Recessão gengival (Falta de Gengiva) – Tratamento, Enxerto, Sintomas, Causas

Revisão Clínica: Drª Raquel Camelo (Dentista - CRO MG nº 45914). Atualizado: 14/07/21

Em odontologia, recessão gengival (enfraquecimento da gengiva ou falta de gengiva) refere-se á exposição das raízes dos dentes causada por uma perda de tecido da gengiva e/ou da retracção da margem gengival a partir da coroa do dente.

Continua depois da Publicidade

Fotos Antes e Depois

Recessão gengival (Falta de Gengiva) antes e depois

O enfraquecimento da gengiva é um problema bastante comum em adultos com mais de 40 anos de idade, mas também pode ocorrer em adolescentes.

Esta pode surgir com ou sem a concomitante diminuição da coroa-a-relação raiz (recessão do osso alveolar).

OBS: Artigo pendente para tradução

Causas

Há várias causas possíveis para a recessão gengival:

– A posição dos dentes anormais, tais como aglomeração dente , dando cobertura inadequada de um ou mais dentes, do osso da maxila .

– Tecido fino, frágil ou insuficiente gengival hereditária.

– Overaggressive escovar, que faz com que o esmalte na linha da gengiva para ser desgastado esfregando os lados dos dentes de forma washboard

– A doença periodontal.

– Inadequada escovação ou uso do fio dental , que permite que as bactérias de construir-se entre os dentes, resultando em enzimas alimentares do osso para longe dos dentes

– Fio dental impróprio (ou seja, uso do fio dental demasiado aproximadamente ou agressivamente)

– Distúrbios alimentares, a partir de auto-indução de vômito

– Mergulhando de tabaco, o que afeta o forro membrana mucosa da boca e causar retração gengival ao longo do tempo

– Ranger dos dentes (bruxismo)

Continua depois da Publicidade

– Intencional retração gengival. Por exemplo, o dente adulto não pode crescer para fora da gengiva, e para remediar esta situação, um processo chamado de exposição é feito. Ele envolve o tecido da gengiva sendo cortado para permitir que o dente adulto a crescer para fora. Esta é uma causa menos freqüente de recessão gengival.

– Movimento ortodôntico de adultos de dentes.

– Piercings no lábio ou língua que desgastar a gengiva friccionando contra ela.

– Sensibilidade a detergentes, tais como lauril sulfato de sódio (SLS), que são encontrados nas pastas dentífricas mais comerciais.

– Escorbuto

Sintomas

Retirada da goma, geralmente não é uma aguda condição. Na maioria dos casos, recuando de gomas é uma doença progressiva que ocorre gradualmente ao longo dos anos.

Esta é uma razão que é comum ao longo de 40 anos.

Porque as mudanças na condição da gengiva de um dia para outro são mínimas, os pacientes se acostumar com a aparência das gengivas e tendem a não perceber a recessão visualmente.

Recessão gengival pode passar desapercebido até que a condição começa a causar sintomas.

Os seguintes sinais e sintomas podem indicar recessão gengival:

Dentes sensíveis – Dentes-se sensíveis aos alimentos quentes e frios ou doce, azedo, ou picante. Se o cemento cobrindo a raiz não é protegido pela gengiva mais, é facilmente desgastados expondo os túbulos dentinários a estímulos externos.

Dentes também pode aparecer mais do que o normal (a maior parte da coroa é visível se as gengivas estão retrocedendo).

As raízes do dente são expostas e visível.
O dente sente entalhado na linha da gengiva
A mudança de cor do dente (devido à diferença de cor entre o esmalte e do cemento)
Os espaços entre os dentes parecem crescer (o espaço é o mesmo, mas parece maior porque a gengiva não encha mais).
Cavidades abaixo da linha da gengiva

Se a retirada da goma é causada por gengivite , os seguintes sintomas podem estar presentes:

Inchado, vermelho ou inchado (inflamado) gengivas
Sangramento da gengiva durante a escovação ou uso do fio dental
Mau hálito ( halitose )

Continua depois da Publicidade

Em alguns casos, é o tratamento da gengivite, que revela um problema retirada da goma, que foi previamente mascarado pelo inchaço das gengivas. [3]

Tratamento da recessão gengival

O tratamento deve começar com a resolução do problema que causou a recessão gengival.

