Redução de Queixo: Complicações e Recuperação

Revisão Clínica: Equipe Editorial. Atualizado: 08/09/24

O queixo do sexo feminino tem muitas diferenças tanto na forma como no tamanho do queixo masculino.

Continua depois da Publicidade

É geralmente menor na largura e altura, e tem a tendência para ser mais arredondado na terminação do rosto, enquanto que o queixo dos homens tende a ser mais “quadrado”.

Em alguns casos, o queixo masculino é dividido ao meio por um sulco vertical, situação esta que ocorre muito raramente no queixo das mulheres.

Fotos de redução de queixo antes e depois

Redução de Queixo

Como é feita tanto a feminização de um queixo masculino como reduzir o queixo masculino?

Felizmente, o queixo é uma área que pode ser modificada em todas as suas dimensões: altura, largura e projeção.
De acordo com as características de cada paciente, o cirurgião irá avaliar a conveniência e fazer um dos seguintes procedimentos ou combinar mais de um deles:

a) Colocar um implante sólido:

Esta técnica é usada quando tudo o que precisamos é dar mais projeção ao queixo. Os implantes podem ser de silicone ou de polietileno poroso (Medpor)

b) depósito ou cortar o osso:

Esta técnica aplica-se quando o queixo precisa de uma pequena mudança na forma e tamanho.

c) mentoplastia de correção:

Fotos de redução de queixo antes e depois

Na mentoplastia de redução faz-se com um corte no osso do queixo, que separa a parte inferior de outro osso “chamado de ferradura”.

Este osso ferradura “é novamente fixado por miniplacas de titânio, mas não na posição original, e sim um pouco mais á frente ou mais atrás, para aumentar ou reduzir a projeção do ponto no queixo.

As cirurgias do queixo são muitas vezes combinadas com a feminização da mandíbula quando se trata de uma mulher, para alcançar uma continuidade harmoniosa entre estas duas partes da face .

Novamente, se tratar-se de uma mulher que tiver o queixo para fora e este mostrar o sulco vertical dividido tipicamente macho pode ser utilizada a Técnica Z-Plastia, que é uma intervenção feita na superfície da pele, ou preencher o sulco com um produto injetável.

Como faço para esconder as cicatrizes?

Fotos de mentoplastia de redução antes e depois

A incisão é apenas uma e, geralmente, feita sobre a gengiva inferior.

Esta cicatriz é completamente invisível.

Quando feita externamente sob o queixo, o que é raro, a cicatriz resultante é muito pequena e fica escondida no caminho natural que está na área.

Continua depois da Publicidade

Se pensar em fazer uma lipoaspiração de queixo será necessário fazer mais algumas incisões adicionais, que serão apenas uns furos muito pequenos de (2mm) e em alguns meses depois vão desaparecer totalmente .

Recuperação

Fotos de mentoplastia de redução antes e depois

Quando você deixar o hospital ou clínica privada vai trazer no queixo uma bandagem elástica de compressão para cobrir o fundo do seu rosto, que provavelmente vai ser removido um dia mais tarde.

Se for mulher, você só poderá usar maquiagem no dia após a cirurgia.

Durante o primeiro dia ou dois deve seguir uma dieta líquida e, em seguida, avançar para uma dieta leve.

É muito importante que sejam tomados todos os cuidados de saúde necessários nas feridas da gengiva inferior e próximo dessa área: para evitar a proliferação de bactérias dentro da boca, não ingerir produtos lácteos.

Nem comer legumes crus ou carne que não esteja completamente cozida.

redução do queixo antes e depois

Deve enxaguar a boca com um líquido anti-séptico. Se você não se importa de ser visto/a com a cara inchada, você pode retornar ás suas atividades sociais uma semana após a cirurgia.

Mas deve esperar até á segunda ou terceira semana antes de poder fazer qualquer trabalho pesado ou exercícios físicos.

