8 Receitas Caseiras Para Clarear os Dentes Rápido em Casa (Sem Destruir o Esmalte)

Revisado por Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653) a 19 novembro 2018

A nossa cultura está cada vez mais fascinada com os dentes brancos.

Diariamente são-nos colocadas à frente “notícias” que nos mostram celebridades com os seus dentes brilhantes e extremamente brancos.

Fruto desta influência, parece que atualmente esta tendência se tornou quase uma “obrigação“, ter os dentes brancos.

A industria deste nicho de tratamentos diz-nos que o clareamento dental convencional (branqueamento) é um procedimento seguro, quando realizado por especialistas.

No entanto, alguns médicos alertam para os possíveis riscos e efeitos colaterais do tratamento.

Apenas um aparte. Você sabia que a atriz Julia Roberts apenas utiliza bicarbonato de sódio para manter o sorriso branco e brilhante. É verdade, mas, o bicarbonato de sódio será mesmo uma opção segura?

No artigo de hoje, em que lhe revelamos Como Clarear os Dentes Rapidamente em Casa sem Destruir o Esmalte Dentário, detalhamos várias estratégias que pesquisamos e que consideramos seguras para uma utilização a longo prazo.

Iremos também fornecer alguns remédios caseiros excelentes para providenciar um suporte de clareamento extra, sem os potenciais riscos associados aos clareamentos de consultório.

Clarear Os Dentes Antes E Depois

Como poderei clarear os dentes naturalmente e de forma segura em casa, Sem Desgastar o Esmalte Dentário?

Tenho a certeza que conhece bem a mentalidade do “eu quero isso agora”.

O que quero dizer com isto é que cada um de nós tem cá dentro “uma criança impaciente, de 3 ou 4 anos”, que quer que os desejos de hoje sejam cumpridos “ONTEM”.

Se permitirmos que essa criança impaciente que habita dentro de nós nos guie quando falamos em clarear os dentes, estamos a ir diretos a possíveis problemas.

A analogia de um sprint contra uma maratona

Se pretendemos um clareamento massivo e rápido, iremos pagar por isso a longo prazo.

É preciso estarmos dispostos a pensar “a longo prazo” e não nos benefícios a curto prazo.

A boa notícia é que existem imensos protocolos simples que pode aplicar em casa, e que o/a ajudarão a clarear naturalmente os dentes, sem destruir o esmalte.

“Mas é importante ter a consciência de que isso não acontecerá da noite para o dia, nem tão pouco em 2 minutos.”

O plano a longo prazo para ter um sorriso branco e saudável

(1) Tire fotos datadas do seu sorriso para que possa acompanhar o progresso do clareamento.

Sabia que o ser humano adora os mecanismos de feedback, pois estes oferecem uma forma objetiva de constatar o nosso progresso.

Sem um mecanismo de feedback, como uma simples fotografia, será difícil ver as mudanças positivas que você já alcançou.

(2) Defina um rumo. Leia a lista de receitas que lhe apresentamos abaixo e decida qual o método que pretende utilizar.

De seguida, dê 2 a 3 meses e marque no seu calendário o dia para tirar a segunda foto do ‘antes e depois’.

Certifique-se de tirar as fotos no mesmo local e à mesma hora do dia, para que não existam grandes diferenças de iluminação.

(3) Qualquer que seja a estratégia que você escolha, o primeiro passo será sempre identificar os maus hábitos que estão na causa dos dentes escuros, amarelados, descoloridos e manchados.

Este passo é fundamental para começar bem o seu plano de clareamento natural.

Afinal de contas, deixar que os dentes entrem em contato com vinho tinto ou com um smoothie verde, enquanto os tenta clarear naturalmente, é o mesmo que dar dois passos em frente e um para trás.

As minhas estratégias de clareamento seguras e favoritas

“Oil pulling” (Bochechar Óleo)

“Oil Pulling” Bochechar Óleo Para Clarear Os Dentes

Cá por casa, a nossa estratégia de clareamento preferida é o “oil pulling”.

