Entenda os benefícios da Reconstrução de Mama e quanto custa o procedimento

Publicado em 13/10/2009. Revisado por Equipe Editorial a 22 junho 2018

Como resultado dos avanços médicos realizados nos últimos anos, a reconstrução mamária é hoje uma nova opção para a maioria das mulheres, mesmo aquelas que tenham sido submetidas a uma mastectomia radical (cirurgia de remoção completa da mama).

NÃO PARE AGORA… TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE 😉

Entenda Os Benefícios Da Reconstrução De Mama

Infelizmente, muitas mulheres ainda não conhecem esta possibilidade.

Nem todas as mulher que tenham realizado uma mastectomia encontram necessidade em realizar a reconstrução. No entanto, para outras, a remoção do peito pode produzir uma série de transtornos psicológicos, que podem levar ocasionalmente à depressão.

Fotos antes e depois

Abaixo mostramos alguns resultados finais da Reconstrução Mamária após mastectomia, juntamente com a correção da cor do mamilo acrônico e da areola.

Clique para ver as imagens 1, 2, 3

Em casos de comprovada a remoção do câncer, não é favoravel fazer-se uma reconstrução imediatamente ao mesmo tempo da mastectomia, uma vez que existem sempre algumas dificuldades técnicas, principalmente a falta de informações sobre qual a extensão da doença e a necessidade de tratamentos posteriores.

Recomendamos então assim só fazer a reconstrução após terminar o tratamento do cancro.

Em casos que exige-se apenas fazer uma mastectomia, a reconstrução poderá ser iniciada após 6 meses do pós-operatório.

Em pacientes que requeiram um tratamento cirúrgico completo, com quimioterapia, radioterapia ou terapia hormonal, a reconstrução pode ser feita passados 3 meses do tratamento concluido .

O preço da reconstrução mamária

Quanto custa? Cada caso é único, sendo que o preço dependerá sempre do grau reconstrutivo a realizar. No Brasil por exemplo, o preços variam entre R$ 2.500,00 a R$ 9.000,00.

Publicidade

Existem várias técnicas disponíveis para uma reconstrução mamária, e a utilização de qualquer uma destas técnicas depende das características de cada paciente (qualidade e quantidade de tecido disponível, típico da mama contralateral, postura corporal, etc) ..

Cada paciente deve ser avaliado individualmente, não só em relação ao seu exame físico, mas também a respeito do seu desejo de recuperar o peito e a vontade que tem de se submeter à cirurgia que envolve toda a reconstrução.

A nossa abordagem é que se escolha para cada paciente, o método mais simples e o que dá melhor resultado.

Reconstrução Mamária com expansor e implante

Coloque um expansor / implante de mama no peito, no momento da mastectomia.

Publicidade

O dispositivo consiste de uma pequena cúpula e um tubo de enchimento que é colocado próximo ao implante.

Durante um período de semanas ou meses, a solução salina é injetada na cúpula para expandir o implante e fazer com que todo o tecido aumente (cresça).

Uma vez que o tamanho desejado foi alcançado, o tubo de enchimento e a cúpula podem ser retirados através de um procedimento ambulatorial simples, deixando o implante no lugar.

Transplante com Tecido do proprio corpo, ou cirurgia de retalho

Este tipo de reconstrução da mama é o principal e o mais vezes executado.

É de longe uma das melhores opções que temos para a reconstrução de uma mulher amputada através de mastectomia por câncer de mama.

O retalho é obtido a partir da região abdominal ( Retalho Tram), gluteos , ou dorsal (Retalho do Músculo Grande Dorsal) , e você pode escolher o tamanho ” grande ou pequeno”, conforme necessário .

Publicidade

Neste procedimento, existe uma cicatriz abdominal que vai de um lado do abdômen e passa através da zona púbica.

Esta cicatriz pode ser escondida na roupa íntima da paciente, e o resultado final no abdómen é como uma cicatriz de uma abdominoplastia ou cirurgia plástica do abdômen.

Transplante Dorsal

Este método é chamado de Retalho do Músculo Grande Dorsal.

Durante esse procedimento, retira-se uma pequena parte da pele e músculo das costas ou em baixo do seu braço, e transfere-se para a região do peito, onde é usada para reconstruir os seus seios.

Saiba mais sobre:
Autores
Equipe Editorial

Todos os artigos desenvolvidos pela nossa equipe editorial baseiam-se em evidências científicas, sendo todos eles revisados por médicos da sua especialidade, esforçando-nos sempre para ser objetivos e apresentar os dois lados do argumento. Pode consultar a nossa equipe de especialistas Aqui

A nossa equipe concentra-se assim em garantir que o conteúdo, os produtos e os serviços fornecidos pela plataforma mantenham os mais elevados padrões de integridade médica, ajudando a garantir que todas as informações que o usuário recebe, sejam precisas, e baseadas em evidências, atuais e confiáveis.

Para além disso, todo o conteúdo é revisado e atualizado continuamente para garantir a sua precisão.

O processo de atualizações é simples.

Sabemos que os padrões de tratamento para algumas condições, como o câncer e a diabetes (por exemplo) mudam e estão em constante evolução, de modo que, existem conteúdos que devem ser revisados com maior frequência, de forma a garantirmos que a informação existente e recém-publicada reflita sempre as informações mais precisas e atuais. Saiba mais sobre nós Aqui

Se encontrou alguma imprecisão ou erro nos nossos conteúdos, informe-nos através da nossa página de Contato.

Publicidade

Entenda os benefícios da Reconstrução de Mama e quanto custa o procedimento