Deve dormir com a cabeça elevada durante os primeiros dias , para o/a ajudar no processo de recuperação. A aplicação de gelo poderá ajudar muito também.

Durante o período de recuperação alguns indivíduos podem sofrer de depressão.

Isso é normal depois de qualquer cirurgia plástica, porém mínima.

Você acha que cometeu um grande erro ao submeter-se a esta cirurgia depois de se ver ao espelho? Não se preocupe.

A maioria das pessoas agora estão felizes e satisfeitas com os resultados porque já passaram por essa fase.

Continua depois da Publicidade

Que riscos e complicações podem haver?

redução do queixo antes e depois

Nas mãos de um cirurgião qualificado, é pouco provável que exista quaisquer complicação.

No entanto, cada procedimento cirúrgico, ainda que pequeno que seja, tem alguns riscos, e devemos considerá-los como uma possibilidade, e são eles :

  • As reações adversas à anestesia.
  • Assimetria. Embora o cirurgião marcar sempre bem as áreas que irá operar, podem haver assimetrias.
  • Infecções, mas é muito raro, se você tomar o antibiótico correto.
  • Danos nos nervos que passam pela área do queixo, que pode resultar em dormência temporária do lábio inferior.

Feminização Facial Antes e depois

Redução de queixo (mento) e mandíbula - Antes e depois de 11 meses.

Redução de queixo (mento) e mandíbula – Antes e depois de 11 meses.

Redução do queixo e mandíbula Antes e depois de 2 meses.

Redução do queixo e mandíbula Antes e depois de 2 meses.

Já no caso do Prognatismo Mandibular (quando o maxilar inferior é maior do que o superior ) este tem que ser corrigido de outra forma, através de aparelho nos dentes de baixo por exemplo.

Ver fotos antes e depois

mentoplastia de redução antes e depois

redução do queixo antes e depois

trat_prognatismo

Nota: Este conteúdo, desenvolvido com a colaboração de profissionais médicos licenciados e colaboradores externos, é de natureza geral e apenas para fins informativos e não constitui aconselhamento médico. Este Conteúdo não pretende substituir o aconselhamento médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Consulte sempre o seu médico ou outro profissional de saúde qualificado sobre a sua condição, procedimento ou tratamento, seja um medicamento prescrito, de venda livre, vitamina, suplemento ou alternativa à base de ervas.
Autores
Equipe Editorial

A essência da medicina não se restringe apenas ao diagnóstico e prescrição. A verdadeira missão está em informar, acolher, participar, apoiar e confortar as pessoas em suas dores e sofrimentos. Em ser uma referência técnica e humana em momentos de intensa insegurança e medo.

Todos os artigos desenvolvidos pela nossa equipe editorial são revisados por médicos da sua especialidade, esforçando-nos sempre para ser objetivos e apresentar os dois lados do argumento. Pode consultar a nossa equipe de especialistas Aqui

A nossa equipe concentra-se assim em garantir que o conteúdo, os produtos e os serviços fornecidos pela plataforma mantenham os mais elevados padrões de integridade médica, ajudando a garantir que todas as informações que o usuário recebe, sejam precisas, e baseadas em evidências, atuais e confiáveis.

Para além disso, todo o conteúdo é revisado e atualizado continuamente para garantir a sua precisão.

O processo de atualizações é simples.

Sabemos que os padrões de tratamento para algumas condições, como o câncer e a diabetes (por exemplo) mudam e estão em constante evolução, de modo que, existem conteúdos que devem ser revisados com maior frequência, de forma a garantirmos que a informação existente e recém-publicada reflita sempre as informações mais precisas e atuais. Saiba mais sobre nós Aqui

Se encontrou alguma imprecisão ou erro nos nossos conteúdos, informe-nos através da nossa página de Contato.

A informação foi útil? Sim / Não

Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.

Encontrou um erro? Está faltando a informação que está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


    Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a questões sobre a sua saúde ou aconselhá-lo/a nesse sentido.
    Última atualização da página em 08/09/24