A abdominoplastia é uma cirurgia plástica utilizada para retirar excesso de gordura e de pele da zona do abdômen, sendo por isso especialmente útil para quem perdeu bastante peso, tendo ficado com a sua barriga flácida e com pele em excesso.
Com este procedimento cirúrgico, todo o excesso de gordura e pele será retirada, promovendo dessa forma a recuperação da firmeza da barriga, conferindo-lhe um aspeto mais liso e tonificado.
A recuperação desta operação demora aproximadamente 60 dias, se tudo correr sem complicações. Confira de seguida como decorre a recuperação da abdominoplastia.
Recuperação da abdominoplastia
Após a operação, o paciente alvo de uma abdominoplastia pode demorar cerca de 60 dias até estar totalmente recuperado. Durante este período de tempo terá de ter alguns cuidados para que tudo decorra sem problemas. Uma alimentação saudável, muita água, não fazer esforços e o uso de uma cinta modeladora são cuidados essenciais para a recuperação da abdominoplastia.
Durante o período de recuperação da abdominoplastia é natural sentir algumas dores e experienciar algum inchaço. A toma de analgésicos como o Paracetamol e o uso da cinta modeladora irão ajudar a amenizar estes problemas e a tornar mais confortável o período de recuperação.
Nas primeiras duas semanas após a cirurgia, o paciente não poderá realizar alguns movimentos, como esticar o tronco, para evitar a reabertura dos pontos. Deve por isso procurar manter-se ligeiramente curvado para a frente.
Neste período, deve usar a cinta modeladora durante todo o tempo, mesmo quando estiver a dormir, apenas a retirando para tomar banho, tratar da cicatriz e para realizar a drenagem linfática manual. Esta deve ser feita dia sim, dia não, num total de cerca de 20 sessões mínimas.
As atividades do dia-a-dia podem ser retomadas gradualmente, desde que não sinta incômodo ou dores. O limite da dor deve ser sempre respeitado, de modo a não provocar quaisquer complicações que atrasem a recuperação. Geralmente, o paciente pode voltar ao trabalho 10 a 15 dias após o procedimento cirúrgico.
Ao retomar a sua atividade diária, no primeiro mês deverá evitar esticar muito a barriga e levantar os seus braços acima do ombro. Já o exercício físico deve apenas ser retomado dois meses após a cirurgia, inicialmente com atividades muito leves, e sempre acompanhado por um preparador físico.
Saiba mais sobre a Abdominoplastia
Enfermeiro - Coren nº 491692
O Reinaldo Rodrigues formou-se em agosto de 2016, pela Universidade Padre Anchieta, em Jundiai. Fez curso de especialização em APH (Atendimento Pré-Hospitalar), pela escola 22Brasil Treinamentos, em Barueri, curso de 200 horas práticas, com foco em acidentes de trânsito.
Trabalha como Cuidador de Idosos há 5 anos, e possui experiência em aspiração de vias aéreas, banho de aspersão, curativos, tratamento e prevenção de Lesão por Pressão, gerenciamento de Equipe de cuidadores com elaboração de escalas. Treinamento e acompanhamento de cuidadores nas casas dos pacientes.
Também pode encontrar o Reinaldo no Linkedin.
Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.
Encontrou um erro? Está faltando a informação que está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.