Remédio Caseiro para Azia na Gravidez

Revisado por Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653) a 19 novembro 2018

Durante a gravidez a ocorrência de azia torna-se muito mais frequente (geralmente) do que em situações normais. Este é um problema que, apesar de não ter consequências preocupantes, é suficientemente desagradável e incomodativo para que seja necessário atenuá-lo.

inchaco abdominal

Existem algumas práticas e alguns remédios caseiros que poderão ajudar a evitar a azia e a atenuar os seus efeitos durante a gravidez.

Começando pelas práticas e recomendações, poderemos listar algumas que são mais relevantes:

  • Evitar o consumo de alimentos ricos em gorduras saturadas (como a margarina e seus derivados, fritos, excesso de condimentos, etc.);
  • Evitar o consumo de alimentos que sejam mais difíceis de digerir (geralmente alimentos ricos em fibras ou fibrosos) como é o caso do grão, feijão, couve, por exemplo;
  • Evitar o consumo de refeições alimentares demasiado “pesadas”;
  • Evitar refrigerantes (no geral);
  • Evitar bebidas alcoólicas;
  • Comer menos de cada vez;
  • Ingerir frutas (naturais, sem processamentos);
  • Evitar a utilização de roupas mais apertadas;
  • Ingerir uma boa quantidade de líquido durante o dia (e principalmente como acompanhamento das refeições);
  • Comer de forma pausada e sem pressas.

Estas medidas são pequenos comportamentos que podemos facilmente adotar e que poderão ter um impacto muito significativo no sentido de evitar a azia.

Para além disso, existem ainda remédios naturais com bons efeitos. Um destes centra-se unicamente no consumo de uma maçã (sem a casca) nos momentos em que sentir azia e após as refeições (ou nos seus intervalos).

Recomendado » 8 Remédios eficazes na redução da azia, queimação e refluxo ácido

A maçã ajuda a evitar a sensação de azia porque ajuda a levar o conteúdo mais ácido que reside no esófago até ao estômago, diminuindo de forma significativa a sensação de azia.

Está ainda comprovado que o consumo de café ao início do dia, mel, iogurtes naturais, torradas integrais ou biscoitos podem ajudar a evitar a azia, sendo alimentos mais “leves” e de mais fácil digestão.

Em casos mais extremos, pode ser necessário recorrer a medicamentos. Nesta situação deve sempre consultar o seu obstetra e aconselhar-se de forma devida junto do mesmo, sendo que , no entanto, geralmente a Dimeticona é o remédio utilizado para tratamento de azia nestas situações.

https://www.educarsaude.com/remedio-caseiro-para-refluxo-gastroesofagico/