-->Remédio Caseiro para Alergia - Educar Saúde

Remédio Caseiro para Alergia

Publicado em 24/07/2014. Revisado por Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653) a 19 novembro 2018

Uma alergia é uma resposta por parte do sistema imunitário a uma determinada substância. Ao ocorrer contato com essa substância, denominado de agente alérgico, o organismo reage de uma forma exagerada, causando o aparecimento de vários sintomas.

Alergia respiratória

O tratamento mais adequado para uma reação alérgica é a toma de medicamentos específicos para combater a resposta imunitária. Contudo, há ainda outros remédios mais apropriados para aliviar os sintomas. De seguida poderá conhecer vários remédios caseiros para alergias.

Abaixo você tem um índice com todos os pontos que discutiremos neste artigo:

Remédio caseiro para alergia

A tanchagem, com o nome científico Plantago major L, é uma planta com várias propriedades medicinais importantes no alívio de alergias respiratórias, nomeadamente em rinites e sinusites, mas também em alergias de pele. De seguida apresentamos dois remédios caseiros baseados nesta planta medicinal.

Remédio caseiro para alergia respiratória

A tanchagem é um expetorante, o que irá ajudar à eliminação das secreções, e dessa forma, a descongestionar as vias respiratórias e facilitar a respiração.

Ingredientes:

– folhas de tanchagem (15 g);

– meio litro de água.

Como preparar:

Coloque a água ao lume, e deixe levantar fervura. De seguida adicione as folhas de tanchagem e desligue. Deixe arrefecer até uma temperatura agradável, coando de seguida. O chá está pronto a ser consumido. Em caso de alergia respiratória, deve beber uma xícara de chá de tanchagem duas vezes ao dia.

Publicidade

Publicidade

Remédio caseiro para alergia na pele

A tanchagem possui propriedades que irão ajudar a reduzir a irritação e a coceira provocada pela reação alérgica na pele. Além disso, pode também ser usada em outras situações onde ocorra irritação da pele, como uma queimadura.

Ingredientes:

– folhas de tanchagem.

Como preparar:

Amasse várias folhas de tanchagem até formar uma pasta. De seguida, aplicar este cataplasma na zona afetada, deixando atuar durante aproximadamente 10 minutos. Deve repetir este processo 3 a 4 vezes por dia. Mas atenção, tem de fazer um novo cataplasma em cada uma das aplicações, usando para isso novas folhas.

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653)

Nutricionista Clínica - CRN-6 nº 23653

A Drª Raquel Pires é Nutricionista, Health Coach e Personal Diet, com grande experiência em atendimento em consultório e Idealizadora do Projeto ESD (Emagrecimento sem Dor).

Formação Acadêmica

- Graduada pela Universidade Santa Úrsula. - Pós Graduada em Nutrição Clínica. - Pós Graduada em Prescrição de Fitoterápicos e suplementação Nutricional Clínica e Esportiva. - Pós Graduada em Nutrição Aplicada ao Emagrecimento e Estética.

Também pode encontrar a Drª Raquel no Linkedin, Facebook e Youtube

Marcação de consultas 88-99685-0858

Publicidade