Remédio Caseiro para Cisto no Ovário

Revisado por Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653). Publicado em 26 de junho de 2014

Este guia de remédios caseiros concentra-se apenas apenas nos cistos nos ovários funcionais e não em cistos ovarianos patológicos, que podem ser benignos ou cancerígenos.

1. Dieta

A dieta a realizar consiste no consumo de leguminosas, legumes, frutas e verduras. Os grãos integrais e o alho têm alguns nutrientes que podem ser úteis na mitigação do cisto ovariano. O álcool, cigarros, bebidas carbonatadas, carne vermelha, ovos e todos os tipos de alimentos refinados devem ser evitados durante toda a fase de cura. (R)

2. Exercício

O Yoga e alguns exercícios de alongamentos não só tornam o corpo flexível, como também podem ajudar em muitas condições de saúde. Embora não seja aplicável em todos os casos, recomenda-se o conselho de um médico antes de adotar a prática de asanas (posturas) de yoga. O exercício fisíco libera uma substância química chamada endorfina na corrente sanguínea que ajuda a reduzir o estresse. (R)

3. Abandone maus hábitos

Muitos problemas de saúde podem ser atribuídos a estilos de vida e dietas pouco saudáveis. Existem vários hábitos que devem ser evitados a todo custo, como o consumo excessivo de álcool e tabaco. (R)

4. Reduza a ingestão de açúcar

Mantenha a ingestão de açúcar baixa. Os açúcar e outros alimentos ricos em carboidratos refinados podem agravar a dor, especialmente em mulheres com cistos recorrentes. (R)

5. Alimentos ricos em fibras

Aumente a ingestão de alimentos ricos em fibras. Além disso, reduza a ingestão de alimentos ricos em gordura. (R)

6. Técnicas de Redução do Estresse

O estresse é um dilema constante, já que todos nós vivemos vidas bastante ocupadas. O estresse pode atrapalhar as funções normais do organismo. O cisto no ovário pode ser resultado de uma ovulação fracassada. Ou o óvulo não foi liberado do ovário, ou o folículo do qual o óvulo foi desenvolvido não se dissipou quando deveria. Este processo fracassado pode ser sinal de que os hormônios corporais normais foram interrompidos, e uma das causas pode ser o estresse.

Sabendo isso, é importante encontrar formas de aliviar o estresse. Faça retiros de ioga. Faça meditação e exercícios respiratórios. Realize uma massagem relaxante… (R)

7. Aumente o consumo de frutas e verduras

As mulheres com cistos ovarianos, especialmente o tipo recorrente, podem beneficiar ao adicionar mais frutas, verduras, legumes, alho e grãos integrais e reduzir o consumo de carne e queijo na alimentação. Vegetais verdes folhosos, como repolho, são extremamente saudáveis. (R)

Mulher com cisto gigante no ovário

8. Chá de quixaba

O consumo do chá da casca de quixaba ajuda a combater a inflamação provocada pelo cisto, aliviando em simultâneo os sintomas mais incómodos, como a dor na região na pélvica. É um chá muito útil para cistos que surgem durante o ciclo menstrual, muitas vezes mencionados como cistos funcionais.

Entenda que este remédio caseiro não deve ser utilizado no tratamento de cistos resultantes de câncer ou de outras doenças complexas.

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa de casca de quixaba
  • 500 ml de água

Modo de preparo: A preparação deste remédio é tão simples quanto a preparação de qualquer outro chá. Comece por colocar a casca de quixaba em água e deixe ferver. Depois da água ter fervido, deixe arrefecer e finalmente coe a misture.

Para melhores resultados deve-se beber cerca de 2 xícaras deste chá por dia.

Nota: O chá de quixaba não deve ser tomado por pessoas com diabetes que dependem de insulina, poiis a quixaba é conhecida por provocar a diminuição dos níveis de açúcar no sague, sendo assim contraindicada nesta situação.

> Saiba se Os Cistos de Ovário São Perigosos ou Pode ser Câncer

Geralmente, os cistos desaparecem entre 8 a 12 semanas após terem surgido, pelo que a maioria dos médicos não recomendam qualquer tratamento.

Quando existe necessidade de tratamento, o ginecologista pode aconselhar a toma de pílulas anticoncecionais durante um período de 4 a 6 semanas, com o objetivo de reduzir o surgimento de novos cistos.

Em casos extremos, pode ser necessário realizar uma cirurgia para remover o cisto.

Continuação > 11 Opções de Tratamentos Caseiros para Cisto de Ovário

A informação foi útil? Sim / Não

Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653)

Nutricionista Clínica - CRN-6 nº 23653

A Drª Raquel Pires é Nutricionista, Health Coach e Personal Diet, com grande experiência em atendimento em consultório e Idealizadora do Projeto ESD (Emagrecimento sem Dor).

Formação Acadêmica

- Graduada pela Universidade Santa Úrsula. - Pós Graduada em Nutrição Clínica. - Pós Graduada em Prescrição de Fitoterápicos e suplementação Nutricional Clínica e Esportiva. - Pós Graduada em Nutrição Aplicada ao Emagrecimento e Estética.

Também pode encontrar a Drª Raquel no Linkedin, Facebook e Youtube

Marcação de consultas 85-99992-2120

Última atualização da página em 30/10/19