Remédio caseiro para bicho de pé

Atualizado e Revisado por Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653) a 11/08/2019

O bicho de pé (tungíase) é uma doença causada pela Tunga penetrans, que geralmente penetra a pele do pé e causa sintomas como dor, coceira e uma bolinha preta sobre a pele (Leia: Coceira Vaginal).

Para tratar este problema, poderá experimentar recorrer à utilização de própolis em forma de extrato, que já há muito que é conhecido pela sua eficácia no resolução deste e de outros problemas relacionados.

Remédio caseiro para bicho de pé

O extrato de própolis deverá ser passado na área onde o bicho do pé se alojou. Esta aplicação, para que surta os efeitos desejados, deverá ser repetida cerca de 4 vezes por dia, durante um período que deverá rondar os 3 dias.

Este é o período de tempo estimado para que o bicho possa morrer, e por isso deverá sempre ser seguido à risca, caso contrário não conseguirá eliminá-lo definitivamente.

Como aliviar desconforto do bicho de pé com gelo

Se antes da aplicação do extrato de própolis a área afectada lhe estiver causando grande comichão, poderá aplicar uma pedra de gelo, pois ajudará a aliviar o desconforto causado pelo bicho.

Como prevenir

A prevenção é o mais importante, e para isso deverá manter um bom nível de higiene diária, e evitar andar descalço por cima de pisos; principalmente de locais por onde circulem animais domésticos.

A areia da praia e águas das chuvas também poderão contribuir imenso para esta infecção, e por isso é indispensável que faça os possíveis para evitar todo e qualquer tipo de contacto com elas. Se sair de chinelos, não se esqueça nunca de lavar sempre bem os pés quando chegar a casa, de modo a impedir a acumulação excessiva de bactérias nocivas à sua pele.

Links Úteis:

Extrato de Própolis
Coceira na Virilha

VOLTAR PARA »
A informação foi útil? Sim / Não

Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.

Remédio caseiro para bicho de …