Como resultado dos avanços médicos realizados nos últimos anos, a reconstrução mamária é hoje uma nova opção para a maioria das mulheres, mesmo aquelas que tenham sido submetidas a uma mastectomia radical (cirurgia de remoção completa da mama).
Infelizmente, muitas mulheres ainda não conhecem esta possibilidade.
Nem todas as mulher que tenham realizado uma mastectomia encontram necessidade em realizar a reconstrução. No entanto, para outras, a remoção do peito pode produzir uma série de transtornos psicológicos, que podem levar ocasionalmente à depressão.
Fotos antes e depois
Abaixo mostramos alguns resultados finais da Reconstrução Mamária após mastectomia, juntamente com a correção da cor do mamilo acrônico e da areola.
Clique para ver as imagens 1, 2, 3
Em casos de comprovada a remoção do câncer, não é favoravel fazer-se uma reconstrução imediatamente ao mesmo tempo da mastectomia, uma vez que existem sempre algumas dificuldades técnicas, principalmente a falta de informações sobre qual a extensão da doença e a necessidade de tratamentos posteriores.
Recomendamos então assim só fazer a reconstrução após terminar o tratamento do cancro.
Em casos que exige-se apenas fazer uma mastectomia, a reconstrução poderá ser iniciada após 6 meses do pós-operatório.
Em pacientes que requeiram um tratamento cirúrgico completo, com quimioterapia, radioterapia ou terapia hormonal, a reconstrução pode ser feita passados 3 meses do tratamento concluido .
O preço da reconstrução mamária
Quanto custa? Cada caso é único, sendo que o preço dependerá sempre do grau reconstrutivo a realizar. No Brasil por exemplo, o preços variam entre R$ 2.500,00 a R$ 9.000,00.
Existem várias técnicas disponíveis para uma reconstrução mamária, e a utilização de qualquer uma destas técnicas depende das características de cada paciente (qualidade e quantidade de tecido disponível, típico da mama contralateral, postura corporal, etc) ..
Cada paciente deve ser avaliado individualmente, não só em relação ao seu exame físico, mas também a respeito do seu desejo de recuperar o peito e a vontade que tem de se submeter à cirurgia que envolve toda a reconstrução.
A nossa abordagem é que se escolha para cada paciente, o método mais simples e o que dá melhor resultado.
Reconstrução Mamária com expansor e implante
Coloque um expansor / implante de mama no peito, no momento da mastectomia.
O dispositivo consiste de uma pequena cúpula e um tubo de enchimento que é colocado próximo ao implante.
Durante um período de semanas ou meses, a solução salina é injetada na cúpula para expandir o implante e fazer com que todo o tecido aumente (cresça).
Uma vez que o tamanho desejado foi alcançado, o tubo de enchimento e a cúpula podem ser retirados através de um procedimento ambulatorial simples, deixando o implante no lugar.
Transplante com Tecido do proprio corpo, ou cirurgia de retalho
Este tipo de reconstrução da mama é o principal e o mais vezes executado.
É de longe uma das melhores opções que temos para a reconstrução de uma mulher amputada através de mastectomia por câncer de mama.
O retalho é obtido a partir da região abdominal ( Retalho Tram), gluteos , ou dorsal (Retalho do Músculo Grande Dorsal) , e você pode escolher o tamanho ” grande ou pequeno”, conforme necessário .
Neste procedimento, existe uma cicatriz abdominal que vai de um lado do abdômen e passa através da zona púbica.
Esta cicatriz pode ser escondida na roupa íntima da paciente, e o resultado final no abdómen é como uma cicatriz de uma abdominoplastia ou cirurgia plástica do abdômen.
Transplante Dorsal
Este método é chamado de Retalho do Músculo Grande Dorsal.
Durante esse procedimento, retira-se uma pequena parte da pele e músculo das costas ou em baixo do seu braço, e transfere-se para a região do peito, onde é usada para reconstruir os seus seios.
A essência da medicina não se restringe apenas ao diagnóstico e prescrição. A verdadeira missão está em informar, acolher, participar, apoiar e confortar as pessoas em suas dores e sofrimentos. Em ser uma referência técnica e humana em momentos de intensa insegurança e medo.
Todos os artigos desenvolvidos pela nossa equipe editorial são revisados por médicos da sua especialidade, esforçando-nos sempre para ser objetivos e apresentar os dois lados do argumento. Pode consultar a nossa equipe de especialistas Aqui
A nossa equipe concentra-se assim em garantir que o conteúdo, os produtos e os serviços fornecidos pela plataforma mantenham os mais elevados padrões de integridade médica, ajudando a garantir que todas as informações que o usuário recebe, sejam precisas, e baseadas em evidências, atuais e confiáveis.
Para além disso, todo o conteúdo é revisado e atualizado continuamente para garantir a sua precisão.
O processo de atualizações é simples.
Sabemos que os padrões de tratamento para algumas condições, como o câncer e a diabetes (por exemplo) mudam e estão em constante evolução, de modo que, existem conteúdos que devem ser revisados com maior frequência, de forma a garantirmos que a informação existente e recém-publicada reflita sempre as informações mais precisas e atuais. Saiba mais sobre nós Aqui
Se encontrou alguma imprecisão ou erro nos nossos conteúdos, informe-nos através da nossa página de Contato.
Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.
Encontrou um erro? Está faltando a informação que está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.