Entenda os benefícios da Reconstrução de Mama e quanto custa o procedimento

Revisado por Equipe Editorial a 22 junho 2018

Como resultado dos avanços médicos realizados nos últimos anos, a reconstrução mamária é hoje uma nova opção para a maioria das mulheres, mesmo aquelas que tenham sido submetidas a uma mastectomia radical (cirurgia de remoção completa da mama).

Entenda Os Benefícios Da Reconstrução De Mama

Infelizmente, muitas mulheres ainda não conhecem esta possibilidade.

Nem todas as mulher que tenham realizado uma mastectomia encontram necessidade em realizar a reconstrução. No entanto, para outras, a remoção do peito pode produzir uma série de transtornos psicológicos, que podem levar ocasionalmente à depressão.

Fotos antes e depois

Abaixo mostramos alguns resultados finais da Reconstrução Mamária após mastectomia, juntamente com a correção da cor do mamilo acrônico e da areola.

Clique para ver as imagens 1, 2, 3

Em casos de comprovada a remoção do câncer, não é favoravel fazer-se uma reconstrução imediatamente ao mesmo tempo da mastectomia, uma vez que existem sempre algumas dificuldades técnicas, principalmente a falta de informações sobre qual a extensão da doença e a necessidade de tratamentos posteriores.

Recomendamos então assim só fazer a reconstrução após terminar o tratamento do cancro.

Em casos que exige-se apenas fazer uma mastectomia, a reconstrução poderá ser iniciada após 6 meses do pós-operatório.

Em pacientes que requeiram um tratamento cirúrgico completo, com quimioterapia, radioterapia ou terapia hormonal, a reconstrução pode ser feita passados 3 meses do tratamento concluido .

O preço da reconstrução mamária

Quanto custa? Cada caso é único, sendo que o preço dependerá sempre do grau reconstrutivo a realizar. No Brasil por exemplo, o preços variam entre R$ 2.500,00 a R$ 9.000,00.

Existem várias técnicas disponíveis para uma reconstrução mamária, e a utilização de qualquer uma destas técnicas depende das características de cada paciente (qualidade e quantidade de tecido disponível, típico da mama contralateral, postura corporal, etc) ..

Cada paciente deve ser avaliado individualmente, não só em relação ao seu exame físico, mas também a respeito do seu desejo de recuperar o peito e a vontade que tem de se submeter à cirurgia que envolve toda a reconstrução.

A nossa abordagem é que se escolha para cada paciente, o método mais simples e o que dá melhor resultado.

Reconstrução Mamária com expansor e implante

Coloque um expansor / implante de mama no peito, no momento da mastectomia.

O dispositivo consiste de uma pequena cúpula e um tubo de enchimento que é colocado próximo ao implante.

Durante um período de semanas ou meses, a solução salina é injetada na cúpula para expandir o implante e fazer com que todo o tecido aumente (cresça).

Uma vez que o tamanho desejado foi alcançado, o tubo de enchimento e a cúpula podem ser retirados através de um procedimento ambulatorial simples, deixando o implante no lugar.

Transplante com Tecido do proprio corpo, ou cirurgia de retalho

Este tipo de reconstrução da mama é o principal e o mais vezes executado.

É de longe uma das melhores opções que temos para a reconstrução de uma mulher amputada através de mastectomia por câncer de mama.

O retalho é obtido a partir da região abdominal ( Retalho Tram), gluteos , ou dorsal (Retalho do Músculo Grande Dorsal) , e você pode escolher o tamanho ” grande ou pequeno”, conforme necessário .

Neste procedimento, existe uma cicatriz abdominal que vai de um lado do abdômen e passa através da zona púbica.

Esta cicatriz pode ser escondida na roupa íntima da paciente, e o resultado final no abdómen é como uma cicatriz de uma abdominoplastia ou cirurgia plástica do abdômen.

Transplante Dorsal

Este método é chamado de Retalho do Músculo Grande Dorsal.

Durante esse procedimento, retira-se uma pequena parte da pele e músculo das costas ou em baixo do seu braço, e transfere-se para a região do peito, onde é usada para reconstruir os seus seios.