-->Reflexologia - Educar Saúde

Reflexologia

Publicado em 29/05/2011. Revisado por Reinaldo Rodrigues (Enfermeiro - Coren nº 491692) a 17 dezembro 2018

A reflexologia é um método tradicional oriental para diagnosticar, tratar e prevenir as diversas perturbações físicas e energéticas, através da estimulação ou sedação dos pontos de acupunctura que se encontram estrategicamente espalhados ao longo de todo o corpo através dos “rios” energéticos — os meridianos.

O objectivo da reflexologia é de diagnosticar a carência ou o excesso de energia em certos meridianos, mesmo muito antes da doença se manifestar, repondo o equilíbrio natural. Pode-se dizer que é como a acupunctura mas sem agulhas, somente com a hábil pressão dos dedos. Esta terapia alternativa oferece benefícios para a saúde imediatos, pois logo que se começa a desfazer os bloqueios e as pressões, o sentimento de relaxamento é enorme. A reflexologia, pela sua simplicidade e pela fácil aprendizagem, deveria ser ensinada nas escolas, sem receio de descrédito, pois é comprovadamente utilizada à milhares de anos, e sem receio de comprometer todas as outras formas de medicina. Além disso, iria melhorar consideravelmente a saúde pública, diminuindo as despesas de saúde, no orçamento familiar e do Estado.

Sabe-se, por exemplo, que no Japão, qualquer governante ou pessoa que se preze, possui o seu terapeuta de Shiatsu ou acupunctor privado.

A Reflexologia é muito mais que uma massagem. Predominantemente aplicada nos pés, estimula os pontos correspondentes aos órgãos do nosso organismo, podendo tratar várias patologias. Extremamente indicada para casos de ansiedade e stress. É essencialmente recomendada para fazer como terapia (continuadamente), de modo a conseguir obter o melhor proveito. A primeira sessão inclui um diagnóstico, que permite à terapeuta avaliar quais os pontos que precisam ser tratados.

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Reinaldo Rodrigues (Enfermeiro - Coren nº 491692)

Enfermeiro - Coren nº 491692

O Reinaldo Rodrigues formou-se em agosto de 2016, pela Universidade Padre Anchieta, em Jundiai. Fez curso de especialização em APH (Atendimento Pré-Hospitalar), pela escola 22Brasil Treinamentos, em Barueri, curso de 200 horas práticas, com foco em acidentes de trânsito.

Trabalha como Cuidador de Idosos há 5 anos, e possui experiência em aspiração de vias aéreas, banho de aspersão, curativos, tratamento e prevenção de Lesão por Pressão, gerenciamento de Equipe de cuidadores com elaboração de escalas. Treinamento e acompanhamento de cuidadores nas casas dos pacientes.

Também pode encontrar o Reinaldo no Linkedin.