-->Remédio Caseiro contra Terçol - Educar Saúde

Remédio Caseiro contra Terçol

Publicado em 22/10/2012. Revisado por Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653) a 19 novembro 2018

Remédio Caseiro contra Terçol (terçolho):

Na hora de acordar depois de uma boa noite de sono, encontramos, por vezes, à frente do espelho, surpresas um pouco desagradáveis. É o caso do terçol, ou conhecido como terçolho, um pequeno abscesso localizado nas pálperas do olhos, causado por uma inflamação e que é altamente contagioso.

O terçolho começa como uma infecção bateriana, provocada pelas glândulas sebáceas localizadas nas pálperas, que produzem diferentes microorganismos. Situações de maior stresse e onde a nutrição seja de pior qualidade, não limpar a pele maquilhada e o contacto com poeiras são factores que contribuem para o aparecimento do terçol.

Esta infecção pode-se manifestar de duas formas: externa ou internamente. O terçolho interno, vísivel a olho nu e bastante sensível. No centro, é formada uma espécie de espinha esbranquiçada, por onde o pus da infecção sai, nos últimos dias do terçolho (no total, demora perto de uma semana).

Até lá, o desconforto provocado pela sua presensa e o lacrimejar são constantes. O terçolho interno apresenta como características uma dor mais profunda e a criação do nódulo dentro da pálpera. Mesmo assim, o nódulo pode ser visível, tornando a visão mais desconfortável, como se tivesse um grão de areia sempre no seu olho. Tal como o externo, o terçolho interno também cria uma espinha por onde sai o pus.

Para alívio rápido do terçolho, experimente colocar compressas de água, várias vezes ao dia. Existem ainda diferentes dicas caseiras, como o uso de clara de ovo no tratamento da dor e do desconforto provocado pela infecção. Para preparar este remédio, basta bater uma clara de ovo em castelo. Coloque nos olhos uma gaze fina e aplique a clara batida na pálpera do olho e em toda a zona externa inerente. Deixe repousar a solução durante meia hora e retire-a, lavando os olhos com água fervida.

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653)

Nutricionista Clínica - CRN-6 nº 23653

A Drª Raquel Pires é Nutricionista, Health Coach e Personal Diet, com grande experiência em atendimento em consultório e Idealizadora do Projeto ESD (Emagrecimento sem Dor).

Formação Acadêmica

- Graduada pela Universidade Santa Úrsula. - Pós Graduada em Nutrição Clínica. - Pós Graduada em Prescrição de Fitoterápicos e suplementação Nutricional Clínica e Esportiva. - Pós Graduada em Nutrição Aplicada ao Emagrecimento e Estética.

Também pode encontrar a Drª Raquel no Linkedin, Facebook e Youtube

Marcação de consultas 88-99685-0858