Redução de Mama: Indicações, Pós Operatório, Preço, Passo a Passo

Revisado por Equipe Editorial a 29 junho 2018

A redução da mama, também conhecida como mamoplastia redutora, está indicada para remover o excesso de gordura da mama, tecido glandular, e pele – para atingir um tamanho de mama proporcional ao corpo da paciente e aliviar o desconforto associado com os seios excessivamente grandes.

A Redução Da Mama Está Indicada Para Remover O Excesso De Gordura Da Mama, Tecido Glandular, E Pele

Além dos problemas de auto-imagem, os seios grandes também podem causar dor física e limitar a vida ativa da mulher.

Indicações da redução de mama

A redução dos seios é uma cirurgia estética muitas vezes realizada mais para aliviar um problema físico do que um problema puramente estético, embora o objetivo final seja ter um seio menor, mais bonito e proporcional.

Na maioria dos casos, é esperado que o tórax esteja completamente desenvolvido, embora o procedimento possa ser realizado mais cedo – se os problemas físicos forem críticos.

Existe uma condição chamada hipertrofia virginal ou hipertrofia mamária nulípara (que no seu grau máximo recebe o nome de gigantomastia ou macromastia) – que causa crescimento excessivo, difuso em adolescentes – estando o procedimento também indicado nestes casos.

A redução dos seios não é recomendada se a mulher pretender amamentar após a gravidez.

A redução de mama é uma boa opção para a paciente se:

  • For fisicamente saudável
  • Tiver expectativas realistas
  • Não fuma
  • Está chateada com a situação de os seus seios serem muito grandes
  • Os seios limitam sua atividade física
  • Experimenta dores nas costas, pescoço e ombros – causadas pelo peso dos seios
  • Tem irritação na pele sob o vinco do peito
  • Os seios estão pendurados e esticaram a pele
  • Tem grandes auréolas causadas pela pele esticada

A primeira consulta

A Primeira Consulta Antes Da Redução De Mama

Esteja preparada para discutir as suas expectativas e o resultado desejado com o médico.

O médico nesta consulta inicial irá perguntar-lhe sobre condições médicas, alergias a medicamentos e tratamentos médicos atuais.

O uso atual de medicamentos, vitaminas, suplementos de ervas, álcool, tabaco e drogas, história familiar de câncer de mama e resultados de mamografias prévias ou biópsias – também vai ser matéria de conversa.

Durante a primeira consulta, o cirurgião examina os seios, a forma, a qualidade da pele, a posição dos mamilos e as aréolas.

É importante você sair da consulta com uma idéia clara de como o procedimento será, cicatrizes que permanecerão no seu caso específico, possíveis efeitos colaterais e possíveis complicações.

Preparação para a cirurgia

Antes da cirurgia a paciente é instruída a:

Realizar testes de laboratório ou um exame médico;

Realizar um eletrocardiograma e uma radiografia de tórax;

Tomar alguns medicamentos ou ajustar a toma dos medicamentos atuais;

Realizar uma mamografia antes da cirurgia;

Parar de fumar 20 dias antes da cirurgia.

Evitar tomar medicamentos anti-inflamatórios semelhantes à aspirina que possam aumentar o sangramento.

A Cirurgia Passo a Passo

A Cirurgia Passo A Passo

Anestesia: As drogas são administradas por via intravenosa e a cirurgia é realizada sob anestesia geral.

A incisão: As opções de incisão são: Padrão – na forma de uma raquete, com uma incisão ao redor da aréola e verticalmente até o sulco torácico ou – um T invertido (neste caso, é realizada uma incisão no sulco submamário)

Remoção do excesso de tecido e reposição das mamas.

Fechando as incisões: As incisões são unidas para reformular o novo peito – agora menor. As suturas são colocadas em camadas profundas dentro do tecido mamário para criar e sustentar os seios e evitar o alargamento das cicatrizes.

As linhas de incisão são permanentes, mas na maioria dos casos melhoram significativamente e desaparecem com o tempo.

Veja os resultados: Os resultados da cirurgia de redução de mama são imediatamente visíveis. Com o tempo, a inflamação pós-operatória será resolvida e as linhas de incisão serão totalmente disfarçadas. A satisfação com o resultado melhora com o tempo.

Recuperação (Pós Operatório)

A paciente deixará a sala de cirurgia com uma bandagem e, às vezes, com pequenos tubos para drenar o sangramento, caso ocorra. Esta drenagem é removida antes de sair da clínica.

A paciente pode tomar banho às 48 horas do procedimento.

Os cuidados básicos consistem em colocar betadine nas feridas a cada 12 horas e tomar alguns medicamentos.

É recomendável evitar esforços nas primeiras 2-3 semanas.

A primeira consulta após a cirurgia é geralmente feita 3 a 7 dias após a cirurgia

Os Resultados do procedimento

Os resultados da cirurgia de redução de mama serão duradouros.

As novas medidas do tórax ajudarão a aliviar a dor e as limitações físicas experimentadas antes da redução, embora nunca haja garantia de que diminua a dor nas costas no caso de tê-la – (existem muitos fatores que influenciam a dor nas costas, independentemente do peso dos seios).

É muito provável que o novo tamanho de sutiâ melhore a sua imagem e também melhore a autoconfiança.

Embora os resultados da redução do peito sejam duradouros ao longo do tempo, os seios podem mudar ao longo do tempo devido ao envelhecimento, às flutuações de peso, aos fatores hormonais e à gravidade.

