-->Remédio Caseiro para Baixar a Pressão Alta: Bardana, Limão e Alho - Educar Saúde

Remédio Caseiro para Baixar a Pressão Alta: Bardana, Limão e Alho

Publicado em 26/06/2014. Revisado por Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653) a 19 novembro 2018

A pressão alta, também denominada de hipertensão, é um problema de saúde que se caracteriza pela elevação dos níveis da pressão com que o sangue sai do coração.

Esta pressão elevada está na maioria das vezes relacionada como o estreitamento dos vasos sanguíneos, o que dificulta a passagem do sangue.

bardana planta

Sintomas da pressão alta

Os sintomas da pressão alta estão relacionados com a falta de oxigénio, devido à maior dificuldade do sangue em chegar às células.

Assim, os sintomas mais habituais são dores de cabeça, tonturas e visão embaciada. Contudo, na maioria das vezes, o problema é assintomático.

Há no entanto sinais a que deve estar atento, e que em conjunto com os sintomas atrás referidos, podem ajudar a identificar a existência de pressão alta.

Sinais como dor de cabeça frequente e persistente, fadiga, zumbido nos ouvidos, dor na nuca, sangramentos frequentes no nariz e dificuldade em respirar.

Pressão alta – o que fazer

Se costuma ter a pressão alta, é importante que adote hábitos de vida que ajudem a controlar este problema, tais como uma vida diária menos estressante, alimentação mais equilibrada e pobre em sal e a prática de exercício físico moderado e regular.

Contudo, há sempre algumas situações onde a pressão vai subir. Aqui entram os remédios caseiros que apresentamos de seguida, que ajudarão a baixar a pressão do sangue para níveis normais.

Remédio caseiro para baixar a pressão alta com chá de bardana

A bardana tem propriedades calmantes, diuréticas e anti-inflamatórias, que além de ajudar a diminuir a pressão, aliviam ainda sintomas da pressão alta, tal como as dores de cabeça.

Publicidade

Ingredientes

– meio litro de água;

– bardada (10 g).

Como preparar

Coloque a água com a bardana ao lume até levantar fervura. Mantenha a ferver durante 10 minutos, desligando de seguida. Deixe arrefecer durante 5 minutos, coe, e estará pronto a beber. Deve tomar uma xícara deste chá quatro vezes ao dia.

Publicidade

Remédio caseiro para baixar a pressão com Suco de limão e alho

O alho e o limão são alimentos com propriedades importantes para a pressão alta. O suco de limão e alho vai ajudar a reduzir a pressão arterial através do reequilíbrio dos níveis de sódio no sangue.

Além disso, o alho tem substâncias que ajudam a prevenir o aparecimento de coágulos, que podem levar a infartos.

Ingredientes

– quatro dentes de alho;

– dois limões;

Publicidade

– meio litro de água.

Como preparar

Comece por retirar o suco dos limões.

De seguida, coloque o suco de limão, os dentes de alhos descascados e a água no liquidificar, e bata tudo muito bem até obter um líquido homogéneo.

Deve beber o suco de limão e alho três vezes por dia, no final de cada refeição.

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653)

Nutricionista Clínica - CRN-6 nº 23653

A Drª Raquel Pires é Nutricionista, Health Coach e Personal Diet, com grande experiência em atendimento em consultório e Idealizadora do Projeto ESD (Emagrecimento sem Dor).

Formação Acadêmica

- Graduada pela Universidade Santa Úrsula. - Pós Graduada em Nutrição Clínica. - Pós Graduada em Prescrição de Fitoterápicos e suplementação Nutricional Clínica e Esportiva. - Pós Graduada em Nutrição Aplicada ao Emagrecimento e Estética.

Também pode encontrar a Drª Raquel no Linkedin, Facebook e Youtube

Marcação de consultas 88-99685-0858

Publicidade