A razão desta nossa preferência é porque, ao contrário de muitas outras estratégias de branqueamento (que podem danificar o esmalte dentário e o tecido das gengivas), o “oil pulling” ajuda na verdade a reduzir as cáries dentárias e a gengivite.

A desvantagem do “oil pulling” é que demora algum tempo a realizar, pois o protocolo sugere habitualmente que o óleo seja ativamente bochechado durante 20 minutos.

A razão para o “oil pulling” funcionar para Clarear os Dentes é a semelhança que esta técnica tem com aquilo que o óleo do motor faz ao seu carro.

Pense nisto. Quando o óleo do carro é mudado, o óleo limpo vai, digamos, despoluído. Mas o óleo usado, que sai do carro, é lamacento.

Essa lama é o desperdício do motor que se vai acumulado e que é removido do motor pelo óleo.

O mesmo acontece com o “oil pulling”.

Tem-se comprovado cientificamente (1, 2, 3, 4) que o “oil pulling” ajuda a impedir a doença gengival (periodontite).

Realizar o método com o uso de óleo de coco também irá diminuir o risco de cáries dentárias.

Um dos componentes do óleo de coco, chamado monolaurina, mostrou ser um agente antimicrobiano muito eficaz contra o principal microrganismo envolvido na formação das cáries dentárias, o Streptococcus mutans.

Bicarbonato de sódio

Bicarbonato De Sódio Antes E Depois Do Clareamento

Enquanto algumas pessoas argumentam na internet que o bicarbonato de sódio é extremamente abrasivo para a utilização regular na cavidade oral, a ciência diz-nos que o bicarbonato de sódio é, na verdade, inócuo (Não prejudicial). (1, 2, 3, 4)

 

Na escala “Abrasão Relativa da Dentina” (ARD) , os investigadores dentários classificaram uma grande quantidade de produtos de higiene oral para determinar o quão abrasivos eles são.

A escala varia de 0 (para os que não têm abrasividade), até 269 (que seriam bons até para “polir o para-choques do velho carro do seu avô”).

O bicarbonato de sódio está classificado em 7 na escala ARD. Portanto, apresenta uma abrasividade muito baixa, sendo segura a sua utilização.

O truque da utilização do bicarbonato de sódio no clareamento é concentrá-lo nos dentes da frente, enquanto este muda de pó e mistura-se com a saliva.

Após o bicarbonato estar praticamente líquido na boca (quando misturado com a saliva), mesmo assim ele terá uma ligeira capacidade para remover manchas, no entanto, se você quiser concentrar-se no clareamento, foque-se primeiro nos dentes da frente.

Lembre-se: seja gentil. Não é para ser uma maratona. Só porque o bicarbonato de sódio tem um baixo índice ARD não significa que você deva utilizá-lo de forma tão intensa.

Argila Bentonita

Argila Bentonita Para Obter Dentes Mais Brancos

As argilas têm a capacidade única de serem muito suaves (pouco abrasivas), mas ao mesmo tempo capazes de polir os dentes de forma eficaz.

Na verdade, um tipo específico de argila, a Argila de Caulino Branca, possui a pontuação mais elevada na investigação sobre a “Eficiência da limpeza”.

Esta eficiência de limpeza é dada pela combinação de um baixo score de abrasividade com uma alta eficácia para remover manchas.

Embora qualquer argila seja apropriada para este uso, a argila de caulino branca destaca-se ligeiramente das outras.

Utilize a mesma estratégia que a explicada para o bicarbonato de sódio. Concentre-se nos dentes da frente, enquanto a argila é incorporada na saliva.

Carvão ativado

Clarear Os Dentes Com Carvão Ativado

O carvão ativado é outra estratégia caseira de clareamento dental natural bastante popular.

Há quem diga que esta aplicação faz maravilhas. Outros argumentam que não funciona. Afinal que tem razão?

Pensamos que grande parte desta disparidade de opiniões se deve àquelas pessoas que dizem que o carvão vegetal ativado (Carbo activatus) não funciona porque esperam que o carvão funcione da mesma forma que as fitas ou tiras de clareamento comerciais (ou seja, durante a noite).

