-->Reeducação alimentar deve começar em casa - Educar Saúde

Reeducação alimentar deve começar em casa

Publicado em 09/06/2010. Revisado por Reinaldo Rodrigues (Enfermeiro - Coren nº 491692) a 12 dezembro 2018

Tudo em família – Reeducação alimentar deve começar em casa, por iniciativa dos pais

Dizem que educação vem de berço. E quando se trata da alimentação acontece o mesmo. Pais que consomem gorduras, frituras e refrigerantes em excesso estão incentivando os filhos a comer de maneira incorreta. Pensando nisso, a parceria entre uma loja de produtos diabéticos e uma clínica nutricional resultou em uma palestra sobre o tema.

Para a farmacêutica especializada em Diabetes, Claudia G. Messiano, “os pais são o espelho dos filhos, então, ao introduzir receitas saudáveis, eles passarão a comer melhor”, ressalta. Segundo Claudia, as grandes quantidades ingeridas pelos adultos, fazem com que a criança pense que pode imitá-los. “Se alimentar de maneira errada é um hábito, você fica condicionado a alguns sabores e também a certas quantidades, vendo isso, os pequenos passam a fazer o mesmo”, conta.

União em volta da mesa
As refeições devem ser realizadas em um ambiente tranquilo, sem a presença da TV ou outros fatores que possam distrair a pessoa, fazendo com que ela coma depressa demais, sem mastigar o necessário, ou até, pelo fato de não prestar atenção, comer mais do que deveria. De acordo com a farmacêutica, alimentação saudável não é só ‘matar a fome’, mas sim se socializar e experimentar novos sabores. “É preciso cuidar do corpo hoje para viver bem o amanhã”,diz.

Coloque em prática
Veja algumas dicas para uma alimentação saudável:

*Não proíba o consumo de certos alimentos. O ideal é controlar a quantidade ingerida;
*Tenha horários certos para as refeições. Se possível, deixe em um local de fácil acesso como a porta da geladeira, para que todos vejam;
*Coma bem devagar e mastigue bastante antes de engolir o alimento;
*Opte em usar menos óleo enquanto estiver preparando a comida e fique atento à dosagem de sal;
*Aprenda a substituir os produtos mais calóricos pelos mais saudáveis; evite refrigerantes, pois contêm muito açúcar e beba água e sucos naturais.

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Reinaldo Rodrigues (Enfermeiro - Coren nº 491692)

Enfermeiro - Coren nº 491692

O Reinaldo Rodrigues formou-se em agosto de 2016, pela Universidade Padre Anchieta, em Jundiai. Fez curso de especialização em APH (Atendimento Pré-Hospitalar), pela escola 22Brasil Treinamentos, em Barueri, curso de 200 horas práticas, com foco em acidentes de trânsito.

Trabalha como Cuidador de Idosos há 5 anos, e possui experiência em aspiração de vias aéreas, banho de aspersão, curativos, tratamento e prevenção de Lesão por Pressão, gerenciamento de Equipe de cuidadores com elaboração de escalas. Treinamento e acompanhamento de cuidadores nas casas dos pacientes.

Também pode encontrar o Reinaldo no Linkedin.