Como perder gordura e ganhar músculo ao mesmo tempo

Atualmente são cada vez mais as pessoas preocupadas com a saúde e imagem corporal. O segredo para ficar com o corpo que sempre desejou é conseguir perder gordura ao mesmo tempo que ganha músculo.

Além disso, um corpo com menos massa gorda e mais massa muscular será sempre mais saudável e forte. Para conseguir reduzir a gordura e aumentar o músculo é essencial seguir um plano alimentar e optar pela melhor atividade física.

Confira abaixo algumas dicas simples que o ajudarão a perder gordura e aumentar a musculatura.

Alimentos Que Ajudam A Construir Músculo E Perder Gordura

Como deve ser a atividade física

Um dos principais erros de quem procura definir e tonificar o corpo é pensar que apenas basta aumentar a massa muscular. O problema é que se não reduzir a massa gorda, os músculos ficarão escondidos debaixo da gordura.

É por isso fundamental reduzir a gordura ao mesmo tempo que aumenta a massa muscular. Assim, além de exercícios musculares localizados, é igualmente importante realizar alguns exercícios aeróbios, ideais para queimar a massa gorda.

Como deve ser a dieta

Atividade física é apenas um dos fatores, já que também deverá seguir uma dieta balanceada e promotora da perda de gordura e do aumento da massa muscular. Dessa forma, é essencial realizar uma alimentação rica em proteínas magras e de alto valor biológico, como o ovo, carnes magras e peixe, e ainda, em frutas, legumes, cereais integrais, leites e seus derivados, sementes e frutos secos.

Deve também ingerir muitos frutos e vegetais vermelhos, ricos em antioxidantes, fundamentais para minimizar o aumento de radicais livres derivados da atividade física.

Evite doces, refrigerantes, alimentos gordurosos, bebidas alcoólicas e alimentos processados.

Lista de alimentos que ajudam a construir músculo magro

Abaixo descrevemos os melhores alimentos para ganhar massa muscular magra.

  1. Ovos
  2. Salmão
  3. peito de frango
  4. Iogurte Grego
  5. Atum
  6. carne magra
  7. Camarão
  8. Soja
  9. Queijo Cottage
  10. Peito de Peru
  11. Tilápia
  12. Feijão
  13. Proteína em Pó
  14. Edamame
  15. Quinoa
  16. Vieiras
  17. Grão de bico
  18. Amendoim
  19. Trigo mourisco
  20. Tofu
  21. Lombinho de Porco
  22. Leite
  23. Amêndoas
  24. Bisonte
  25. Arroz Integral

Ingestão adequada de água

Deve procurar manter-se sempre hidratado, ingerindo água antes, durante e após os exercícios. Além disso, deve beber pelo menos 1,5 litros de água diariamente, de modo a manter o seu organismo a funcionar plenamente.

Resumindo

Antes de cada treino, deve ingerir alimentos ricos em carboidratos, como por exemplo, um suco de fruta.

Como referimos em cima, deve apostar nos exercícios aeróbios, como andar, correr, pedalar, dançar, nadar, etc., pois têm a capacidade de queimar a gordura acumulada no seu organismo.

Complementarmente aos exercícios aeróbios, deve fazer exercícios de musculação localizada, de modo a aumentar e definir a massa muscular.

Nos dias em que treina deve sempre ingerir alimentos ricos em proteínas, como uma barra proteica ou uma gemada.

Deve evitar alimentos calóricos ricos em açúcar, sal ou gorduras.