Regulador de acidez e carbonato de cálcio

Regulador de acidez e carbonato de cálcio

Gostava de saber em que consiste o “regulador de acidez” e “carbonato de cálcio” que se encontra em alguns cereais, e se é um produto cem por cento sintético ou se possui algum elemento animal ligado aos bovinos?

Paulo Gonçalves

O carbonato de cálcio é um sal mineral, por vezes adicionado (aditivo alimentar E170) aos alimentos processados industrialmente de modo a conferir uma determinada estabilidade. Por exemplo, para desacidificar vinhos e tornar mais firmes frutos e legumes em conserva. Pode, eventualmente, ser utilizado para aumentar a absorção de cálcio pelo nosso organismo.

Este elemento é por vezes também utilizado na prevenção ou tratamento de deficiências em cálcio. Desde que ingerido nas doses recomendadas ou como aditivo alimentar não constitui nenhum risco para a saúde humana.

Para além de ser utilizado na indústria de produtos alimentares é, também, adicionado aos dentífricos, às tintas brancas e aos produtos de limpeza. Pode ser obtido a partir de minerais encontrados nas rochas ou nos ossos de animais (geralmente ossos de porco).