-->Remédio Caseiro para Alergia - Educar Saúde

Remédio Caseiro para Alergia

Publicado em 24/07/2014. Revisado por Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653) a 19 novembro 2018

Uma alergia é uma resposta por parte do sistema imunitário a uma determinada substância. Ao ocorrer contato com essa substância, denominado de agente alérgico, o organismo reage de uma forma exagerada, causando o aparecimento de vários sintomas.

Alergia respiratória

O tratamento mais adequado para uma reação alérgica é a toma de medicamentos específicos para combater a resposta imunitária. Contudo, há ainda outros remédios mais apropriados para aliviar os sintomas. De seguida poderá conhecer vários remédios caseiros para alergias.

Remédio caseiro para alergia

A tanchagem, com o nome científico Plantago major L, é uma planta com várias propriedades medicinais importantes no alívio de alergias respiratórias, nomeadamente em rinites e sinusites, mas também em alergias de pele. De seguida apresentamos dois remédios caseiros baseados nesta planta medicinal.

Remédio caseiro para alergia respiratória

A tanchagem é um expetorante, o que irá ajudar à eliminação das secreções, e dessa forma, a descongestionar as vias respiratórias e facilitar a respiração.

Ingredientes:

– folhas de tanchagem (15 g);

– meio litro de água.

Como preparar:

Coloque a água ao lume, e deixe levantar fervura. De seguida adicione as folhas de tanchagem e desligue. Deixe arrefecer até uma temperatura agradável, coando de seguida. O chá está pronto a ser consumido. Em caso de alergia respiratória, deve beber uma xícara de chá de tanchagem duas vezes ao dia.

Remédio caseiro para alergia na pele

A tanchagem possui propriedades que irão ajudar a reduzir a irritação e a coceira provocada pela reação alérgica na pele. Além disso, pode também ser usada em outras situações onde ocorra irritação da pele, como uma queimadura.

Ingredientes:

– folhas de tanchagem.

Como preparar:

Amasse várias folhas de tanchagem até formar uma pasta. De seguida, aplicar este cataplasma na zona afetada, deixando atuar durante aproximadamente 10 minutos. Deve repetir este processo 3 a 4 vezes por dia. Mas atenção, tem de fazer um novo cataplasma em cada uma das aplicações, usando para isso novas folhas.

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653)

Nutricionista Clínica - CRN-6 nº 23653

A Drª Raquel Pires é Nutricionista, Health Coach e Personal Diet, com grande experiência em atendimento em consultório e Idealizadora do Projeto ESD (Emagrecimento sem Dor).

Formação Acadêmica

- Graduada pela Universidade Santa Úrsula. - Pós Graduada em Nutrição Clínica. - Pós Graduada em Prescrição de Fitoterápicos e suplementação Nutricional Clínica e Esportiva. - Pós Graduada em Nutrição Aplicada ao Emagrecimento e Estética.

Também pode encontrar a Drª Raquel no Linkedin, Facebook e Youtube

Marcação de consultas 88-99685-0858