro contou com a ajuda do Centro Equestre da Lezíria Grande e do seu fundador, o Mestre Luís Valença, que participou não só nas duas galas realizadas pelo Real Picadeiro este Verão, mas também no espectáculo Algarve Lusitano, que decorreu na Fatacil, em Agosto. “O Luís Valença tem divulgado o Lusitano por todo o mundo com grande dignidade e ficámos muito honrados por contar com a sua ajuda,᾿ disse José, acrescentando que o seu objectivo é desenvolver uma gala completamente própria, que deverá ser apresentada no próximo Verão. “Um dos nossos objectivos é organizar as galas e os cavalos trabalham nesse sentido. Queremos mostrar às pessoas os cavalos Lusitanos mas também explicar a sua história,᾿ disse Sónia.

Segundo a proprietária, outro grande objectivo do Real Picadeiro é “desenvolver um espaço multi-facetado, que se poderá adequar à organização de eventos particulares e empresariais, como casamentos, provas de vinho e concertos.᾿ Neste sentido, para além da construção de um novo estábulo para acolher mais animais, os proprietários pretendem erguer um restaurante, que irá complementar os eventos e servir de apoio aos utilizadores do centro equestre. Para dinamizar ainda mais o espaço, o bar existente irá também receber festas temáticas no próximo Verão. “O que queremos aqui é que o cavalo seja um tempero. Se introduzirmos a figura de um cavalo e seu cavaleiro num evento, quem assistir ao mesmo vai ficar impressionado pela ligação do cavalo e isso só vai levar o evento a um patamar superior,᾿ garantiu José.

Mas, até à concretização destes projectos, o Real Picadeiro irá funcionar basicamente como um pólo equestre. As aulas de equitação, que se realizam de terça a domingo, contam já com 20 alunos e estão disponíveis não só para adultos mas também para crianças a partir dos cinco anos. No entanto, e independentemente da idade, os alunos são sempre aconselhados a começar pelo volteio. “A pessoa tem de perceber o seu centro de gravidade sem estar agarrada à sela ou às rédeas,᾿ explicou José. Sendo um cavalo cooperante com quem o monta, o Lusitano é novamente uma boa opção. “É um cavalo corajoso, muito nobre e com uma sensibilidade muito portuguesa.᾿

Aulas de equitação:

3ª a 6ª feira – 14h30 às 18h30
Sábado – 9h/13h e 15h/18h30
Domingo – 9h às 13h

www.realpicadeiro.com

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Equipe Editorial

A essência da medicina não se restringe apenas ao diagnóstico e prescrição. A verdadeira missão está em informar, acolher, participar, apoiar e confortar as pessoas em suas dores e sofrimentos. Em ser uma referência técnica e humana em momentos de intensa insegurança e medo.

Todos os artigos desenvolvidos pela nossa equipe editorial são revisados por médicos da sua especialidade, esforçando-nos sempre para ser objetivos e apresentar os dois lados do argumento. Pode consultar a nossa equipe de especialistas Aqui

A nossa equipe concentra-se assim em garantir que o conteúdo, os produtos e os serviços fornecidos pela plataforma mantenham os mais elevados padrões de integridade médica, ajudando a garantir que todas as informações que o usuário recebe, sejam precisas, e baseadas em evidências, atuais e confiáveis.

Para além disso, todo o conteúdo é revisado e atualizado continuamente para garantir a sua precisão.

O processo de atualizações é simples.

Sabemos que os padrões de tratamento para algumas condições, como o câncer e a diabetes (por exemplo) mudam e estão em constante evolução, de modo que, existem conteúdos que devem ser revisados com maior frequência, de forma a garantirmos que a informação existente e recém-publicada reflita sempre as informações mais precisas e atuais. Saiba mais sobre nós Aqui

Se encontrou alguma imprecisão ou erro nos nossos conteúdos, informe-nos através da nossa página de Contato.