Refluxo Gastroesofágico na Criança (alimentos que se encontram no estômago regurgitam para o esófago)

Atualizado e Revisado por Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653) a 09/08/2019

O refluxo gastroesofágico (GE), verifica-se quando os alimentos que se encontram no estômago regurgitam para o esófago. O esófago é o tubo que conduz os alimentos desde a boca até ao estômago.

refluxo gastroesofágico ocorre principalmente em crianças com menos de um ano.

Começa, geralmente, nas primeiras semanas de vida. O refluxo desaparece, habitualmente, por volta dos seis a 12 meses de idade.

Causas do refluxo gastroesofágico

O refluxo gastroesofágico ocorre quando a válvula existente entre o esófago e o estômago do seu filho não fecha totalmente.

Sinais e sintomas

Pouco tempo depois de comer, o seu filho pode regurgitar uma a duas colheres de comida.

A regurgitação pode processar-se com ou sem força. O refluxo GE constitui, por vezes, um problema grave.

Pode levar a criança a engasgar-se ou a vomitar, o que pode, inclusivamente, afectar o aumento de peso.

Tratamento

Alimente o seu filho em quantidades mais pequenas e faça um intervalo um pouco maior entre as refeições. Faça a criança arrotar depois de cada 30 ml de leite.

Mantenha a criança direita depois de comer. Não use fraldas justas.

Em alguns casos de crianças a fazer leite artificial pode ser necessária a mudança do leite para um leite AR (anti-refluxo). Nos casos mais graves pode ser necessária a administração de medicamentos que diminuem o refluxo GE.

A regurgitação melhora, geralmente, à medida que a criança cresce. Desaparecerá, em princípio, quando ela se conseguir sentar ou caminhar.

Continuação » Refluxo Infantil

A informação foi útil? Sim / Não

Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.