Lembre-se da maratona…

De forma semelhante ao “oil pulling”, faz todo o sentido que o carvão ativado extraia as manchas dos dentes, escurecimento e amarelamento causado por tabagismo, alimentos, entre outros.

Afinal de contas, o carvão vegetal ativado é muitas vezes utilizado no interior do organismo, quando se suspeita de um caso recente de intoxicação alimentar.

Na verdade, sempre que viajo, levo sempre comigo uma garrafa de cápsulas de carvão ativado, porque no passado passei muito mal durante uma das minhas viagens.

Possíveis riscos do uso diário de carvão ativado

No entanto, existem algumas preocupações sobre os potenciais problemas que podem advir da utilização regular do carvão ativado como pó de clareamento dental.

Perceba, o motivo pelo qual o carvão ativado funciona no tratamento da intoxicação alimentar é porque ele se liga a tudo o que entra em contacto com ele.

Por isso, existem vários riscos acerca do uso interno de carvão ativado, uma vez que ele pode interferir na absorção de medicamentos, bem como de vitaminas e minerais.

Um dos benefícios de escovamos os dentes diariamente é que esta prática aumenta a quantidade de saliva presente na nossa boca, o que consequentemente fornece aos nossos dentes a remineralização necessária (que ocorre através do contato com grandes quantidades de saliva).

No entanto, se escovarmos diariamente os dentes com carvão ativado, a nossa preocupação será a capacidade de ligação do carvão que irá prender ou roubar os minerais necessários e inibir esta importante ação remineralizante da saliva.

Desta forma, consideramos que a escovagem com carvão ativado para clarear os dentes é segura, desde que a utilize com moderação ou durante 1 a 2 semanas, no máximo.

Não encorajamos (de forma alguma) a utilização de carvão ativado na cavidade oral como uma prática diária, pelo menos até que novas pesquisas demonstrem que tal procedimento não inibe a remineralização.

Peróxido de hidrogénio diluído

Peróxido De Hidrogénio Diluído Para Tirar Manchas Dos Dentes

Sabemos que alguns de vocês deverão estar a pensar: “Espere um segundo! Não é o peróxido de hidrogénio que provoca todos os problemas associados aos tratamentos de clareamento dentário convencionais?”. Sim, é verdade.

No entanto, como em muitas situações, os pequenos detalhes fazem toda a diferença.

Além disso ele possui propriedades antimicrobianas que podem beneficiar os que sofrem de doenças orais como a gengivite, e a placa bacteriana (2), e combater o mau hálito, eliminando as bactérias causadoras de maus odores na boca.

Muitos estudos demonstraram que o peróxido de hidrogénio (água oxigenada) é perigoso em concentrações elevadas, como as utilizadas nos tratamentos convencionais de clareamento.

Alguns estudos demonstraram até alguns riscos mesmo quando utilizado em concentrações baixas, como 3%.

Voltamos à maratona…

Se optar por utilizar o peróxido de hidrogénio para reforçar o clareamento dos dentes, mantenha-o numa concentração muito baixa. Não sugerimos o uso de concentrações superiores a 1% (máximo de 1,5%).

O nosso corpo produz peróxido de hidrogénio…Sabia?

Dada toda a “confusão da imprensa” acerca do peróxido de hidrogénio, é importante saber que o próprio corpo humano, também ele produz peróxido de hidrogénio, principalmente nos pulmões, intestino e glândula tireoide.

Um estudo incrível, realizado em 2009 na Universidade de Harvard, sugere que a presença de peróxido de hidrogénio “chama”, na verdade, as células do sistema imunitário para se deslocarem até ao local de lesão.

Isto faz sentido quando você considera que o peróxido de hidrogénio é uma estratégia de “defesa” biológica fundamental, que opera a nível celular.

Por esta razão, apoiamos a ideia de utilizar peróxido de hidrogénio diluído, quando se está a lidar com uma doença significativa das gengivas.