Fotos antes e depois

Clique para ver as imagens 1234, 5, 6, 7, 8

Perguntas Frequentes

Onde ficam localizadas as cicatrizes?

Onde Ficam Localizadas As Cicatrizes Da Redução Mamária

O mais comum é a cicatriz envolver a aréola e continuar verticalmente até a dobra submamária (em pirulito). Em grandes reduções é necessário adicionar uma cicatriz no sulco submamário (cicatriz de âncora ou T invertido)

As cicatrizes serão percebidas?

É importante entender que, embora a sutura seja sempre feita de maneira muito meticulosa, cada paciente cura de maneira diferente.

Existem algumas pistas que podem ajudar o médico a perceber como o paciente vai curar, e, em casos de cirurgias com uma grande cicatriz, é preferível prevenir a má cicatrização – através do uso de curativos de silicone, monitoramento semanal no início … e, quando é detectado o início de cicatriz quelóide, o médico age de forma mais agressiva.

Que consistência a mama terá após a cirurgia?

Imediatamente após a cirurgia, o peito pode ficar duro ao toque como resultado da inflamação, mas com o tempo a consistência retornará à de antes, embora com melhor forma e tamanho.

Quanto tempo você tem que esperar para ter um resultado definitivo depois?

Inicialmente podemos apreciar o tamanho menor do peito. Após 6 meses, a forma já parece estável, continuando a melhorar até aos 10 – 16 meses – atá a cicatriz finalmente estabilizar.

Com que idade posso realizar a operação?

Normalmente recomenda-se a paciente esperar pela maioridade, embora em casos particulares (hipertrofia virginal ou gigantomastia juvenil) possa ser realizada a intervenção antes – com o consentimento paterno.

O tamanho dos seios variará se eu perder peso ou engordar?

Evidentemente, há uma variação do tamanho dos seios em função do peso, mas dentro de limites razoáveis ​​em mulheres jovens, a variação é pequena. As mulheres jovens têm a maioria do tecido glandular e, à medida que a mulher envelhece, especialmente após a menopausa, a mama fica mais gorda e, portanto, mais suscetível a mudanças, dependendo do peso.

O resultado da mamoplastia redutora pode mudar após a gravidez?

Logicamente, o resultado pode ser modificado após uma gravidez, embora o tamanho menor do tórax mude menos do que se a intervenção não tivesse sido realizada.

Vou perder a sensação dos mamilos após a intervenção?

Embora com as técnicas atuais o cirurgião tente preservar a sensibilidade tanto quanto possível, há mudanças de sensibilidade que, dependendo do paciente e da técnica necessária, serão maiores ou menores.

As minhas aréolas serão menores após a cirurgia?

Quase sempre. Se a aréola for grande, certamente será necessário diminuí-la. A aréola pode ser reduzida ao tamanho desejado e o cirurgião tenta sempre harmonizar a nova aréola com a nova forma do peito.

A dor pós-operatória é difícil de suportar?

A cirurgia em si não é dolorosa, e o pós-operatório depende – principalmente nos casos em que o paciente pensa que pode fazer tudo – o que pode prolongar o período de recuperação.

É importante que, mesmo que se sinta bem, siga as instruções do médico.

Que bandagem vou usar?

Vai usar apenas um sutiã esportivo e algumas bandagens sobre as feridas.

Quando posso voltar a minha atividade normal?

É importante ter pelo menos sete dias para dedicar única e exclusivamente à recuperação. Uma vez que estes tenham passado, pode gradualmente se reincorporar à sua atividade normal.

Quando posso tomar banho depois da cirurgia?

A paciente pode tomar banho normalmente a partir de 24 – 48 horas após a cirurgia.

Quando posso praticar esportes?

Pode ser necessário, dependendo do tipo de esporte, esperar pelo menos um mês antes de reiniciá-lo.

O cirurgião recomendou que eu não engravidasse até o primeiro ano, mas 3 meses se passaram e estou grávida. Eu tenho que fazer algo especial?

Eu recomendaria um sutiã esportivo que comprime sem ficar dolorido durante a gravidez e até 3 meses após o parto. Muita hidratação tópica também seria aconselhável.

A mulher com invaginação do mamilo (mamilo invertido) pode operar?

Sim. Pode ser operada independentemente da cirurgia de redução de mama com anestesia local. O mamilo invertido ocorre devido à tração dos dutos de leite. Quando a redução de mama é realizada e esta tração é cortada por dentro, ela é corrigida. Se o problema persistir após a intervenção, pode ser facilmente corrigida sob anestesia local.

A operação vai tirar as dores do peito?

Apenas as dores que são devidas ao peso da glândula. Os seios que são doloridos antes da operação são devidos a fatores hormonais e serão posteriores, embora um pouco menos.

As minhas costas doem. A dor será removida após a intervenção?

É possível que a dor esteja relacionada ao excesso de peso da mama. Embora por vezes existam outros fatores que também influenciam a dor nas costas e, embora o peso na mama agora seja reduzido, esses fatores possam persistir e, como resultado, a dor persiste.

Quanto custa?

O preço médio praticado em portugal ronda os 3,500€ a 5,000€ . No Brasil estes valores oscilam entre os 3 a 5 mil reais.

E você, já realizou o procedimento? Como correu? Partilhe suas dúvidas e experiências no fórum e ajude muitas mulheres!