Remédio caseiro para cálculos na vesícula

Revisado por Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653) a 19 novembro 2018

Os cálculos na vesícula são um problema que afeta esta bolsa e que podem ter consequências relativamente significativas. Contextualizando, a vesícula biliar é basicamente uma bolsa que se encontra logo abaixo do fígado.

A vesícula tem uma função como todos os órgãos do nosso organismo, sendo a sua principal função o armazenamento de bile, este que é um líquido bastante rico em bicarbonatos e colesterol e que é produzido pelo fígado.

Quanto à própria bile, este líquido é responsável por auxiliar na digestão das gorduras que se encontram nos alimentos que ingerimos. O surgimento de cálculos ou pedras na vesícula ocorre quando se dá a solidificação de algumas partes da bile. Este líquido é tornado mais espesso mas não é suposto chegar a solidificar. Quando ocorre uma falta de equilíbrio relacionada com os níveis de água e as substâncias da bile pode acontecer a sua solidificação e a consequente formação de uma pedra ou cálculo.

Existem vários fatores de risco associados a este problema, como a obesidade, o fator idade, o sexo e a história familiar que inclua antecedentes. Felizmente existem hoje em dia diversas formas de lidar com este problema e mesmo de conseguir potencialmente eliminá-lo.

Remédio caseiro para cálculos na vesícula

Uma das formas interessantes para resolver o problema de cálculos na vesícula é um remédio caseiro à base de óleo de rícino. Aconselha-se a toma de uma colher deste óleo uma vez por dia, preferencialmente imediatamente antes de se deitar. Para ajudar ao efeito deste óleo, recomenda-se ainda um outro remédio caseiro à base de folhas de alface. Os ingredientes são os seguintes:

• 1 folha grande de alface;
• Água.

Depois, a preparação deve ser a preparação normal de um chá, isto é, deve juntar-se a água fervente à folha de alface e aguardar cerca de 10 minutos, com o recipiente tapado. Depois, o nosso chá está pronto a consumir.