No entanto, “dada a confusão de conclusões presentes na literatura científica” acerca da relativa segurança do peróxido de hidrogénio, e uma vez que estamos a falar de uma questão estética, talvez seja boa ideia dar oportunidade, em primeiro lugar, a outras soluções e guardar o peróxido de hidrogénio para questões mais graves, como as infecções.

Dito isto, se optar por utilizar água oxigenada diluída na sua boca, mantenha a concentração verdadeiramente baixa e bocheche durante vários minutos para aumentar o “tempo em contacto com os dentes”.

Açafrão-da-terra

Clarear Os Dentes Com Açafrão Da Terra, Curcuma

A “menção honrosa” vai para a utilização do açafrão-da-terra em pó (cúrcuma, turmérico, açafrão-da-índia) de nome científico Curcuma Longa, como um clareador de dentes natural.

Uma das coisas que aprendi quando comecei a fazer os meus próprios produtos de beleza é que o uso de ingredientes naturais não só elimina as coisas ruins do corpo, como ainda oferecem uma montanha de usos incríveis.

O seguinte estudo descobriu que a curcuma tem um efeito extremamente positivo na inflamação gengival, enquanto que uma revisão do Journal of Natural Biology, Science & Medicine concluiu que esta pode ser benéfica para a dor de dentes.

Ainda não testei o uso do açafrão-da-terra com esta finalidade, por isso não posso “opinar” sobre a sua eficácia.

No entanto, aqui fica uma palavra de advertência: o açafrão deixa manchas em tudo o que toca, incluindo roupas, escova de dentes e a pia do banheiro.

No entanto, são muitos os usuários que afirmam o açafrão-da-terra como um excelente clareador dental.

Como maximizar o efeito do clareamento natural?

O fator “tempo em contato com os dentes”…

Além das estratégias abrasivas que simplesmente esfregam as manchas dos dentes, todas as técnicas de clareamento, quer se tratem de técnicas usadas em consultório ou naturais, ambas necessitam do tempo necessário de atuação.

Aliás, é por esta razão que os cremes dentais de clareamento comerciais que contêm alguma forma de peróxido não são verdadeiramente benéficas. Simplesmente não funcionam!

Isto porque essas pastas de dentes não têm “o tempo em contato com os dentes” necessário para realizar o seu propósito de descoloração/clareamento.

Então, para dar um impacto ainda mais positivo a qualquer estratégia que você escolha, deixe-a atuar nos dentes durante alguns minutos, antes de enxaguar bem a boca.

Ou melhor: tente algumas destas técnicas “híbridas” para obter um efeito de clareamento ainda mais potente.

Combine estratégias

Na minha opinião, faz todo o sentido combinar dois ou mais destes remédios caseiros para maximizar a eficácia do tempo que você usa a clarear os dentes.

1 – “Oil pulling” e carvão ativado

Experimente, por exemplo, misturar uma cápsula de carvão ativado com o óleo que você planeia utilizar no “oil pulling” de hoje.

Desta forma, irá beneficiar tanto da capacidade de remoção de manchas do “oil pulling” como do carvão vegetal ativado, ao mesmo tempo que aumenta o fator “tempo em contacto com os dentes” tendo em conta a quantidade de tempo usada no “oil pulling” (cerca de 20 miutos).

2 – Escove os dentes com bicarbonato de sódio e pó de argila

Faça uma mistura simples de bicarbonato de sódio com pó de argila para beneficiar do suave efeito abrasivo de cada um deles.

Adicione, se desejar, um pouco de xilitol para estimular a remineralização, enquanto realiza o método!

Para finalizar, seja qual for a(s) estratégia(s) escolhida(s), não se esqueça de cuidar conscientemente do esmalte dentário.

Esperamos que estas receitas naturais o/a ajudem a ter um sorriso mais saudável, feliz (e mais brilhante). Hoje e sempre!

E quanto a você? Que estratégias já utilizou para clarear os seus dentes? Obteve alguns benefícios com elas? Tem alguma sugestão de técnicas que deveremos evitar?

Descubra 4 Opções de Clareamento de Dentes Natural Para Dentes Amarelos e com Manchas Escuras