3 Chás e Remédios Caseiros para Alergias Respiratórias

Revisado por Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653) a 19 novembro 2018

Sabia que o gengibre, a hortelã-pimenta e a cenoura são um maravilhoso remédio caseiro para alergias respiratórias? Sim, é verdade!

A alergia respiratória é uma reação do sistema imunitário a substâncias inaladas através da expiração, como por exemplo, poluição, fumo, pólen ou pó. Esta reação exagerada do sistema imunitário leva ao aparecimento de asma, sinusite ou rinite alérgica.

Alergias Respiratórias

Este tipo de reação alérgica é mais comum em pessoas que tenham já uma predisposição genética, ocorrendo sobretudo nas alturas do ano em que a concentração destas substâncias no ar seja alta, como no inverno ou na primavera.

Por exemplo, os pólenes na primavera, ou o fumo das lareiras no inverno.

Os sintomas mais habituais da alergia respiratória são espirros muito frequentes, corrimento nasal, tosse seca, olhos lacrimejantes, coceira na garganta, no nariz ou nos olhos e dores de cabeça.

Em algumas situações pode até ocorrer alguma febre.

Tratamento para alergia respiratória

Em caso de ocorrência de uma reação alérgica respiratória, o médico geralmente prescreve uma medicamento anti-histamínico, dando também conselhos como beber muita água e evitar locais onde a concentração da substância causadora da alergia seja alta.

Existem também alguns remédios caseiros, que o ajudarão a aliviar alguns dos sintomas mais desagradáveis da alergia respiratória.

Remédios caseiros para alergia respiratória

Suco de gengibre com hortelã-pimenta

O gengibre e a hortelã-pimenta contêm substâncias com propriedades importantes no alívio dos sintomas da alergia respiratória, nomeadamente propriedades anti-inflamatórias e antibióticas, que irão ajudar a descongestionar as vias respiratórias.

Ingredientes

– uma colher de chá de gengibre;

– uma cenoura;

– uma xícara de chá com hortelã-pimenta.

Como preparar

Coloque todos os ingredientes no liquidificador, e de seguida, bata tudo muito bem até obter um líquido homogéneo. No final, basta coar e está pronto a beber. Deve ingerir este suco várias vezes ao dia.

Suco de laranja, agrião e cenoura

Os ingredientes deste remédio caseiro contêm várias propriedades importantes para o alívio e o tratamento da alergia respiratória, ajudando a hidratar as vias respiratórias, a regenerar as mucosas dos pulmões, e ainda, a controlar a tosse seca.

Ingredientes

– dois ramos de agrião;

– suco de duas laranjas;

– uma cenoura;

– meio copo de água.

Como preparar

Coloque todos os ingredientes dentro do liquidificador, e bata tudo muito bem até obter um líquido homogéneo. Deve beber este suco após cada refeição principal, três vezes ao dia.

Chá de Tanchagem

Tanchagem maior

A tanchagem (Plantago major), também conhecida por outros nomes como Taiova, Orelha de veado Tansagem, Transagem, Tanchá ou 7 nervos, é uma planta medicinal herbácea que cresce em zonas húmidas e que curiosamente floresce a finais da primavera e no outono.

A tanchagem ajuda a acalmar as vias respiratórias graças às suas propriedades antitussivas que ajudam a tratar infecções broncopulmonares: facilitando a respiração.

Também é um anti-inflamatório natural com grandes benefícios antialérgicos, o que faz do chá de tanchagem uma alternativa natural de grande valor para combater as alergias respiratórias.