Se hiperativa escovação é a causa, o paciente deve considerar a compra de uma escova de dentes macia e usar uma técnica mais suave escovação.

Se o pobre placa de controle foi um fator contribuinte, melhor higiene oral deve ser realizada, combinado com profissionais regulares limpezas dentais como profilaxia.

Se o cálculo grave (tártaro) foi a causa, então, um processo chamado de raspagem e alisamento radicular pode ser necessário limpar os dentes e curar inflamação na gengiva (gomas).

Se má oclusão (mordida errada) foi um fator, um ajuste oclusal (ajuste da mordida) ou tala mordida pode ser recomendada.

Se causas específicas medidas não forem suficientes, tecidos moles cirurgia de enxerto pode ser usado para criar mais gengiva.

O tecido utilizado pode ser autólogo de tecido a partir de um outro local na boca do paciente, ou pode ser um produto liofilizado de tecidos ou sintéticos membranas.

Uma nova pesquisa está focada no uso de células-tronco para a cultura gengiva dos pacientes próprios para substituir as gengivas recuaram [ carece de fontes ].

Enxerto de gengiva

Dependendo da forma da retirada da goma e os níveis de osso em torno dos dentes, as áreas de retirada da goma podem ser regeneradas com tecido gengival novo usando uma variedade de goma de enxerto ” periodontais cirurgia plástica “procedimentos realizados por um especialista em periodontia (um periodontista).

Estes procedimentos são normalmente concluída sob anestesia local com ou sem a sedação consciente , como o paciente preferir.

Isso pode envolver o reposicionamento do tecido gengival adjacente para cobrir a recessão (chamado de enxerto do pedículo), ou o uso de enxerto livre de tecido conjuntivo gengival ou do céu da boca (chamado de enxerto gengival livre ou de um enxerto de tecido conjuntivo subepitelial ).

Alternativamente, um material chamado de matriz dérmica acelular (processado aloenxerto de pele humano doado) podem ser utilizados em vez de tecido de paladar do próprio paciente.

Fator de crescimento – técnicas

Avanços recentes têm visto a introdução do fator de crescimento derivado de plaquetas (PDGF) material de enxerto ósseo infundido.

Este material é geralmente combinado com a matriz celular para formar uma pasta mole do osso que é depois coberta pelo enxerto .

O desenvolvimento deste tipo de osso e tecido celular da matriz (também conhecido como orto-enchimento), resulta em maior osseointegração com osso saudável do paciente e dos tecidos moles.

A cura de tais procedimentos requer 2-4 semanas.

Após alguns meses, os resultados podem ser avaliados e, em alguns casos, o novo tecido tem de ser remodelado em um procedimento muito pequenas para obter um resultado óptimo.

Nos casos em que a recessão não é acompanhada por perda óssea periodontal, completa ou quase completa cobertura da área de recessão é possível (carece de fontes)

Autores
Drª Raquel Camelo (Dentista - CRO MG nº 45914)

Dentista, Cirurgiã Dentista - CRO MG nº 45914

A Drª Raquel Borges Camelo Surette é formada em odontologia pelo centro universitário Newton Paiva em 2015. Finalizando a especialização em cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial pela universidade federal de Minas Gerais em dez 2018 hospital metropolitano Odilon Berehns.

Frequentou o estágio não remunerado no hospital da baleia com equipe dr belini freire Maia de 2014 a 2016 em cirurgia Ortognatica.

Frequentou o Estágio não remunerado no hospital de pronto socorro João XXIII de 2014 a 2016 em cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial equipe dr Bernardo greco.

Efetiva no Institute for Advanced dental Studies clínica dr. Marcelo camelo desde 2015.

Possuí o registro no conselho Federal de Odontologia nº CRO/MG/45914

Contatos: Tel. 31 33359300 - 31 995059300

Também pode encontrar a Raquel no Linkedin e no Instagram

A informação foi útil? Sim / Não

Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.

Encontrou um erro? Está faltando a informação que está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


    Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a questões sobre a sua saúde ou aconselhá-lo/a nesse sentido.
    Última atualização da página em 14/07/21