-->Remédio caseiro anti-inflamatório: Chá de Pitanga - Educar Saúde

Remédio caseiro anti-inflamatório: Chá de Pitanga

Publicado em 30/07/2012. Revisado por Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653) a 19 novembro 2018

Um dos melhores anti-inflamatórios naturais a que poderá ter acesso é o chá de pitanga, ou das folhas de pitangueira.

Rica em propriedades flavonoides, a pitangueira, de nome científico Eugenia uniflora L. atuará rapidamente na eliminação dos mais diversos tipos de inflamações, evitando assim a sua dispersão e efeitos nocivos associados.

Para além da utilidade no combate às inflamações, a pitangueira poderá, também, revelar-se como um poderoso calmante, que não só ajudará a diminuir drasticamente os seus níveis de estresse, como também a combater problemas relacionados, como é o caso das insónias.

A fruta da pitangueira é rica em vitamina A, fósforo, cálcio e ferro.

Remédio caseiro anti-inflamatório

Preparar o chá representa uma tarefa surpreendentemente simples, e para tal apenas precisará de colocar algumas folhas de pitangueira, bem picadinhas, dentro de uma panela com 300 ml de água.

Deixe ferver durante alguns minutos em lume brando, até que a infusão atinja o ponto ideal, e de seguida desligue o fogo.

Deixe arrefecer, coe, e beba imediatamente, que é quando as propriedades desta planta poderão ser melhor aproveitadas.

Enquanto a inflamação não estiver totalmente curada, a preparação deste chá deverá ser repetida todos os dias. Sendo um remédio caseiro 100% natural, poderá tomá-lo livremente ao longo do dia, mas sempre sem a adição de quaisquer tipos de açucares.

Para adoçar use stevia por exemplo.

Pitanga, Frutos da pitangueira

Não só uma excelente solução anti-inflamatória, esta poderosa planta é, também, um laxante bastante eficaz, e uma alternativa de emagrecimento que poderá ajudá-lo/a a perder muitos dos quilinhos que tem a mais de uma forma totalmente saudável e natural, sem a necessidade de recorrer a medicamentos e medidas extremas que se possam revelar verdadeiramente prejudicais para a sua saúde.

As suas folhas oferecem ainda uma infusão com propriedades diuréticas, digestivas e antidiarreicas; o decocto (resultante do processo de decocção) da casca da fruta é usado em garguejos para tratar anginas e outras infecções da garganta.

» Conheça 10 Ervas, Especiarias, e Raízes com Propriedades Anti-Inflamatórias

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653)

Nutricionista Clínica - CRN-6 nº 23653

A Drª Raquel Pires é Nutricionista, Health Coach e Personal Diet, com grande experiência em atendimento em consultório e Idealizadora do Projeto ESD (Emagrecimento sem Dor).

Formação Acadêmica

- Graduada pela Universidade Santa Úrsula. - Pós Graduada em Nutrição Clínica. - Pós Graduada em Prescrição de Fitoterápicos e suplementação Nutricional Clínica e Esportiva. - Pós Graduada em Nutrição Aplicada ao Emagrecimento e Estética.

Também pode encontrar a Drª Raquel no Linkedin, Facebook e Youtube

Marcação de consultas 88-99685-0858